‘Sharenting’: os perigos de compartilhar fotos dos filhos na internet – e como minimizá-los!

Os riscos e cuidados ao compartilhar fotos dos filhos na Internet

por Jéssica Bernardo
| Em 30/05/2024 às 09:00

Sharenting” é um termo que combina as palavras “share” (compartilhar) e “parenting” (paternidade), referindo-se à prática de pais compartilharem fotos e informações dos filhos nas redes sociais.

Desde a primeira foto do ultrassom até momentos marcantes da infância, muitos pais documentam e compartilham cada passo dos seus filhos online. Enquanto essa prática pode parecer uma maneira inofensiva de manter amigos e familiares atualizados, ela pode trazer vários riscos. Entenda isso em detalhes!

LEIA MAIS: Qual espécie tem o maior cérebro do reino animal?

Os perigos do sharenting

Destacamos três grandes riscos dessa prática e que justificam um cuidado a ser tomar com a prática. Confira!

Risco de roubo de identidade:

Compartilhar fotos de crianças pode expô-las a riscos de roubo de identidade. Criminosos podem usar informações das postagens, como nome, data de nascimento e localização, para construir perfis falsos e realizar fraudes. Um estudo revelou que 80% dos pais usam o nome real dos filhos nas postagens, facilitando o trabalho dos cibercriminosos.

Permanência do conteúdo digital:

Uma vez que uma foto é postada online, é quase impossível garantir que ela será completamente removida. Mesmo que os pais excluam a postagem, outros podem ter salvado ou compartilhado a imagem, perpetuando a pegada digital da criança. Isso pode levar a consequências imprevistas no futuro, afetando a privacidade e segurança da criança.

Exposição a pessoas mal-intencionadas:

A exposição online pode atrair indivíduos de índole duvidosa. Fotos que mostram uniformes escolares, locais frequentes ou outros detalhes identificáveis podem ser usadas para rastrear e prejudicar a criança. É muito importante estar atento a isso!

Dicas para publicar fotos com segurança

Para os pais que desejam continuar compartilhando fotos dos filhos, aqui estão algumas dicas indispensáveis para minimizar os riscos:

  • Verifique as configurações de privacidade: certifique-se de que as postagens só possam ser vistas por amigos próximos e familiares. Limite a capacidade de recompartilhamento das fotos para evitar que elas cheguem a estranhos.
  • Converse sobre privacidade com amigos e família: explique a importância de proteger a privacidade das crianças e estabeleça limites sobre como as fotos podem ser compartilhadas.
  • Desative a geolocalização: desativar essa função pode impedir que outros rastreiem a localização da criança através das fotos.
  • Nunca inclua informações identificáveis: Evite compartilhar nomes completos, datas de nascimento, locais frequentes e outros detalhes que possam ser usados para identificar e localizar a criança.
  • Utilize plataformas seguras: prefira compartilhar fotos através de plataformas seguras e criptografadas, que oferecem a opção de enviar fotos que podem ser vistas apenas uma vez, por exemplo.
  • Cubra o rosto da criança: para maior privacidade, cubra o rosto da criança nas fotos usando ferramentas de edição ou adesivos oferecidos por aplicativos.

Infelizmente, algumas das dicas acima podem até parecer exagero. Mas, em todo caso, vale a pena ficar atento e lembrar-se de que, se para você é muito importante divulgar as fotos e memórias do seu filho nas redes sociais, o mais indicado é filtrar quem terá acesso a isso.

LEIA MAIS: As turbulências estão ficando piores, diz estudo – Devemos nos preocupar?

Além disso, depois de uma certa idade, vale envolver as crianças no processo de tomada de decisão sobre o que pode ou não ser compartilhado online. Isso não só respeita a privacidade delas, mas também as educa sobre a importância da segurança digital.

Em geral, o sharenting se tornou uma prática comum na era digital, mas os riscos envolvidos devem ser considerados antes do compartilhamento das fotos dos filhos online.

Roubo de identidade, perda de privacidade e exposição a assediadores são apenas alguns dos perigos potenciais. Pensar cuidadosamente sobre o que e porque estão compartilhando pode ajudar a proteger a segurança e a privacidade das crianças. Afinal, preservar a integridade e o bem-estar dos filhos deve ser sempre a prioridade número um, concorda?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

No último dia 9 de setembro, a Apple realizou mais um de seus eventos que agitaram o mundo da tecnologia. Daí, claro que atraiu a atenção do mundo inteiro que, entre tantas novidades, aguardava o lançamento do iPhone 16. Mas o smartphone não foi o único presente que a...

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

Espelhar o celular na TV pode melhorar bastante a sua experiência de consumo de mídia, já que possibilita que você veja vídeos, fotos e outros conteúdos em uma tela maior e com melhor qualidade de som. Pensando nisso, apresentaremos a você algumas maneiras práticas de...

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, desenvolveram uma bateria estrutural feita de fibra de carbono, que, além de armazenar energia, atua também como parte da estrutura de veículos e gadgets. E como uma de suas vantagens temos que essa...