Na última quinta-feira, dia 5 de setembro, o Google anunciou a expansão de sua ferramenta de prova virtual. A partir de agora, o usuário poderá usar o poder da IA para ver como ficaria usando vestidos disponíveis no Google Shopping. A funcionalidade, que utiliza IA generativa, permite que usuários experimentem virtualmente milhares de modelos de vestidos de marcas renomadas, como Boden, Maje, Sandro, Simkhai e Staud.
A ferramenta, lançada originalmente no Google Shopping no ano passado, já permitia aos usuários “experimentarem” blusas e tops, utilizando uma técnica própria de difusão para criar imagens realistas e de alta qualidade. Essa tecnologia simula o caimento das peças em vários tipos de corpos reais, mostrando como o tecido se dobra, amassa e cria sombras no corpo humano.
LEIA MAIS: Dá para aprender inglês com ChatGPT? Com o prompt certo, sim!
Porém, até o momento, não era possível simular o uso de vestidos, dada a complexidade maior envolvida. Isso porque são peças mais detalhadas e que cobrem uma maior parte do corpo.
Desafios técnicos da simulação de vestidos e a solução encontrada
Segundo o Google, o desafio principal com os vestidos foi a riqueza de detalhes, como estampas florais e geométricas, que precisavam ser capturadas com precisão.
Deste modo, para resolver essa questão, a empresa desenvolveu uma nova estratégia de treinamento que começa com imagens de baixa resolução e gradualmente incorpora resoluções mais altas. Isso ajuda a manter a clareza dos detalhes, sem sacrificar a qualidade da imagem final.
Outro problema enfrentado foi a sobreposição dos vestidos no corpo virtual, que frequentemente resultava na distorção ou no ocultamento de detalhes corporais. Para superar isso, o Google implementou o VTO-UNet Diffusion Transformer (VTO-UDiT), um modelo que preserva as características do corpo enquanto ajusta a peça de roupa com precisão.
Concorrência no mercado
A tecnologia de prova virtual visa facilitar a escolha do cliente ao experimentar roupas online, proporcionando uma experiência mais realista e detalhada para todos os tipos de corpo.
Ainda que não seja uma ferramenta tão conhecida no Brasil, empresas como Adobe, Amazon e Walmart já lançaram suas próprias versões de ferramentas de prova virtual para diferentes peças de vestuário, incluindo vestidos. No entanto, com essa nova expansão, o Google pretende se destacar entre seus concorrentes e disponibilizar uma solução mais precisa.
Com essa atualização, a ideia da gigante da tecnologia é aprimorar a experiência de compras online, minimizando os desafios comuns ao comprar roupas pela internet, como o ajuste inadequado ou a necessidade de devoluções. Assim, a tecnologia pode melhorar o processo de compra por parte do usuário e também reduzir custos para as empresas.
Como utilizar a ferramenta de prova virtual?
LEIA MAIS: Supercomputador de IA ‘mais poderoso do mundo’ já está online – Mundo e-Tech
Bem, para utilizar a prova virtual, você precisa estar nos EUA, já que a ferramenta ainda não está disponível em outros lugares. Assim, caso esteja no país norte-americano, basta fazer sua pesquisa utilizando o buscador Google e selecionar as opções que tenham o selo “Try-on”.
Em seguida, você será apresentada a uma série de modelos reais que representam vários tipos de corpos, desde os menores aos maiores. Então, você poderá escolher aquele com quem mais se parece e conferir se a peça terá um caimento bom antes de comprá-la.
0 comentários