Quem assistiu a filmes futurísticos, como Juízes e Exterminador do Futuro, pode estar prestes a ver as projeções cinematográficas virarem realidades! A empresa de Elon Musk revelou mais detalhes sobre o projeto do Robotaxi Tesla. Anteriormente previsto para agosto, o lançamento agora deve ocorrer no dia 10 de outubro em um evento que promete ser o mais importante do ano.
Durante a Carta de Atualização do 2º trimestre de 2024 e a teleconferência de resultados, o próprio Musk confirmou detalhes sobre o veículo autônomo. Por exemplo, sua produção na Giga Texas, sede global de produção da Tesla. Além disso, o processo de fabricação “unboxed”. Em resumo, trata-se da divisão da montagem em pequenos grupos, com funcionários trabalhando simultaneamente em partes diferentes do carro.
LEIA MAIS: Não fique para trás: veja como usar a IA no mercado de trabalho
Assim, ao final, estas peças são montadas em um ponto só. De fato, a produção local do Robotaxi representa um aumento na capacidade das fábricas existentes da empresa.
Como é o projeto do Robotaxi da Tesla?
Como adiantamos por aqui, o Robotaxi só viria no fim do ano, mas diante do anúncio da chinesa Didi em produzir veículos robotizados em massa, claro que Musk decidiu apressar a produção. A princípio, o objetivo é que os carros não apenas ofereçam transporte, mas gerem renda. Assim, o proprietário ou proprietária pode liberar o veículo para levar passageiros por um aplicativo, similar aos serviços de carona.
No entanto, apesar de operarem de forma autônoma, os controles do motorista ainda estarão presentes para que o condutor assuma o controle se necessário. Ademais, o projeto de serviços de transporte por demanda depende do sucesso do programa de Condução Autônoma Completa (FSD) da Tesla.
Sobre isso, Musk expressou otimismo quanto aos avanços, especialmente com a versão 12.5. Esta, segundo ele, promete uma melhoria na condução autônoma supervisionada.
Mas, também há críticas
Claro que um lançamento da Tesla não viria sem uma pitada de controvérsia, né? Inclusive, a iniciativa do projeto do Robotaxi enfrenta ceticismo. Só para exemplificar, a Yahoo Finance trouxe apontamentos de Jeffrey Osborne, diretor-gerente da TD Cowen, banco de investimentos. O especialista sugere que, apesar dos avanços nos últimos cinco anos, a Tesla ainda precisa demonstrar o progresso técnico, como na quantidade de intervenções por milha ou minuto.
LEIA MAIS: Como saber se a bateria do seu carro está prestes a acabar? Atenção para os sinais!
Osborne também criticou a abordagem do projeto do Robotaxi da Tesla em usar apenas câmeras e IA, em contraste com outras montadoras. Nelas, utiliza-se um conjunto de sensores e software. Ele acredita que, para superar a concorrência, a empresa de Musk precisará de um veículo especificamente construído para essa finalidade, cujos detalhes só serão revelados em outubro.
Com ou sem críticas, a Tesla mantém seus planos de lançar novos modelos de veículos mais acessíveis na primeira metade de 2025. Para isso, deve integrar tecnologias de suas plataformas atuais e de próxima geração. A princípio, a produção destes novos modelos pode ser nas mesmas linhas de fabricação dos veículos atuais.