Frio ou quente? Descubra a temperatura dos planetas do Sistema Solar

por Luciana Gomides
| Em 12/12/2023 às 22:11

O Brasil passou uma onda de calor extrema recentemente, né? Ok, a gente sabe que não foi fácil aguentar. Mas, imagine sentar-se na varanda e sentir uma “brisinha” de 460ºC! Pois é, este é apenas um dos exemplos de temperatura dos planetas do Sistema Solar!

A Nasa divulgou, no final de novembro, um gráfico com o clima dos demais planetas do nosso sistema. O objetivo era, justamente, colocar o nosso em perspectiva.

Nele, há tanto a temperatura dos planetas do Sistema Solar em graus Celsius quanto Fahrenheit. O que mais espanta é a variação nas condições térmicas destes mundos.

Qual é a temperatura dos planetas do Sistema Solar?

Antes de mais nada, vale frisar o que influencia o clima de cada planeta. A princípio, a temperatura média dos mundos tem muito a ver com a presença ou ausência de superfície. Vamos explicar melhor…

O Sistema Solar tem quatro planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Além disso, quatro gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). E, por fim, o planeta-anão Plutão, que também apresenta uma superfície sólida. Sendo assim, temos climas extremos, seja em termos de calor intenso ou frio rigoroso. Por isso, tanta variação térmica!

Sabendo disso, dê uma olhada na imagem abaixo:

Gráfico mostra a temperatura dos planetas do Sistema Solar

Crédito: Nasa/Reprodução

Agora, vamos explicar como se dá a temperatura dos planetas do Sistema Solar. Inclusive, desvendando alguns mitos.

Mercúrio não é o mais quente

Apesar das representações que a gente vê desde os tempos da escola, Mercúrio não tem a temperatura mais alta entre os planetas do Sistema Solar. Ou seja, nada a ver o fato de ser o mais próximo do Sol!

Pelo contrário, há uma variação térmica extrema, de 167ºC à noite para 430ºC nos dias de Sol. Isso se dá, sobretudo, pela ausência de uma atmosfera que, consequentemente, não retém calor.

O título de mais quente, então, iria para Vênus, cujas temperaturas chegam aos 464ºC. Diferente de Mercúrio, a temperatura se mantém justamente pela composição da atmosfera.

Terra ainda tem um clima ameno

Apesar dos riscos reais de aumento na temperatura global, os números na Terra seguem em níveis “aceitáveis”. Na superfície, os termômetros batem 15ºC, em média. No entanto, isso não é homogêneo, em virtude das variáveis que o planeta tem (inclusive, a ação humana, nem sempre positiva).

Por exemplo, já registramos mínimas de -89,2ºC, na Antártida, no ano de 1983. Ao mesmo tempo, no estado da Califórnia, as pessoas tiveram que enfrentar um calor de 56,7ºC, em 1913.

Marte: grande oscilação de temperatura entre os planetas do Sistema Solar

O planeta vermelho, fonte de tanta especulação sobre a possibilidade de vida ou não, tem grande variação térmica. O último dos planetas rochosos tem temperaturas desde 20ºC até -153ºC. Da mesma forma que Mercúrio, a atmosfera marciana não consegue reter calor.

Júpiter e Saturno

Entrando no mundo dos gasosos, o gigante Júpiter registra temperaturas, literalmente, congelantes em sua superfície: média de -110ºC. Enquanto o Sol leva 43 minutos para chegar até ele, seu tempo de rotação é o menor do sistema: 10 horas. Por outro lado, seu ano dura 12 anos terrestres.

Quanto a Saturno, entre as temperaturas dos planetas do Sistema Solar, temos um clima “agradável”: -140ºC. E sabe o que mais assusta, além do gelo? O vento! Só para ter uma ideia, há registros de verdadeiros furacões que deixariam um F5 no chinelo!

Urano e Netuno têm temperaturas próximas entre os planetas do Sistema Solar

Já chegando ao fim, temos Urano. Com suas 27 luas, o planeta registra temperaturas médias de -195ºC em sua superfície. Netuno, por sua vez, registra quase isso: -200ºC.

Mas, os dois mundos não se parecem apenas no clima, sabia? Ambos homenageiam deuses gregos. Ah, e vale lembrar que Netuno é o último a ser considerado oficialmente um planeta.

E Plutão?

Embora, para cientistas, Plutão não seja oficialmente um planeta, para nós, continuará sendo! E não há como deixá-lo de fora de uma lista com a temperatura dos planetas do Sistema Solar. Olha só que interessante:

  • as temperaturas rondam os -225ºC
  • ainda assim, há água líquida em sua crosta

Legal conhecer a temperatura dos planetas do Sistema Solar, né? Mas, só para efeitos de comparação, se achou os primeiros quentes, imagine como é o Sol!

Segundo a Nasa, o astro-rei, em seu núcleo, chega a impressionantes 15 milhões de graus Celsius. Conforme vamos chegando à superfície, isso desce para 5.500°C. Por fim, a coroa solar tem, nada menos, que 2 milhões de graus Celsius! Fresquinho, né?

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários