Samsung passa Apple e assume liderança na venda de celulares – chinesa fica em 3°

Um dos motivos para a queda das vendas da Apple é a concorrência com marcas chinesas

por Luciana Gomides
| Em 20/04/2024 às 07:00

Com mais de 60 milhões de aparelhos vendidos, a Samsung volta a assumir a liderança na venda de celulares em todo o mundo, deixando a Apple em segundo lugar. Os dados são da empresa de pesquisa IDC e se referem aos três primeiros meses do ano. Com isso, mostram o quanto o mercado anda competitivo e, sobretudo, o impacto que a empresa da maçã parece sofrer.

Segundo o relatório, o grande responsável pelo sucesso é o modelo Samsung Galaxy S24, cujo lançamento se deu no início deste ano. Com isso, a marca angariou 20,8% da cota global, ainda que apresente uma ligeira queda de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA MAIS: 12 maneiras de otimizar o desempenho do seu roteador Wi-Fi

Já a Apple comercializou 50,1 milhões de aparelhos, correspondendo a 17,3% da cota mundial. Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, foram 5 milhões de unidades a mais, levando-a à cota de 20,6%. Sendo assim, a queda no volume de vendas foi maior que a da marca sul-coreana: 9,6%.

Por que os números da Apple em celulares caíram tanto?

A princípio, os relatórios indicam que a venda dos modelos de iPhone tiveram uma queda de 10% no primeiro trimestre de 2024. Isso se deve principalmente à crescente competição por parte dos fabricantes de celulares Android. Só para ilustrar, de janeiro a março, os envios globais de smartphones aumentaram 7,8%, alcançando um total de 289,4 milhões de unidades.

Foi justamente nesse contexto que a Samsung conseguiu retomar o primeiro lugar da Apple. Isto é, enquanto uma “comia” uma parcela importante das vendas com seus lançamentos, a outra via seu volume diminuir mediante a concorrência. O mais interessante é que essa queda veio após um desempenho forte no trimestre que terminou em dezembro, quando a empresa superou a Samsung como o maior fabricante de telefones do mundo.

Naquela época, o principal impulsionador foi o iPhone 15. No entanto, outro fator desfavorável para a Apple é a influência crescente de marcas chinesas como Huawei e Xiaomi. Ambas também ganharam participação de mercado graças aos seus dispositivos e preços competitivos.

Só para exemplificar, a Xiaomi, um dos principais fabricantes de smartphones da China, consolidou-se em terceiro lugar no mercado, conquistando uma participação de 14,1% no primeiro trimestre de 2024.

Ainda há chances de recuperação

Ok, os números iniciais não são nada animadores, mas o ano não está perdido para a Apple. Afinal, a empresa não teve lançamento de celular em 2024 e isso pode ajudar a mudar a situação atual.

Ademais, em junho, ocorre a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), evento no qual a marca tradicionalmente mostra as atualizações de software que chegam ao iPhone, iPad e outros dispositivos.

Inclusive, espera-se que a Apple anuncie o iOS 18, bem como a chegada de mais recursos de inteligência artificial aos seus aparelhos. Sendo assim, mais uma chance de resgatar e motivar os usuários a buscar seus modelos disponíveis no mercado.

LEIA MAIS: 4 ferramentas para detectar textos gerados por IA ou humanos

Por fim, em setembro, a expectativa é de anúncio do iPhone 16, sobre o qual, por enquanto, não há nenhuma novidade confirmada. Entretanto, é o momento mais importante da empresa e que permite impulsionar as vendas para o final do ano.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários