Sendo o nosso companheiro para todas as horas, é muito importante saber onde você não deve guardar o seu celular para evitar danos ao dispositivo e à saúde. Por isso, separamos sete locais onde você deve evitar colocar seu aparelho.
7 lugares para não colocar o seu celular
LEIA MAIS: Lembra do toque da Nokia? Descubra a história por trás dele!
Bolso da calça:
Estudos indicam que manter o celular no bolso da calça, especialmente para homens, pode aumentar o risco de infertilidade devido à radiação eletromagnética. A radiação emitida pelos celulares e recebida pelo nosso corpo é significativamente maior quando estão no bolso comparado a quando estão em uma bolsa.
Sutiã:
Aqui o alerta segue na mesma linha do anterior. Neste caso, embora não haja consenso médico, alguns estudos sugerem que guardar o celular no sutiã pode aumentar os riscos de câncer de mama. Além disso, o atrito na região pode causar irritação na pele e outros efeitos decorrentes da presença de bactérias no aparelho.
Ao lado da cama ou embaixo do travesseiro:
Levar o seu celular para a cama pode ser péssimo em vários sentidos. Se pensarmos no cenário onde a pessoa coloca o aparelho embaixo do seu travesseiro, o risco de sobreaquecimento e eventual produção de fogo torna-se real. Isso porque há uma dificuldade de dissipação do calor nessa situação, o que se torna ainda mais grave caso o aparelho esteja sendo recarregado.
Além disso, como já discutimos por aqui, a luz azul dos celulares pode atrapalhar a produção de melatonina, alterando a regulação do seu sono. Então, nada de levar o seu celular para a cama e ficar mexendo nele esperando o sono vir, ok?
Mesa de refeições:
Primeiramente, utilizar o celular em mesas de refeição pode ser visto como um gesto rude, pois transparece que você não tem interesse nas pessoas que estão com você ou está entediado com a situação.
Junto a isso, deixar o celular na mesa durante as refeições também pode ser prejudicial à saúde, pois o aparelho pode estar contaminado com bactérias e vírus, os quais podem ser transferidos para a refeição à mesa.
Banheiro:
Apesar de ser um passatempo adorado por muitos nesses momentos, o uso do celular no banheiro aumenta significativamente o risco de contaminação do aparelho por micro-organismos. Além disso, a umidade presente no ambiente pode danificar o aparelho a longo prazo, caso o seu celular não tenha proteção adequada.
Outros impactos negativos estão diretamente associados ao tempo durante o qual a pessoa fica no banheiro. O uso do equipamento pode deixar você entretido por mais tempo, porém isso pode resultar em incontinência urinária e fecal, além de contribuir para o aparecimento de hemorroidas devido ao esforço prolongado.
Lugares muito frios ou quentes:
Jamais deixe seu celular exposto a temperaturas extremas. No caso do Brasil, a preocupação deve ser principalmente com ambientes muito quentes, como o interior de um veículo ou diretamente exposto à luz solar.
LEIA MAIS: Seu celular demora para carregar? Confira nove possíveis causas!
Cometer esse erro afeta diretamente a vida útil do seu aparelho, uma vez que a bateria, quando exposta a altas temperaturas, se deteriora mais rapidamente e perde a sua capacidade de segurar a carga.
Bolsos em geral:
Por fim, um alerta de segurança. Colocar o celular em qualquer bolso de roupa pode aumentar o risco de quedas, danos ao aparelho e até mesmo furtos. A melhor opção é deixá-lo em uma bolsa ou então, caso só tenha bolsos da roupa à disposição, optar por aqueles que tenham fechamento por zíper, sejam internos ou então que tenham o acesso mais dificultado a potenciais ladrões.