O seu celular está levando mais tempo que o normal para recarregar completamente? Esse problema pode ser realmente irritante, ainda mais nesses dias em que vivemos correndo o tempo todo, e cada minuto perdido já nos tira do sério.
Pensando nisso, separamos abaixo algumas razões que podem explicar a demora para seu celular recarregar e mostramos também o que pode ser feito para corrigir esses pontos. Confira!
Por que meu celular está demorando tanto para carregar?
Cabo danificado:
Cabos desgastados ou danificados não transmitem energia de forma eficiente, o que pode resultar em uma velocidade de carregamento reduzida. Um cabo novo, que atenda às especificações do fabricante do seu dispositivo, pode melhorar bastante o fluxo de energia, garantindo assim um carregamento mais rápido e seguro.
LEIA MAIS: Como encontrar aplicativos ocultos no celular? Saiba também como escondê-los!
Carregador inadequado/danificado:
Utilizar carregadores não compatíveis ou danificados pode não fornecer a corrente elétrica necessária para o seu dispositivo carregar na velocidade normal. A escolha de um carregador adequado, preferencialmente original ou certificado pelo fabricante, garante a entrega de energia correta e otimizada para a bateria, evitando problemas de carregamento lento e até mesmo danos ao aparelho.
Porta de carregamento suja/danificada:
Acúmulo de sujeira ou danos na porta de carregamento podem comprometer a conexão entre o carregador e o dispositivo, a ponto de, algumas vezes, o celular sequer começar a recarregar. Limpar cuidadosamente a porta com ferramentas apropriadas (não metálicas) ou buscar assistência técnica para reparos pode restaurar a eficiência do carregamento caso esse seja seu problema.
Fonte de energia fraca:
Fontes de energia com baixa capacidade de fornecimento de corrente, como portas USB de computadores ou carros, fornecem menos energia em comparação com carregadores conectados a tomadas de parede. Caso esteja com pressa, opte por uma fonte de energia mais potente!
Celular superaquecido:
O superaquecimento do celular pode ativar mecanismos de proteção da bateria, limitando a carga para evitar danos. Manter o dispositivo em um ambiente fresco e evitar exposição direta ao sol durante o carregamento pode ajudar a manter uma velocidade de carregamento normal.
Aplicativos consumindo energia:
Aplicativos rodando em segundo plano podem consumir uma grande quantidade de energia. Para evitar que isso afete o carregamento do seu aparelho, fechar os aplicativos de alto consumo (ex.: navegadores de GPS) ou utilize o modo de economia de energia. Deste modo, a carga recebida pela bateria será mais focada na recarga do dispositivo, em vez de alimentar processos em execução.
Outra solução bastante eficaz é ativar o modo avião para limitar o uso de recursos do seu aparelho enquanto estiver conectado ao carregador.
Uso durante o carregamento:
Esse ponto é um tanto óbvio, mas vale lembrar. O uso intensivo do celular enquanto carrega, seja jogando ou usando aplicativos de alto consumo, aumenta o consumo de energia, resultando em um carregamento mais lento.
Bateria desgastada/danificada:
A capacidade da bateria de reter carga diminui com o tempo e uso, mas não ache que isso é um problema, pois é plenamente normal e esperado. Se a bateria estiver muito desgastada, pode ser necessário substituí-la ou, em alguns casos, considerar a substituição do celular. Uma bateria nova, desde que original, pode restaurar a eficiência de carregamento do dispositivo.
LEIA TAMBÉM: Como receber alertas de notificações no LED do seu celular? Aprenda a ativar!
Uso de carregadores sem fio
O carregamento sem fio pode influenciar diretamente na velocidade de carregamento de um celular, geralmente resultando em um carregamento mais lento quando comparado ao carregamento com fio.
Acontece que a tecnologia de carregamento sem fio é geralmente menos eficiente, havendo uma perda de energia na forma de calor durante a transferência de energia do carregador para o dispositivo. Além disso, eles costumam oferecer uma potência de saída menor que a dos carregadores com fio. Enquanto um carregador com fio típico pode oferecer de 18W a 25W (ou mais para dispositivos que suportam carregamento rápido), os carregadores sem fio geralmente fornecem entre 5W a 15W.