Nos últimos anos, o Windows 10 se tornou uma das versões mais populares da Microsoft, enquanto a versão 11, por sua vez, não teve tanta adesão. No entanto, essa situação pode mudar, já que a gigante da tecnologia anunciou que os usuários terão que pagar para atualizar o Windows 10 em breve. Tudo indica que essa é uma forma de incentivar a migração para a nova versão.
Entenda mais sobre a assinatura do Windows 10
O que está prestes a acontecer com o Windows 10 não é nenhuma novidade para os usuários da Microsoft. Afinal, há tempos o sistema operacional Windows anuncia novas atualizações e inicia um processo de transição com os usuários. Entretanto, de maneira totalmente distinta das versões anteriores, o Windows 10 passará a exigir o pagamento de uma assinatura mensal para que as pessoas continuem usando essa versão.
LEIA MAIS: A bateria do seu notebook está acabando rápido? Aplique estas soluções básicas!
O suporte completo para o Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025, o que causou relutância entre os usuários. Alguns dos motivos pelos quais a versão 10 se tornou tão popular são a ampla gama de configurações unificadas disponíveis no menu “Configurações” e a melhor organização das notificações de diversos programas e sites acessados pelo usuário.
Por outro lado, o Windows 11 apresenta um design que prioriza a facilidade de acesso e pode ser melhor para quem trabalha em home office. A partir de 2025, a versão 11 será oficial e gratuita, enquanto a versão 10 exigirá uma assinatura para ser utilizada. Até o momento, não se sabe qual será o valor anual, mas estima-se que fique entre US$ 25 e US$ 100.
LEIA MAIS: Jovem de 14 anos cria sabonete para combater câncer de pele
Vale a pena pagar pelo Windows 10?
Não é incomum que os usuários tenham uma versão favorita de qualquer sistema operacional. Por esse motivo, a ideia da Microsoft é manter versões anteriores disponíveis mediante assinatura. Contudo, é importante considerar que, muitas vezes, a atualização além de necessária também apresenta melhorias.
Portanto, a recomendação é que a versão 11 pode não ser tão popular quanto a anterior, mas pode oferecer um design mais interessante e fluído, além de recursos de segurança aprimorados, o que é bastante importante.