Google Chrome abandona plano de eliminar ‘cookies’: o que muda?

A medida busca satisfazer os anunciantes e proteger a privacidade dos usuรกrios

por Luciana Gomides
| Em 27/07/2024 ร s 18:47

Elimina cookies, deixa cookies. Elimina cookies, deixa cookies. Parece uma parรณdia tecnolรณgica do Auto da Compadecida, mas รฉ sรณ o planejamento do Google em relaรงรฃo a estes arquivos! Apรณs quatro anos de tentativas, atrasos e discordรขncias com profissionais e empresas de publicidade, o Google Chrome seguirรก com os cookies. Ou seja, a Big Tech abandonou a ideia de eliminรก-los. No lugar, deve propor uma nova forma de lidar com o sistema. E aรญ, muda alguma coisa para a sua privacidade?

Por que o Google Chrome continua com os cookies?

A princรญpio, a decisรฃo veio apรณs entraves e embaraรงos tanto com o ramo publicitรกrio digital quanto รณrgรฃos reguladores de privacidade. Na prรกtica, as pessoas usuรกrias podem bloquear os cookies nas configuraรงรตes do navegador.

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Agora, no lugar de eliminรก-los, o Google vai mostrar uma mensagem para que a pessoa decida se quer ou nรฃo deixar os arquivos ativados. Segundo aponta o The Wall Street Journal, a medida tem o objetivo de deixar a transiรงรฃo mais simples sem afetar tanto qualquer parte envolvida.

Entre essas partes envolvidas, estรก o Privacy Sandbox do Google, um ramo da empresa para substituir os cookies do Google Chrome. Em uma postagem no blog oficial, o vice-presidente Anthony Chavez responsรกvel pela รกrea reconhece a transiรงรฃo requer um trabalho significativo e afetarรก editores, anunciantes e todos aqueles que estรฃo na publicidade onlineโ€.

Chavez tambรฉm mencionou โ€œuma abordagem atualizada que eleva a escolha da pessoa usuรกriaโ€. Um caminho que, segundo ele, estรก em discussรฃo conjunta com os reguladores.

Desde quando o Google Chrome quer eliminar osย cookies?

Essa histรณria toda vem desde 2020, quando a empresa divulgou seu plano original para acabar com os cookies. Na ocasiรฃo, o Google deu um prazo de dois anos para garantir a proteรงรฃo da privacidade de quem navegasse na internet.

Contudo, os anunciantes imediatamente expressaram seu descontentamento. A justificativa era que a substituiรงรฃo os obrigaria a mudar seus gastos para os produtos de publicidade digital da Big Tech.

Alรฉm disso, em 2021, agรชncias reguladoras do Reino Unido iniciaram uma investigaรงรฃo para verificar se o plano traria algum impacto negativo na concorrรชncia na publicidade digital. Entรฃo, em meio ร  investigaรงรฃo, o Google se comprometeu a colaborar.

Entre as alternativas, a empresa implementou o mรญnimo 60 dias de aviso antes de retirar os cookies. O prazo, inicialmente, serviria para revisรฃo de qualquer plano e, se necessรกrio, impor mudanรงas.

Enquanto a investigaรงรฃo se estendia, o cronograma sรณ ganhou adiamentos. Em abril de 2022, por exemplo, o The Wall Street Journal noticiou que o governo britรขnico emitiria um relatรณrio com crรญticas ร s tecnologias de substituiรงรฃo sugeridas pelo Google.

Sรณ para ilustrar, o documento as classificaria como altamente defeituosas. Logo depois, entretanto, o Google informou que protelaria a eliminaรงรฃo dos cookies alรฉm do รบltimo prazo adiantado, que era o final deste ano. Que novela, hein?

Em conclusรฃo, a alteraรงรฃo de estratรฉgia do Google Chrome sobre os cookies sรณ mostra como รฉ difรญcil equilibrar a privacidade do usuรกrio ร s demandas da indรบstria de publicidade digital. Contudo, ainda conforme Chavez, o compromisso รฉ sempre fornecer uma soluรงรฃo que mantenha a escolha do usuรกrio no centro.

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Cookies: o que sรฃo e para que sรฃo usados?

Afinal, para que servem os cookies? O Google instituiu o sistema para diversos usos em seu ecossistema de serviรงos. De modo geral, trata-se de pequenos arquivos que guardam as preferรชncias e outras informaรงรตes nos navegadores dos usuรกrios. Isso, a princรญpio, seria essencial para o funcionamento de diferentes ferramentas da empresa.

Contudo, o uso mais expressivo dos cookies do Google Chrome estรก no โ€˜remarketingโ€™ e no Google Analytics. Isso se dรก pela ajuda que os arquivos proporcionam na identificaรงรฃo das preferรชncias do usuรกrio. Consequentemente, reflete na publicaรงรฃo de anรบncios e no acompanhamento de resultados.

Alรฉm disso, a mediรงรฃo de conversรตes do Google Ads e do Campaign Manager tambรฉm depende dos cookies. Por exemplo, quando um desses arquivos รฉ adicionado ao dispositivo de um usuรกrio ao clicar em um anรบncio, permite o acompanhamento de vendas e outras conversรตes.

Na maioria dos casos, nรฃo รฉ necessรกrio alterar as preferรชncias padrรฃo nos navegadores. No entanto, o Google Developers ressalta que algum ajuste na configuraรงรฃo deste elemento deve ser feito com base nas necessidades especรญficas do site em questรฃo.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicaรงรฃo e imprensa com experiรชncia em Comunicaรงรฃo Pรบblica, Gestรฃo de Eventos, Marketing Digital, anรกlise e estratรฉgia, gerenciamento de crises, produรงรฃo e redaรงรฃo de conteรบdo. Jรก trabalhou em diversos projetos e segmentos na รกrea, inclusive como gerente de Comunicaรงรฃo na Educaรงรฃo Municipal, perรญodo em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteรบdos pedagรณgicos durante a pandemia. Ainda, criou รกreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. ร‰ pesquisadora de Comunicaรงรฃo Compartilhada/Comunitรกria, Marketing Pรบblico e Polรญticas Pรบblicas para Comunicaรงรฃo. Atuou na รกrea de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicaรงรฃo.

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