Nos últimos meses, é totalmente comum nos depararmos com textos que nos deixam com uma dúvida cruel: foram escritos por uma mente humana ou gerados por inteligência artificial?
Diante dessa incerteza, ferramentas específicas podem nos auxiliar nesse processo de verificação. Saiba mais sobre algumas dessas opções e entenda como elas podem ser úteis!
LEIA MAIS: Alucinações de IA: 6 vezes que Gemini e ChatGPT foram longe demais!
1. Copyleaks
O Copyleaks se destaca por sua precisão na identificação de textos gerados por IA, especialmente quando se trata do ChatGPT e Gemini. Além de determinar se o conteúdo é artificial ou humano, ele também destaca as frases que provavelmente foram geradas por IA.
Disponível como um site e uma extensão do Chrome, o Copyleaks oferece uma versão gratuita, tornando-se acessível a todos. É preciso entrar no site e fazer o cadastro para usá-lo.
2. Quillbot
Para uma verificação adicional, o Quillbot entra em cena. Afinal, uma segunda opinião é sempre válida, não é mesmo? Esta não apenas mostra a porcentagem de texto gerado por IA, mas também oferece recursos adicionais. No entanto, sua versão gratuita possui um limite de palavras, o que pode ser uma consideração importante.
3. Originality AI
Essa ferramenta paga oferece uma solução abrangente para detecção de IA, incluindo verificador de plágio, verificador de fatos e scanner de legibilidade. Além de mostrar a porcentagem de conteúdo possivelmente gerado por IA, o Originality AI oferece diferentes opções de entrada, como upload de arquivo ou digitalização de um site inteiro.
4. Smodin
Chegamos a uma opção um pouco mais conhecida em território nacional. Funciona de forma parecida com as ferramentas mencionadas anteriormente, oferecendo um número de conteúdos gratuitos que podem ser verificados por semana.
Tem limite de 5000 caracteres a cada verificação, e tem suporte para vários idiomas, incluindo o português, o que é uma grande vantagem em comparação a algumas outras ferramentas.
Segundo o site da Smodin, sua precisão é de 91% dos documentos de IA sendo considerados como tal, e 99% dos documentos humanos sendo considerados como feitos por humanos.
Quão precisas são essas ferramentas?
Ao comparar textos gerados por IA com textos escritos por humanos, essas ferramentas mostram bons resultados em termos de precisão, porém longe de serem perfeitas.
LEIA MAIS: 9 recursos avançados do ChatGPT que você precisa conhecer
Nesse sentido, é preciso destacar que cada pessoa tem uma forma de escrever textos diversos. Ou seja, a depender da situação, é possível que as ferramentas confundam textos gerados por humanos com textos gerados por IA, já que ambos podem ser parecidos em vários aspectos, especialmente se o conteúdo tiver um tom mais sério. Então, fica o alerta!
As ferramentas podem servir como um grande alicerce de apoio na identificação, mas não são 100% certeiras ainda.
Independente disso, da próxima vez que se deparar com um texto suspeito, lembre-se: essas plataformas estão disponíveis para ajudá-lo a separar o humano do artificial!
0 comentários