O que acontece com a vida marinha quando o mar congela?

Entenda o processo de formação do gelo marinho e a influência das mudanças climáticas

por Luciana Gomides
| Em 08/08/2024 às 09:07
Freepik.

Na última semana, o frio intenso provocou o congelamento das ondas do mar na Terra do Fogo, na Argentina. E, claro, as imagens rodaram o mundo e, principalmente, despertaram uma curiosidade: por que o mar congela? Mais ainda, como isso impacta na vida marinha? Ou seja, os peixes e demais seres vivos congelam também?

De fato, mais do que impressionantes, as imagens trazem uma certa preocupação sobre o estado do nosso planeta. Será que isso tem a ver com as alterações climáticas que já vemos em andamento?

Leia mais: Por que as roupas de algodão encolhem ao lavar e como reverter?

Entenda o fenômeno do congelamento do mar

A princípio, o fenômeno de congelamento do mar ocorre principalmente nas regiões polares, onde as temperaturas caem drasticamente. E foi exatamente o que ocorreu na Terra do Fogo, uma vez que se trata de uma região no extremo na Argentina, já chegando ao Polo Sul.

Em fala ao portal O Antagonista, o especialista Francisco Aquino, climatologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que o gelo marinho se forma em condições bem específicas. Assim, é mais frequente nas áreas costeiras, pouco profundas, protegidas de grandes correntes e ondas. Além disso, que registrem temperaturas entre −2 °C e −3 °C.

No entanto, essa formação do gelo marinho não é instantânea, ou seja, as ondas do mar não congelam de uma vez só. Pelo contrário, trata-se de um processo gradual no qual a água do mar começa a congelar. Daí, ocorre a cristalização que vai removendo o sal marinho. E é isso que pode resultar na formação de gelo.

Leia mais: Origem das placas tectônicas: novo achado surpreende cientistas

Quais os impactos disso na vida marinha?

Embora as imagens do fenômeno de congelamento do mar sejam quase um espetáculo visual, existe toda uma interferência no ecossistema marinho. Aliás, isso até nem surpreende, né?

Segundo Aquino, o gelo marinho ajuda a criar água mais fria e salgada, rica em oxigênio, que se espalha pelos oceanos. Assim, pode até alimentar diversas formas de vida marinha. Ué, então faz bem? De modo geral, possibilita:

  • Criação de habitat para várias espécies.
  • Regulação da temperatura, pois águas mais frias e oxigenadas ajudam na sobrevivência de diversas formas de vida.
  • Manutenção da biodiversidade, o que ajuda no equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Por outro lado, as mudanças climáticas têm uma influência significativa no congelamento do mar, desde a formação até a duração do gelo marinho. Eventos como o El Niño, por exemplo, intensificam os padrões de circulação atmosférica, resultando em nevascas mais frequentes e intensas.

Só para ilustrar, no mês de maio, foi observado que a expansão do gelo marinho foi maior do que a média esperada. Isso, sem dúvidas, reflete uma resposta direta às alterações climáticas globais.

Leia mais: Solo ‘inteligente’ aumenta produção em 138% com menos água

Então, o aquecimento global também tem culpa nisso?

Como a gente sabe, as temperaturas médias da água dos oceanos vêm aumentando, afetando a formação do gelo. Aliás, provoca até mesmo o derretimento de icebergs.Além disso, padrões climáticos anormais podem intensificar a circulação atmosférica, impactando a durabilidade do gelo. Por fim, condições extremas, como nevascas, influenciam diretamente a quantidade de gelo marinho.

E é por isso que é bom ficar de olho na persistência e as mudanças na formação do gelo marinho. Afinal, estes são indicadores críticos das mudanças climáticas globais. Logo, monitorar essas áreas é essencial para entender melhor os impactos ambientais a longo prazo e para desenvolver estratégias eficazes de conservação.

Sendo assim, as imagens do fenômeno de congelamento do mar são um lembrete da complexidade e da delicadeza do nosso planeta. Sobretudo porque ressaltam a necessidade de esforços contínuos para a conservação e a proteção dos ecossistemas marinhos.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *