Surgimento de novo oceano na África pode dividir continente – Entenda!

por Luciana Gomides
| Em 27/12/2023 às 21:30
Fenda de Afar

A ciência, sem dúvidas, nos presenteia com revelações fascinantes (algumas vezes, até preocupantes). Mas, uma das mais recentes está prestes a transformar inclusive a geografia mundial. Pesquisadores preveem o surgimento de um novo oceano na África mais cedo do que imaginavam. Entenda!

Inicialmente, o novo oceano deve submergir na região de Afar. Antes previsto para submergir em até 10 milhões de anos, o fenômeno está desafiando as expectativas dos especialistas.

Contagem regressiva para um novo oceano na África

As previsões vêm do estudo da geocientista Cynthia Ebinger, da Universidade de Tulane, e sua equipe. Conforme as pesquisas, as expectativas iniciais para a formação do oceano deram estimativas de 5 a 10 milhões de anos.

No entanto, a geografia mundial deve mudar em um período significativamente mais curto, talvez até 1 milhão de anos. E onde vai nascer o novo oceano na África? Na região de Afar, palco de um intrincado encontro de três placas tectônicas – a Africana, a Arábica e a Somaliana.

Aliás, a própria geologia do lugar explica bastante o fenômeno. Especialistas observam uma pressão constante dessas forças titânicas. Consequentemente, uma fenda está se expandindo, sinalizando a eventual formação do novo oceano.

No entanto, não se trata de algo exatamente novo. Só para exemplificar, Ebinger compara o processo a uma expansão do Mar Vermelho.

Evidências sísmicas mostram o novo oceano na África

Mas, desde quando a ciência prevê a formação de mais um oceano no planeta? A princípio, uma série de 420 terremotos e atividades vulcânicas na Etiópia, em 2005, revelou uma fenda de 60 quilômetros em Afar (vide imagem de destaque).

Foi aí que outra pesquisadora, a geofísica Atalay Ayele, identificou três fontes de magma responsáveis por esse episódio. O estudo, publicado em 2009, previu a formação de uma “fenda oceânica incipiente”, impulsionando as pesquisas recentes que validam essas previsões.

Inegavelmente, cientistas desviaram sua atenção para toda essa movimentação. Neste sentido, um grupo, que incluiu Ayele e Ebinger, publicou novo estudo, desta vez, no periódico Tectonophysics. Nele, apresentou um modelo em 3D das ações geológicas na região.

Eles detectaram novas crostas balsâmicas e uma camada mais fina sob a Depressão de Afar. Esses padrões indicam uma zona de início de expansão do assoalho marinho, acelerando a formação do novo oceano na África.

Ainda há incertezas sobre o tempo

Embora as pesquisas indiquem um prazo de menos de um milhão de anos para a formação do novo oceano, a geocientista destaca a imprevisibilidade dos eventos geológicos. Terremotos e erupções vulcânicas, por exemplo, podem acelerar ou retardar esse processo monumental.

Projeção da divisão do continente

O desafio é que a ciência contemporânea ainda não consegue prever esses eventos com precisão. Mas, além de proporcionar percepções sobre eventos que ocorrerão em centenas de milhares de anos, as pesquisas sobre a fenda em Afar têm objetivos práticos.

Só para exemplificar, os estudos buscam criar modelos sísmicos avançados que possam prever com maior precisão catástrofes ambientais futuras. Com isso, auxiliam na preparação e defesa contra fenômenos naturais.

Em suma, a descoberta do novo oceano na África não é apenas uma revelação científica extraordinária, mas também uma jornada rumo ao desconhecido. O futuro nos reserva maravilhas além da nossa imaginação, e cada nova descoberta nos aproxima do entendimento completo do planeta.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Muitas vezes subestimamos o impacto de pequenos hábitos que, sem percebermos, podem comprometer o funcionamento da nossa geladeira e até mesmo sua durabilidade. Com isso em mente, preparamos um guia detalhado para te ajudar a cuidar melhor deste item essencial do dia...

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Após o lançamento oficial do Android 15 em 15 de outubro, a Motorola confirmou a chegada da nova atualização do sistema operacional da Google para sete de seus dispositivos. Embora ainda não haja uma data específica para liberação, a empresa já incluiu novos modelos...

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

Trocar o pneu do carro pode parecer uma tarefa simples, até o momento em que você realmente precisa trocar um. Nessa hora, muitos motoristas cometem erros que podem comprometer a segurança e a integridade do veículo. Então, para te ajudar a entender melhor o que não...

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Se você acabou de adquirir um computador novo com Windows, parabéns pela aquisição! No entanto, antes de começar a usá-lo, há algumas etapas importantes para garantir que o sistema esteja seguro, otimizado e pronto para atender às suas necessidades. Saiba como...

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

Você certamente já deve ter reparado em um círculo azul que apareceu recentemente no aplicativo WhatsApp. Trata-se da Meta AI, uma ferramenta de inteligência artificial que agora está integrada ao app de mensagens. Acontece que, apesar de ser ainda pouco explorada...

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

Você sabia que as Smart TVs oferecem uma infinidade de possibilidades além de simplesmente assistir televisão? Com a instalação dos aplicativos certos, você pode transformar sua TV em um ótimo centro de entretenimento. Pensando nisso, separamos 6 dos melhores...

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

A ferramenta de área de transferência do Windows não se resume a apenas copiar e colar (o famoso CTRL+C CTRL+V). Ela oferece funcionalidades que podem tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil, com a vantagem de já vir incorporada ao sistema da Microsoft. A seguir,...

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quem vê a Antártida, com sua vasta camada de gelo que se estende por milhões de quilômetros quadrados, pode não imaginar, mas ela não foi sempre congelada. Há cerca de 34 milhões de anos, durante o final do período Eoceno, o continente sul iniciou sua transição para o...

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

O Google Agenda (ou Google Calendar), amplamente usado por profissionais e estudantes, tem um vasto conjunto de recursos que vão além do básico de agendamento de eventos. Este aplicativo é parte do Google Workspace e é ideal para quem pretende organizar a vida...

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

Você pode até torcer o nariz e criticar, mas admita: a inteligência artificial (IA) veio para ficar. E sim, está transformando o mundo do trabalho e da tecnologia, trazendo mudanças vertiginosas que despertam tanto entusiasmo quanto apreensão. No entanto, não para...

0 comentários