Aparelhos auditivos podem aumentar longevidade, diz estudo – Entenda!

| Em 13/01/2024 10:00

Uma pesquisa recente conduzida pela Keck Medicine da USC trouxe à tona uma descoberta fascinante: o uso correto de aparelhos auditivos pode estar associado a uma maior longevidade.

De acordo com o estudo, adultos que utilizam esses dispositivos adequadamente demonstraram uma redução de 24% no risco de mortalidade precoce em comparação com aqueles que nunca os utilizaram.

Janet Choi, otorrinolaringologista da Keck Medicine e pesquisadora principal do estudo, diz o seguinte: “Esses resultados são animadores porque sugerem que os aparelhos auditivos podem desempenhar um papel protetor na saúde das pessoas e prevenir a morte precoce”.

LEIA MAIS: Cientistas desenvolvem cápsula vibratória para tratar a obesidade – Saiba como funciona!

Entenda o estudo

Isso pode acontecer devido a diversas variantes, mas algumas pesquisas anteriores indicavam que a perda auditiva não tratada pode resultar em uma expectativa de vida reduzida, podendo ter como agravante o isolamento social, depressão e demência.

Choi, responsável pela pesquisa, e seus colegas pesquisadores usaram dados compilados pela Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição entre 1999 e 2012 (dados do exterior) para identificar quase 10 mil adultos com 20 anos ou mais que completaram avaliações de audiometria – um teste usado para medir a capacidade auditiva – e que preencheram questionários sobre suas habilidades auditivas.

Com isso, foi descoberto que a diferença de quase 25% no risco de mortalidade entre usuários regulares de aparelhos auditivos e aqueles que nunca usaram aparelhos auditivos, permaneceu estável, independentemente das variáveis, como o grau de perda auditiva, idade, etnia, renda, educação ou histórico médico.

Conclusão sobre os benefícios dos aparelhos auditivos

Trazendo isso para o contexto brasileiro, devemos analisar que, segundo dados do IBGE, cerca de 5% da população brasileira é composta de pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva. Essa porcentagem significa que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2,7 milhões têm surdez profunda, ou seja, não escutam nada.

LEIA TAMBÉM: Jovem de 14 anos cria sabonete para combater câncer de pele

Embora esse estudo que mencionamos não tenha avaliado ainda o porquê dos aparelhos auditivos ajudarem os usuários a viverem mais tempo, a pesquisa traz um dado explícito, o que mostra a necessidade de apostar nesse cuidado quando existe o quadro.

Sabemos que o uso também pode ser afetado por fatores diversos, como condições financeiras e outras dificuldades. No entanto, se analisarmos que o aparelho auditivo pode promover uma melhora na qualidade de vida de uma maneira geral, é possível afirmarmos o quanto vale a pena pensar sobre as soluções cabíveis, inclusive para iniciativas públicas e governamentais.

Lembrando que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita, procedimentos que vão desde a triagem auditiva neonatal, passando pelo o diagnóstico até a reabilitação auditiva. Segundo informações, os aparelhos auditivos gratuitos fornecidos pelo SUS são das mesmas marcas e fabricantes dos aparelhos auditivos vendidos em lojas. Então, vale a pena se informar!

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Com cerca de 78,32 milhões de novos carros de passeio vendidos - um crescimento de 10% em comparação a 2022 -, o mercado automotivo global passou por um momento importante em 2023. Isso porque, pela primeira vez, um carro elétrico conquistou a liderança no ranking de...

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Imagine transformar seu smartphone em um dispositivo capaz de enxergar através de objetos. Parece coisa de ficção científica, digna de um enredo do Super-Homem, mas pesquisadores deram um grande passo para tornar isso realidade. Isso porque eles desenvolveram um chip...

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

Quando o carro não quer pegar, é uma situação extremamente frustrante que pode arruinar seus planos. Embora existam inúmeras razões para que isso aconteça, há algumas medidas práticas que você pode realizar para identificar e, muitas vezes, resolver o problema por...

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre o tema tecnologia! Neste desafio, você encontrará seis termos relacionados ao universo tecnológico, cuidadosamente escondidos em uma grade de letras. Para completar o desafio, utilize seu raciocínio lógico e conhecimento...

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Se você dorme com os braços curvados para dentro, pode ser que você tenha o hábito de dormir com “braços de T-Rex”. Esse termo curioso, que se popularizou nas redes sociais, refere-se à posição em que os braços ficam dobrados perto do peito durante o sono, lembrando a...

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Você se lembra qual foi a sua primeira mensagem enviada no WhatsApp? Provavelmente não, né? Mas, graças a uma das últimas atualizações da plataforma, ficou muito mais fácil encontrar conversas num chat. Quem sabe, descobrir qual foi o seu primeiro contatinho. De fato,...

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

Com o passar dos anos, nosso endereço de e-mail pode se tornar um reflexo do passado que já não corresponde à nossa realidade atual. Seja por razões de segurança, praticidade ou até mesmo para acompanhar as mudanças em nossas vidas, saber quando é o momento certo para...

0 comentários

Pin It on Pinterest