A falta de memória RAM é responsável pelo travamento de muitos computadores e notebooks. Como um componente muito requisitado dependendo das suas atividades, é certamente um desejo dos usuários ter mais memória RAM. A inovação no universo da tecnologia está prestes a atingir um marco significativo com o novo modelo de memória RAM introduzido pela Dell, conhecido como CAMM2.
CAMM2
O diferencial da CAMM2 reside em sua impressionante diminuição de 57% no espaço ocupado, em comparação com a tradicional SO-DIMM.
LEIA MAIS: Windows 10: Usuários terão que pagar assinatura em breve – Veja como funcionará!
A Dell, ao lançar essa nova memória, não apenas reduziu o tamanho físico, mas também desafiou os limites de desempenho, sugerindo que a CAMM2 poderia facilmente superar os 6.400 MHz do DDR5 SODIMM e, ainda mais interessante, alcançar velocidades de clock ainda maiores.
No entanto, as especificações detalhadas da CAMM2 permanecem um mistério, deixando-nos ansiosos para descobrir o ganho real que ela proporcionará.
A consolidação da CAMM2 como um padrão pela JEDEC, o conjunto de especificações técnicas e padrões na indústria de semicondutores, sinaliza uma transformação no cenário da memória RAM para dispositivos móveis.
A relevância dessa padronização é evidente, uma vez que oferece às fabricantes a capacidade de adotar esse novo formato com mais frequência, potencialmente substituindo a confiável SODIMM que tem sido o padrão nas últimas duas décadas.
Variantes da CAMM2
As especificações reveladas incluem variantes para o DDR5 e o LPDDR5, destacando a flexibilidade dessa nova memória RAM.
A capacidade de utilizar memórias LPDDR5 de forma não soldada destaca-se como um ponto importante, possivelmente desencorajando o uso da DDR5 RAM soldada.
Apesar das distintas conexões exigidas pela CAMM2, a perspectiva de memória dual-channel sem a necessidade de múltiplos módulos é uma característica notável, proporcionando maior largura de banda para a CPU e iGPUs, resultando em um desempenho aprimorado.
LEIA MAIS: A bateria do seu notebook está acabando rápido? Aplique estas soluções básicas!
Transição para a memória RAM CAMM2
Apesar da expectativa inicial de custo mais elevado devido à sua novidade, os CAMM2 estão no caminho para se estabelecerem como o padrão predominante em laptops e demais dispositivos portáteis.
A mudança de SODIMM para CAMM2 não acontecerá de maneira imediata. Prevê-se que essa transição leve algum tempo, permitindo que ambos os padrões coexistam de forma considerável e prolongada.
0 comentários