Nada pior do que precisar recarregar frequentemente a bateria do notebook, pois o cabo pode ser um incômodo. Além disso, a proposta de um computador móvel é a praticidade de mover-se livremente sem depender de tomadas. Por isso, livre-se dessa dependência ao aprender sobre o que fazer quando a bateria do notebook está descarregando rapidamente.
Mais bateria por mais tempo
Depois de certo tempo, é possível que a bateria do seu notebook não tenha o mesmo desempenho de antes. Esse problema pode ser minimizado por meio de algumas atitudes simples, embora esse processo de deterioração seja natural. Ainda assim, é necessário tomar medidas para prevenir que isso aconteça.
LEIA MAIS: 4 recursos do MAC que consegue deixar o sistema Windows para trás
Sobre isso, uma reportagem da BBC alertou sobre o perigo de deixar o notebook na tomada quando ele está em 100%. Isso pode dar a ideia de que ele ficará com bateria por mais tempo quando, na verdade, vai minar a bateria. Por isso, é melhor deixar o notebook carregando por 6 horas e depois utilizá-lo.
Além disso, siga estas outras dicas para preservar a bateria:
Desative a função de alto desempenho
Muitos computadores com Windows possuem uma opção de alto desempenho que visa oferecer a melhor performance da máquina. No entanto, isso também pode fazer com que a bateria acabe rapidamente demais. Nesse sentido, pense na possibilidade de desativar essa função.
Diminua o brilho da tela
Assim como os celulares, os notebooks também permitem que você regule o nível de brilho da tela. No geral, isso fará com que sua máquina gaste menos energia e pode até mesmo evitar a fadiga ocular.
Verifique se não há nenhum Malware
Talvez você não saiba, mas a presença de malwares no computador pode consumir sua bateria rapidamente. Por isso, é muito importante evitar sites e e-mails suspeitos e sempre que possível escanear o computador para identificar algum malware.
Feche os programas em segundo plano
Talvez seu notebook esteja executando programas demais ao mesmo tempo e isso pode reduzir o tempo de duração da bateria. Portanto, procure usar o mínimo de programas ao simultaneamente e feche aqueles que não são necessários naquele momento.
LEIA MAIS: 6 dicas úteis para deixar o seu ventilador mais potente sem gastar
Atualize o Windows
Por fim, vale destacar que com o tempo os aplicativos e programas podem passar por atualizações que demandam mais bateria. Para acompanhar essa necessidade, mantenha seu Windows sempre atualizado. Isso também pode resolver bugs que também consomem a bateria.