Pausou um vídeo no YouTube? Prepare-se para ver mais anúncios!

YouTube exibe anúncios durante vídeos pausados, gerando polêmica entre usuários e atraindo anunciantes com novos formatos.

por Caio Póvoa
| Em 21/09/2024 às 16:27

O YouTube anunciou uma nova forma de exibição de anúncios: durante a pausa de vídeos. A novidade, que já estava sendo notada por usuários antes mesmo da confirmação da plataforma, foi amplamente implementada em dispositivos móveis e Smart TVs. Esses anúncios aparecem enquanto o vídeo está pausado, e utilizam o espaço que antes exibia a tela parada.

O que você precisa saber

Anúncios em vídeos pausados são a mais recente adição à estratégia publicitária do YouTube. A novidade foi percebida por usuários de TVs inteligentes e dispositivos móveis, antes mesmo da confirmação oficial da plataforma.

O YouTube começou a testar anúncios em tela dividida no formato picture-in-picture (PIP) em agosto de 2024, focando nos anúncios durante vídeos pausados.

LEIA TAMBÉM: Malware afeta 1,3 milhão de dispositivos com Android TV – Brasil lidera lista de afetados!

A confirmação foi dada em uma declaração ao site The Verge, na qual Oluwa Falodun, gerente de comunicações do YouTube, afirmou que os anúncios em vídeos pausados foram bem recebidos tanto por anunciantes quanto por espectadores, e que isso motivou a sua implementação em escala global.

O novo formato de anúncios começou a aparecer em setembro, com usuários relatando a mudança no subreddit do YouTube e em sites especializados como Tech-Issues Today e 9to5Google. Esses anúncios ocupam metade da tela, redimensionando o vídeo pausado para o lado esquerdo. Em dispositivos móveis, os anúncios surgem na parte inferior da tela.

Créditos: Reddit/Reprodução

Essa mudança, embora polêmica entre usuários, é um caminho natural para a plataforma, que já vinha experimentando desde o ano passado, quando iniciou testes limitados dessa nova variante de anúncios.

Reação dos usuários

Apesar da explicação do YouTube de que esses anúncios foram projetados para serem “menos invasivos”, muitos usuários têm expressado insatisfação. A experiência de ter anúncios aparecendo na tela durante a pausa de vídeos gerou discussões acaloradas nas redes sociais, com alguns espectadores considerando o uso de bloqueadores de anúncios para evitar a interrupção.

Um usuário do Reddit desabafou em tom de ironia: “Lindo, então sempre que você precisar pausar para ler algo na tela, um anúncio irá bloqueá-lo.”

Créditos: Reddit/Reprodução

Estratégia de publicidade

A ideia por trás dos anúncios em vídeos pausados segue uma lógica similar à utilizada pela publicidade em transmissões de esportes ao vivo, onde o conteúdo principal é reduzido ou movido, mas não completamente interrompido. O teste do PIP, que foi implementado em agosto de 2024, também buscou manter os vídeos em exibição enquanto os anúncios apareciam na tela.

LEIA TAMBÉM: Como funciona um pager? E por que algumas pessoas ainda usam?

No entanto, essa nova solução é vista como um movimento audacioso do YouTube, que visa agradar os anunciantes oferecendo um novo espaço publicitário sem interromper o fluxo contínuo do vídeo. Philipp Schindler, executivo da Alphabet, mencionou durante a divulgação de resultados financeiros no primeiro trimestre de 2024 que esses anúncios estavam atraindo preços mais elevados dos anunciantes.

Combate aos bloqueadores de anúncios

Além dos novos formatos de anúncios, o YouTube também enfrenta uma batalha contra o uso crescente de bloqueadores de anúncios. A empresa está desenvolvendo métodos mais sofisticados para injetar anúncios diretamente em seus servidores, dificultando a ação de bloqueadores, mas essa prática ainda gera reações mistas entre os usuários.

A plataforma parece determinada a testar novas maneiras de monetização na sua busca incessante por novas fontes de receita publicitária.

  • Caio Póvoa

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: YouTube

Recentes

Afinal, o Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

Afinal, o Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

Durante o evento de lançamento do Tesla Cybertruck, em 2019, Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que o veículo seria revestido com aço inoxidável 301 de 3 mm, o mesmo usado nas naves Starship da SpaceX, o que, segundo ele, tornaria o Cybertruck resistente a balas de 9...

Future You: IA do MIT permite conversar com o seu ‘eu do futuro’

Future You: IA do MIT permite conversar com o seu ‘eu do futuro’

Um dos grandes exemplos do progresso veloz da Inteligência Artificial é o Future You, uma IA desenvolvida para permitir que os usuários conversem com uma versão mais velha de si mesmos. Esse sistema tem a capacidade de impactar diretamente a forma como tomamos...

Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares?

Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares?

Bill Gates, cofundador da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo, atrai atenção por suas atividades no setor de tecnologia e pela forma como gerencia seu vasto patrimônio. Em agosto de 2024, sua fortuna foi estimada em aproximadamente 159 bilhões de dólares....

Monte Everest está mais alto do que deveria ser – Qual a explicação?

Monte Everest está mais alto do que deveria ser – Qual a explicação?

Um novo estudo revelou que o Monte Everest, o pico mais alto do planeta, é, na verdade, mais alto do que deveria ser. O fenômeno parece estar relacionado a um rio peculiar na região do Himalaia. Isso porque, de acordo com a pesquisa, um evento de “captura” de rio,...

Qual a população atual do planeta Terra? Pico deve ser atingido em 2080!

Qual a população atual do planeta Terra? Pico deve ser atingido em 2080!

A população mundial continua a crescer em ritmo acelerado, mas os especialistas já antecipam uma desaceleração nas próximas décadas. Segundo dados recentes da ONU, em 2022, a população global ultrapassou 8 bilhões de habitantes, um número que reflete séculos de...

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

É isso mesmo, produção? ChatGPT mais caro? Pois bem, a partir de 2025, assinantes do ChatGPT Plus podem esperar sim um aumento na mensalidade do serviço. A OpenAI, desenvolvedora do chatbot de inteligência artificial, anunciou planos para ajustar os preços em resposta...

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Você já notou como alguns SUVs parecem bem próximos aos hatches? Isso não é coincidência. No setor automotivo, a tendência de transformar hatches populares em SUVs está ganhando terreno, seguindo uma estratégia de oferecer ao mercado variantes mais robustas de modelos...

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Em 2023, foram vendidas cerca de 94 mil unidades de veículos eletrificados, incluindo modelos elétricos e híbridos. Em 2024, o número de emplacamentos aumentou significativamente, com 79.304 unidades de veículos leves eletrificados comercializados apenas no primeiro...

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

As cores fazem parte do nosso cotidiano, mas muitas vezes acreditamos em informações que não são verdadeiras sobre como as percebemos. Dois dos mitos mais comuns estão relacionados à visão dos animais e dos seres humanos. Para desmitificar essas ideais, abaixo...