Origem das placas tectônicas: novo achado surpreende cientistas

Pesquisadores acreditam que a origem das placas tectônicas está ligada ao impacto com Theia

por Luciana Gomides
| Em 04/08/2024 às 14:00
Freepik.

A origem das placas tectônicas, aquelas estruturas que a gente estuda desde os tempos de escola, sempre intrigou a comunidade científica. Tanto que as pesquisas sobre elas nunca cessam. E, recentemente, um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters trouxe uma nova perspectiva sobre o mistério: a resposta pode estar no espaço.

Pois é, segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a colisão entre a Terra e Theia, um antigo protoplaneta, pode ter originado tanto a Lua quanto as placas tectônicas. Eita! Vamos saber mais sobre isso?

Leia mais: Chimpanzés podem ter conversas tão caóticas quanto as humanas, diz estudo!

A colisão que moldou o planeta e pode explicar a origem das placas tectônicas

A princípio, a hipótese central do estudo está no impacto colossal entre a Terra e Theia. O fenômeno ocorreu há bilhões de anos e, conforme pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, deixou restos de Theia no manto terrestre.

Ao que tudo indica, estes materiais criaram grandes “bolhas” de magma que, então, provocaram o calor necessário para ativar os blocos rochosos. São estes segmentos que atualmente compõem as placas tectônicas.

Para apoiar essa teoria, os cientistas apontam para evidências encontradas em Jack Hills, uma cadeia de colinas na Austrália Ocidental. No local, descobriu-se cristais de zircão que se formaram há mais de quatro bilhões de anos.

Supostamente, estes cristais indicam a subducção de placas, ou seja, um afundamento delas. Isso sugere que as atividades tectônicas já ocorriam desde aquela época.

Leia mais: Solo ‘inteligente’ aumenta produção em 138% com menos água

Relação de Theia e as placas tectônicas

Se pulou as aulas de Geografia, vamos lembrar alguns conceitos. De modo geral, as placas tectônicas são lajes de rocha gigantescas que compõem a superfície da Terra. Elas se movem e interagem de tal forma a moldar a paisagem do planeta.

Em outras palavras, essas placas podem colidir, afastar-se e deslizar umas pelas outras. Só para ter uma ideia dos efeitos destes movimentos, estas placas podem causar, por exemplo, terremotos. Ainda, formar montanhas e criar vulcões.

A teoria que explica a origem das placas tectônicas é um pilar da geologia moderna. Afinal, tenta desvendar não apenas a distribuição de fenômenos geológicos, mas também a evolução da própria Terra.

E onde entra Theia nesta história? Bom, este, por sua vez, foi um protoplaneta do tamanho de Marte que colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos. Essa colisão titânica, como já comentamos, seria a responsável pela formação da Lua e, segundo estes estudos recentes, pelo surgimento das placas tectônicas.

Ou seja, os destroços de Theia, integrados ao manto terrestre, podem ter criado as condições necessárias para o início do movimento tectônico. Aliás, um processo que continua a influenciar a geodinâmica do nosso planeta até hoje.

Leia mais: O “cometa do século” se aproxima da Terra: saiba quando e como vê-lo!

A hipótese do núcleo terrestre

Embora a ideia da colisão entre a Terra e Theia seja intrigante, há outra possibilidade sobre a origem das placas tectônicas: a formação do núcleo terrestre. De modo geral, este processo também produziu calor suficiente para iniciar as atividades tectônicas. Ao contrário da anterior, a hipótese dos restos de Theia no manto terrestre formarem as placas tectônicas cairia por terra.

Vale frisar que, apesar da confiança no modelo de Theia, os pesquisadores reconhecem dificuldades. Uma delas é representar com precisão os estados físicos da Terra há bilhões de anos.

Por isso, Qian Yuan, autor do estudo, destaca a importância de futuros testes para validar a teoria. Ou seja, a comunidade científica precisa explorar mais profundamente essas questões para, então, obter uma compreensão mais completa da origem das placas tectônicas.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários