Google: Ferramenta de prova virtual de roupas é atualizada!

Agora usuários podem provar virtualmente vestidos no Google Shopping.

por Caio Póvoa
| Em 06/09/2024 às 15:05
Fonte: Google

Na última quinta-feira, dia 5 de setembro, o Google anunciou a expansão de sua ferramenta de prova virtual. A partir de agora, o usuário poderá usar o poder da IA para ver como ficaria usando vestidos disponíveis no Google Shopping. A funcionalidade, que utiliza IA generativa, permite que usuários experimentem virtualmente milhares de modelos de vestidos de marcas renomadas, como Boden, Maje, Sandro, Simkhai e Staud.

A ferramenta, lançada originalmente no Google Shopping no ano passado, já permitia aos usuários “experimentarem” blusas e tops, utilizando uma técnica própria de difusão para criar imagens realistas e de alta qualidade. Essa tecnologia simula o caimento das peças em vários tipos de corpos reais, mostrando como o tecido se dobra, amassa e cria sombras no corpo humano.

LEIA MAIS: Dá para aprender inglês com ChatGPT? Com o prompt certo, sim!

Porém, até o momento, não era possível simular o uso de vestidos, dada a complexidade maior envolvida. Isso porque são peças mais detalhadas e que cobrem uma maior parte do corpo.

Desafios técnicos da simulação de vestidos e a solução encontrada

Segundo o Google, o desafio principal com os vestidos foi a riqueza de detalhes, como estampas florais e geométricas, que precisavam ser capturadas com precisão.

Deste modo, para resolver essa questão, a empresa desenvolveu uma nova estratégia de treinamento que começa com imagens de baixa resolução e gradualmente incorpora resoluções mais altas. Isso ajuda a manter a clareza dos detalhes, sem sacrificar a qualidade da imagem final.

Exemplo de aplicação da versão anterior do modelo de IA para simular uso de blusa (Fonte: Google)

Outro problema enfrentado foi a sobreposição dos vestidos no corpo virtual, que frequentemente resultava na distorção ou no ocultamento de detalhes corporais. Para superar isso, o Google implementou o VTO-UNet Diffusion Transformer (VTO-UDiT), um modelo que preserva as características do corpo enquanto ajusta a peça de roupa com precisão.

Concorrência no mercado

A tecnologia de prova virtual visa facilitar a escolha do cliente ao experimentar roupas online, proporcionando uma experiência mais realista e detalhada para todos os tipos de corpo.

Ainda que não seja uma ferramenta tão conhecida no Brasil, empresas como Adobe, Amazon e Walmart já lançaram suas próprias versões de ferramentas de prova virtual para diferentes peças de vestuário, incluindo vestidos. No entanto, com essa nova expansão, o Google pretende se destacar entre seus concorrentes e disponibilizar uma solução mais precisa.

Com essa atualização, a ideia da gigante da tecnologia é aprimorar a experiência de compras online, minimizando os desafios comuns ao comprar roupas pela internet, como o ajuste inadequado ou a necessidade de devoluções. Assim, a tecnologia pode melhorar o processo de compra por parte do usuário e também reduzir custos para as empresas.

Como utilizar a ferramenta de prova virtual?

LEIA MAIS: Supercomputador de IA ‘mais poderoso do mundo’ já está online – Mundo e-Tech

Bem, para utilizar a prova virtual, você precisa estar nos EUA, já que a ferramenta ainda não está disponível em outros lugares. Assim, caso esteja no país norte-americano, basta fazer sua pesquisa utilizando o buscador Google e selecionar as opções que tenham o selo “Try-on”.

Em seguida, você será apresentada a uma série de modelos reais que representam vários tipos de corpos, desde os menores aos maiores. Então, você poderá escolher aquele com quem mais se parece e conferir se a peça terá um caimento bom antes de comprá-la.

Fonte: Google

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: compras | roupas

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *