Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer áreas que acumulam poeira, sujeira e germes. Para ajudar, destacamos sete locais frequentemente negligenciados e oferecemos dicas práticas para garantir que estejam sempre limpos e organizados.
1. Tetos e rodatetos
Rodateto
Os tetos e rodatetos são áreas que muitas vezes são esquecidas. Acontece que, essas superfícies acumulam poeira, sujeira e teias de aranha ao longo do tempo. Utilizar um aspirador com filtro HEPA e uma escova de pó pode facilitar essa tarefa.
Para tetos de banheiros, que são mais propensos ao mofo devido à umidade, uma atenção extra é necessária. Lembre-se de limpar de cima para baixo para evitar sujar novamente o que já foi limpo.
2. Topo de portas, guarda-roupas, armários e prateleiras
Os topos de portas e armários são outros pontos frequentemente negligenciados. Esses locais podem acumular uma boa quantidade de poeira e sujeira.
A escova de pó do aspirador é ideal para limpar esses espaços. Em áreas como a cozinha, onde a gordura pode se acumular, é recomendável usar um spray desengordurante e um pano macio para uma limpeza mais eficiente e aprofundada.
Caso não seja possível utilizar o aspirador de pó, você pode utilizar um pano úmido. Não se esqueça de fazer isso logo no início da limpeza, pois assim os detritos que caírem no chão vão ser limpos quando você for limpar essa parte da casa.
3. Ar-condicionado
O acúmulo de poeira e mofo comprometem o funcionamento do ar-condicionado e a limpeza da sua casa, pois o equipamento vira uma máquina de lançar sujeira por todo o ambiente.
Para limpá-los, o ideal é chamar um técnico especializado. Ele vai desmontar todo o equipamento e higienizar todas as suas partes.
Agora, se você que fazer uma limpeza mais superficial, deve primeiro desligar o sistema. Depois, remova as tampas das saídas e limpe-as com um pano úmido. Em seguida, utilize a ferramenta de fendas do aspirador para remover qualquer poeira visível.
4. Ventiladores
Assim como os aparelhos de ar-condicionado, estes itens também são frequentemente negligenciados na rotina de limpeza. Suas pás, grades e motor acumulam poeira e, quando o ventilador é ligado, essas partículas são espalhadas pelo ambiente, comprometendo a qualidade do ar e sujando a sua casa.
Para limpar o seu equipamento, comece desligando o ventilador da tomada e removendo as grades de proteção frontal e traseira. Utilize um pano ligeiramente úmido ou um aspirador para eliminar o excesso de poeira das pás e da parte de trás do equipamento, onde fica o motor. Não se esqueça de esperar o aparelho secar por completo antes de voltar a utilizá-lo.
5. Maçanetas e interruptores
Maçanetas e interruptores são superfícies de alto contato e que, fatalmente, acumulam muitas bactérias e germes. Para lidar com essa questão, limpe essas áreas a cada poucos dias com lenços desinfetantes ou um pano umedecido com limpador multiuso.
Em casas com crianças ou visitantes frequentes, esse tipo de limpeza não deveria faltar.
6. Paredes e rodapés
As paredes, principalmente aquelas com papel de parede texturizado, acumulam bastante poeira e sujeira. Aqui, o recomendado é utilizar um aspirador com escova de pó, movendo de cima para baixo. Após aspirar, limpe os rodapés com um pano úmido, prestando atenção especial a áreas com alta umidade, como a cozinha e o banheiro.
7. Debaixo de móveis e eletrodomésticos
Mesmo limpando móveis e eletrodomésticos regularmente, a área embaixo deles é muitas vezes ignorada ou deixada de lado propositalmente por conta da dificuldade para mover os itens do lugar.
Recomendamos que aspire esses locais a cada duas ou três semanas para evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, vire os móveis para limpar a parte inferior também. Um aspirador robô pode ser uma alternativa para manter esses espaços limpos sem maiores esforços.
0 comentários