A luz azul faz mal? Veja os benefícios, malefícios e cuidados que você deve ter!

por Dra Laís Póvoa, Caio Póvoa
| Em 04/12/2023 às 17:31

A luz azul faz parte do espectro de luz visível, sendo, portanto, uma luz que pode ser vista pelo olho humano. Encontrada tanto na luz solar quanto em fontes de luz artificial (como lâmpadas LED e telas de computadores ou celulares), a luz azul possui a maior quantidade de energia do espectro de luz, o que a torna mais poderosa e também faz surgir algumas dúvidas sobre seus benefícios e malefícios​.

Benefícios da luz azul

Além de elevar o estado de alerta, auxiliar na função cerebral e no humor, a luz azul regula o ciclo natural de sono e vigília do corpo (ritmo circadiano). Ela é, também, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos olhos e da visão em crianças.

Assim, entre alguns benefícios e aplicações da luz azul podemos destacar:

  • Promove o estado de alerta: ajuda a nos sentir energizados e acordados, especialmente quando expostos à luz natural pela manhã.
  • Melhora a memória e a função cognitiva: estudos indicam que ela pode ter um papel importante no aprimoramento da função cerebral.
  • Eleva o humor: a exposição à luz azul pode melhorar o estado de ânimo.
  • Regula o ritmo circadiano: contribui para o ciclo natural de sono e vigília do corpo. Embora esse efeito seja mais benéfico durante o dia e não perto da hora de dormir.
  • Tratamento de problemas de pele: terapeuticamente, ela pode ser usada para tratar certas condições de pele. Por exemplo, acne, danos causados pelo sol e cânceres de pele não melanoma​

A luz solar é a maior fonte de luz azul, a qual, por sua vez, é responsável por cerca de um terço de toda a luz visível​.

Efeitos potencialmente prejudiciais da luz azul

Embora a exposição à luz azul das telas seja pequena em comparação à quantidade proveniente do sol, há preocupações sobre os efeitos a longo prazo da exposição excessiva, principalmente em relação ao tempo de tela e à proximidade das telas aos olhos.

A constante exposição à luz azul ao longo do tempo pode danificar as células da retina e causar problemas de visão como a degeneração macular relacionada à idade​.

Deste modo, podemos destacar alguns efeitos negativos que a exposição prolongada à luz azul pode causar:

  • Perturbação do sono: a exposição à luz azul, especialmente à noite, pode interromper o ritmo circadiano, suprimindo a produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono.
  • Tensão ocular: a luz azul, que se dispersa mais facilmente que outras luzes, pode reduzir o contraste e causar fadiga ocular digital. Especialmente quando se usam as telas por longos períodos. Isso também pode levar a sintomas como dores de cabeça e olhos secos.
  • Efeitos na pele: estudos recentes mostram que a luz azul pode acelerar o envelhecimento da pele. Além de poder causar o escurecimento de manchas, embora os mecanismos ainda não sejam completamente entendidos.
  • Danos retinais a longo prazo: existe a preocupação de que a exposição constante à luz azul ao longo do tempo possa danificar as células da retina e causar problemas de visão, como a degeneração macular relacionada à idade​.

Leia mais: Google Maps muda cores do mapa e gera fortes críticas de usuários – Entenda!

Óculos com filtros de luz azul

Recentemente, um estudo sistemático de 17 ensaios controlados randomizados concluiu que os óculos com filtros de luz azul provavelmente não fazem diferença na qualidade do sono ou no alívio da tensão ocular.

Outra pesquisa, conduzida por pesquisadores da Universidade de Melbourne e outras instituições, encontrou evidências inconclusivas e incertas sobre os benefícios desses óculos, incluindo a redução do cansaço ocular associado ao uso de dispositivos digitais, melhoria da qualidade do sono e proteção da retina contra danos induzidos pela luz​.

Leia mais: Google Bard agora resume vídeos do YouTube para você – Aprenda a usar o recurso!

Como reduzir os efeitos negativos da luz azul

Para reduzir a exposição a essa luz, especialmente no período noturno, você pode instalar filtros de luz azul em smartphones, tablets e telas de computador para prevenir que grande parte dela atinja os olhos sem afetar a visibilidade da tela.

Outra dica é seguir a regra 20-20-20 para reduzir o cansaço visual digital. Para aplicá-la, deve-se fazer uma pausa de 20 segundos para olhar algo a 20 pés de distância (cerca de 6 metros) a cada 20 minutos.

Por fim, é possível também controlar a iluminação e o brilho na tela do dispositivo, configurando uma boa distância e postura para visualização da tela.​

  • Dra Laís Póvoa

    Dra. Laís Póvoa é uma médica com experiência em atenção integral ao paciente, medicina da família, medicina do trabalho e estética. Sua abordagem prioriza a medicina preventiva como o caminho para o bem-estar. Através da escrita, ela compartilha conhecimentos e orientações práticas para ajudar as pessoas a melhorar sua saúde e qualidade de vida. Com sólida formação e especialização, oferece informações direcionadas para um público interessado em tomar decisões informadas sobre sua saúde.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários