O reino animal é repleto de criaturas impressionantes, cada uma com habilidades únicas e surpreendentes. Desde orcas com suas estratégias de caça sofisticadas até pássaros que conseguem resolver problemas complexos, muitos animais são mais espertos do que imaginamos. Mas, afinal, qual espécie tem o maior cérebro do reino animal, e será que o tamanho está relacionado à inteligência?
O maior cérebro do reino animal
O campeão do maior cérebro do reino animal é o Cachalote (Physeter macrocephalus). Esse gigante dos mares possui um cérebro que pode pesar até 9 quilos, o que é consideravelmente maior do que o cérebro humano, que pesa cerca de 1,4 quilos. Apesar disso, um cérebro maior nem sempre significa maior inteligência.
LEIA MAIS: 11 atalhos de teclado que agilizam suas tarefas no computador
Ainda assim, uma pesquisa de 2021 mostrou que, nos primeiros dias da caça às baleias, o sucesso dos arpões caiu quase 60%. Nesse sentido, isso indica que as baleias estavam aprendendo a evitar os caçadores ou comunicando as estratégias para seus companheiros. Mas embora tenham cérebros enormes, a inteligência não é medida apenas pelo tamanho, e sim pela capacidade de aprendizado e comunicação.
A relação entre tamanho do corpo e tamanho do cérebro
Ao pensar no tamanho do cérebro, é importante considerar o tamanho do corpo. Uma formiga do gênero Brachymyrmex, por exemplo, tem um dos maiores cérebros em relação ao corpo, representando cerca de 12% da massa total do corpo. Assim, uma minúscula formiga lidera o ranking quando se trata da maior proporção entre o tamanho do cérebro e o corpo.
Isso está de acordo com a chamada Regra de Haller, que sugere que, quanto maior o animal, menor é a proporção entre cérebro e corpo.
Outras espécies
Um estudo comparou 1.400 espécies de mamíferos, incluindo alguns fósseis, para entender melhor a relação entre cérebro e corpo.
Por exemplo, leões-marinhos da Califórnia, apesar de suas habilidades em truques, têm cérebros relativamente pequenos para o tamanho do corpo. Já golfinhos e humanos têm cérebros grandes em relação ao corpo. Por outro lado, gorilas e orangotangos, embora tenham tamanho semelhante aos humanos, possuem cérebros cerca de um terço do tamanho do nosso.
LEIA MAIS: 6 sinais de que chegou a hora de trocar o seu notebook
Além disso, o fenômeno da domesticação também é interessante, já que espécies domesticadas tendem a ter cérebros menores que seus ancestrais selvagens.
Portanto, mesmo que determinado animal tenha o maior cérebro do reino animal, isso não significa necessariamente que ele é o mais inteligente. A relação entre tamanho do cérebro e inteligência é complexa e envolve muitos outros fatores além da simples massa cinzenta.