Neurotecnologia: dispositivos prometem manter seu cĂ©rebro “jovem”

Neurotecnologia: benefícios e considerações de segurança

por JĂ©ssica Bernardo
| Em 25/04/2024 Ă s 16:25

Viver uma vida mais saudável está se tornando uma prioridade para a maioria das pessoas e, nos últimos anos, as abordagens tradicionais estão sendo complementadas por avanços ousados na neurotecnologia.

Enquanto as caminhadas e a dieta equilibrada continuam mantendo seu lugar na lista de prioridades de várias pessoas, o envio de choques elétricos ao sistema nervoso emerge como uma prática promissora para o bem-estar.

LEIA MAIS: Estamos vivendo na Matrix? Este cientista sugere que sim!

Porém, isso ainda levanta questionamentos sobre sua segurança e eficácia. Vamos entender?

Neuromodulação: uma visão geral

A neuromodulação, em sua essência, é uma técnica que altera a atividade nervosa por meio do envio de sinais elétricos a áreas específicas do cérebro ou do corpo.

Esse procedimento visa regular a atividade neural, podendo ser aplicada para aliviar a dor crônica, tratar condições neurológicas como epilepsia e até mesmo combater o envelhecimento.

Empresas como Parasym e GammaCore estĂŁo participando do desenvolvimento dessa tecnologia, oferecendo dispositivos que prometem melhorar a saĂşde cerebral e reduzir os sinais de envelhecimento.

Por meio de métodos não invasivos, esses dispositivos estimulam o nervo vago, desencadeando uma série de respostas fisiológicas benéficas.

Como funciona e seus benefĂ­cios

A neuromodulação vagal auricular, adotada por empresas como a Parasym, utiliza um dispositivo discreto colocado na orelha esquerda, que envia pulsos elétricos ao nervo vago.

Esses sinais são controlados por um dispositivo portátil, permitindo que os usuários personalizem suas sessões de estimulação.

Dispositivo da Parasym (foto: Parasym)

Os benefícios relatados incluem melhorias na função cognitiva, redução da inflamação crônica associada ao envelhecimento e até mesmo uma melhora na função cardiovascular.

Além disso, distúrbios relacionados à idade, como a doença de Alzheimer, estão sendo alvo de estudos promissores sobre os efeitos da neuromodulação.

Riscos e considerações de segurança

Embora a neurotecnologia ofereça potenciais vantagens para a saúde, não está isenta de preocupações com segurança.

Isso porque a neuromodulação pode ser usada de duas formas diferentes. A primeira é a opção mais utilizada em casos mais graves: os dispositivos implantados.

O ponto é que os implantes conseguem aplicar choques mais eficazes, mas também são mais arriscados, podendo resultar em infecções graves e outros problemas.

Por outro lado, métodos não invasivos, como os oferecidos pela Parasym, demonstraram ter um perfil de segurança mais favorável. Por exemplo, em testes clínicos foram realizadas mais de 3 milhões de sessões de tratamento, não sendo relatado quaisquer eventos adversos graves.

Apesar disso, o custo desses dispositivos pode ser um obstáculo para muitos. Com preços iniciais de aproximadamente € 600, o acesso à neuromodulação pode ser limitado a uma parcela privilegiada da população.

O veredito dos especialistas e perspectivas futuras

Embora os avanços na neurotecnologia sejam promissores, os especialistas destacam a necessidade de mais pesquisas para validar plenamente seus benefícios e esclarecer potenciais riscos.

LEIA MAIS: Qual o seu tipo de sono? Estudo aponta o riscos associados

Porém, para aqueles que podem arcar com os custos e estão dispostos a experimentar abordagens inovadoras, a neuromodulação pode oferecer uma nova esperança para uma vida mais saudável.

Inclusive, a tecnologia já é apoiada por pesquisas de universidades como UCL, Harvard e University College London.

Em todo caso, sem dúvidas sua adoção generalizada exigirá uma avaliação cuidadosa de seus impactos, tanto positivos quanto negativos, na saúde e na sociedade como um todo!

  • Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de SĂŁo Paulo, com uma paixĂŁo pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

RuĂ­do branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

RuĂ­do branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

Fim do suporte do Windows 10: 5 alternativas para PCs ‘incompatĂ­veis’

Fim do suporte do Windows 10: 5 alternativas para PCs ‘incompatĂ­veis’

O suporte oficial ao Windows 10 será encerrado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025. A partir dessa data, o sistema operacional não receberá mais atualizações de segurança, nem suporte técnico. Por isso, para os usuários cujos computadores não são compatíveis com o...

7 locais em sua casa que vocĂŞ se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que vocĂŞ se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas mĂşsicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas mĂşsicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veĂ­culos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veĂ­culos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Pin It on Pinterest