A Apple está prestes a lançar uma nova funcionalidade em sua próxima geração de relógios inteligentes, o Apple Watch Series 10 (também conhecido como Apple Watch X), previsto para 2024. Trata-se da capacidade de detectar a apneia do sono, um distúrbio comum, mas sério, que afeta milhões de pessoas.
Esta função aumentará a gama de recursos de saúde do relógio inteligente da marca e será importante para fazer um monitoramento da qualidade do sono de seus usuários ainda mais completo.
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é uma condição caracterizada pelo relaxamento dos músculos da garganta durante o sono, levando ao estreitamento ou bloqueio das vias aéreas superiores. Como consequência disso há uma interrupção na respiração, podendo acarretar:
- Queda dos níveis de Oxigênio no sangue;
- Ronco forte e frequente;
- Cansaço diurno;
- Pertubação do sono;
- Problemas cognitivos;
- Impactos na saúde mental;
- Outros problemas de saúde a longo prazo (hipertensão, diabetes tipo 2, e outros)
Dados do último Episono (Estudo Epidemiológico do Sono de São Paulo) do Instituto do Sono revelam que, na cidade de São Paulo, 33% são portadores de apneia do sono e 45% queixam-se de insônia ou dificuldade para dormir.
A Tecnologia por trás do Apple Watch Series 10
O Apple Watch Series 10 promete identificar a apneia do sono monitorando sinais como ronco, frequência cardíaca, taxa de respiração, movimentos corporais e padrões de sono. Um estudo de 2017 da UCSF (Universidade da Califórnia em São Francisco) mostrou que o Apple Watch poderia detectar apneia do sono com 90% de precisão quando emparelhado com o aplicativo Cardiogram.
Embora o relógio não possa diagnosticar oficialmente a apneia do sono – apenas um médico pode fazer isso – ele pode alertar o usuário sobre os sintomas da apneia do sono, incentivando-o a procurar aconselhamento médico.
Leia mais: A luz azul faz mal? Veja os benefícios, malefícios e cuidados que você deve ter!
Avanços no monitoramento da saúde e lançamento
Além de alertar sobre os sinais de apneia do sono, o Apple Watch Series 10 também está planejado para incluir monitoramento da pressão arterial, ampliando ainda mais suas capacidades de monitoramento de saúde. Este recurso é particularmente relevante, pois a apneia do sono e a hipertensão arterial muitas vezes estão interligadas.
Segundo informações da Bloomberg, espera-se que o lançamento do modelo seja feito no aniversário de 10 anos do Apple Watch, de modo que deverá ficar para entre setembro de 2024 e abril de 2025.