Você já notou a novidade no Bloco de Notas da Microsoft para o Windows 11? Após mais de quatro décadas desde o seu lançamento, o aplicativo simples de edição de texto está recebendo uma atualização muito esperada: a correção automática e verificação ortográfica. A introdução desses recursos é uma evolução relevante para o programa, que começou em 1983 como Multi-Tool Notepad, uma versão simplificada do Word.
Novidades no Bloco de Notas do Windows 11
A funcionalidade de correção ortográfica no Bloco de Notas agora opera de maneira similar ao Microsoft Word e ao navegador Edge, destacando palavras mal escritas com um sublinhado vermelho. No entanto, há uma pequena diferença que chama a atenção: ao clicar com o botão direito em uma palavra com erro, o submenu de ortografia não se expande automaticamente como acontece no Word, exigindo um clique adicional para acessar as sugestões de correção.
LEIA MAIS: Meta AI do WhatsApp: o círculo azul que vai mudar o uso do app!
Essa peculiaridade vem como uma surpresa, considerando que, durante a fase de testes beta, a Microsoft demonstrou a capacidade de corrigir instantaneamente ao clicar com o botão direito, uma funcionalidade esperada por muitos usuários habituados à interface do Word, que já possui verificação ortográfica desde 1985.
LEIA MAIS: Foi vítima de fraude no Pix? Conheça o Mecanismo Especial de Devolução (MED)!
Além disso, o Bloco de Notas agora permite ativar ou desativar a correção ortográfica e a autocorreção para tipos específicos de arquivos. Isso significa que, para arquivos como .md, .srt, .lrc ou .lic, essas funções podem ser ajustadas nas configurações do aplicativo, e a verificação ortográfica é desativada automaticamente em arquivos de log e outros tipos de arquivos relacionados à programação.
Com a adição gradual de novos recursos, como contagem de caracteres, modo escuro, abas, integração com Copilot e até um spinner virtual, que permite aos usuários interagir com a ferramenta, o Bloco de Notas está se tornando cada vez melhor. Tudo isso acontece em um momento oportuno, já que a Microsoft planeja remover o aplicativo WordPad do Windows 11 ainda este ano.
0 comentários