Dá para aprender inglês com ChatGPT? Com o prompt certo, sim!

Claro que a IA não substitui o professor ou professora, mas atende a emergências, como correções e vocabulários

por Luciana Gomides
| Em 05/09/2024 às 15:40

Falar que a inteligência artificial (IA) está transformando muitos setores é chover no molhado, né? Afinal, só não enxerga isso que não quer. E uma das áreas que foram integradas por essa tecnologia é a educação. Mas, calma que é para o melhor, e não para substituir educadores e educadoras! Só para ilustrar, usando o prompt, ou seja, o comando certo, dá até para aprender inglês com o ChatGPT!

Pois é, os modelos de linguagem também têm capacidade de dar uma ajudinha no aprendizado de idiomas, tornando-o mais acessível e eficaz. Neste sentido, dá, por exemplo, para corrigir e ajustar textos, bem como sanar aquelas dúvidas rápidas de vocabulário. Algo que pode te ajudar no dia-a-dia e, claro, na vida profissional e acadêmica.

Vamos ver como?

Como aprender inglês com o ChatGPT?

De modo geral, professores, professoras e também a gestão estão, cada vez mais, usando a IA para otimizar o ensino. Por exemplo, promover a interação na sala de aula, acessar materiais mais completos, dentre outras aplicações.

No entanto, os chatbots ainda ajudam na democratização, permitindo que mais pessoas, seja qual for sua situação financeira, possam aprender novos idiomas. O ChatGPT, graças à capacidade de interação conversacional, oferece recursos educacionais que auxiliam no aprendizado de inglês de forma acessível e personalizada.

Só que, para aproveitar ao máximo a IA no aprendizado de inglês, é essencial saber como estruturar os prompts. Para quem ainda tem dúvida, são aquelas entradas de texto por meio das quais você interage com a máquina. Ou seja, os comandos que você dá para, então, receber a resposta.

Sendo assim, a pessoa pode usá-los para praticar gramática, construir diálogos e até simular situações cotidianas. Veja alguns exemplos de Prompts eficazes para aprender inglês com o ChatGPT:

  • “Corrija a gramática no seguinte parágrafo.”
  • “Ajude-me a formar uma conversa sobre uma entrevista de emprego.”
  • “Simule uma situação onde eu peço direções em uma cidade nova.”

Além disso, você pode pedir para traduzir um texto para uma variação específica do idioma, fazendo os devidos ajustes gramaticais e de linguagem. Assim, seu conteúdo fica mais natural e menos engessado para quem lê.

Desta forma, além de tornar a prática mais eficaz, os prompts contextualizam o aprendizado, tornando-o mais relevante para situações do dia a dia.

Quais as vantagens de usar a IA para aprender novos idiomas?

Um ponto importante aqui é que nem o ChatGPT, nem qualquer outro modelo de linguagem substitui o papel do professor de idiomas no processo de aprendizagem. A ideia é usá-lo para situações pontuais ou emergenciais, por exemplo.

Mas, também é bom associá-lo a outras ferramentas, inclusive digitais, para ter um resultado mais interessante. A princípio, a IA consegue ajustar os exercícios conforme as necessidades de quem estuda. Por isso, acaba proporcionando algo mais focado e eficiente.

E tem algumas outras vantagens interessantes, por exemplo:

1. Feedback instantâneo

A pessoa não precisa esperar outra corrigir exercícios, uma vez que a máquina faz os ajustes em tempo real. Isso, sem dúvidas, acelera o processo de aprendizado e ajuda na compreensão imediata dos erros.

2. Aprender inglês com o ChatGPT traz contextualizações com o dia-a-dia

Embora aqueles métodos tradicionais que usam diálogos irreais para ensinar vocabulário sejam coisa do passado, aprender inglês com o ChatGPT ajuda mais na contextualização. Só para ilustrar, é possível se preparar para entrevistas de emprego por meio de prompts específicos. Essas simulações certamente vão melhorar sua fluência e confiança.

3. Variedade de aplicações práticas

Por fim, aprender inglês com o ChatGPT permite algumas funções mais rápidas, como:

  • Redação de textos em inglês com correções automáticas.
  • Prática da pronúncia com transcrições fonéticas.
  • Simulação de situações diárias, como fazer compras ou viajar.

Com a capacidade de interação conversacional, as ferramentas oferecem uma experiência de aprendizado adaptada às necessidades dos estudantes, permitindo a prática a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa flexibilidade é essencial em um mundo globalizado, onde o domínio de idiomas pode ser a chave para melhores oportunidades de trabalho. E aí, já tentou aprender inglês usando o ChatGPT?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Com a internet facilitando a disseminação de teorias da conspiração, algumas inofensivas e outras com potencial para causar grandes danos, pesquisadores estão explorando novas estratégias para combater esse problema. Uma recente pesquisa realizada por especialistas do...

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

Se você está buscando praticidade na direção, um carro automático pode ser uma excelente opção. E, no Brasil, com o aumento da demanda por esse tipo de câmbio, as montadoras estão cada vez mais se empenhando para oferecer modelos automáticos a preços acessíveis. A...

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia revelou que o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no aprendizado pode, na verdade, prejudicar o desempenho dos alunos em testes. Duvida disso? Bom, a pesquisa, que envolveu estudantes do ensino...

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

A geração de imagens por inteligência artificial (IA) sempre enfrentou dificuldades em criar resultados consistentes, frequentemente cometendo erros bizarros em detalhes como dedos e simetria facial. Além disso, esses modelos podem falhar completamente quando...

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...