Samsung passa Apple e assume liderança na venda de celulares – chinesa fica em 3°

Um dos motivos para a queda das vendas da Apple é a concorrência com marcas chinesas

| Em 20/04/2024 7:00

Com mais de 60 milhões de aparelhos vendidos, a Samsung volta a assumir a liderança na venda de celulares em todo o mundo, deixando a Apple em segundo lugar. Os dados são da empresa de pesquisa IDC e se referem aos três primeiros meses do ano. Com isso, mostram o quanto o mercado anda competitivo e, sobretudo, o impacto que a empresa da maçã parece sofrer.

Segundo o relatório, o grande responsável pelo sucesso é o modelo Samsung Galaxy S24, cujo lançamento se deu no início deste ano. Com isso, a marca angariou 20,8% da cota global, ainda que apresente uma ligeira queda de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA MAIS: 12 maneiras de otimizar o desempenho do seu roteador Wi-Fi

Já a Apple comercializou 50,1 milhões de aparelhos, correspondendo a 17,3% da cota mundial. Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, foram 5 milhões de unidades a mais, levando-a à cota de 20,6%. Sendo assim, a queda no volume de vendas foi maior que a da marca sul-coreana: 9,6%.

Por que os números da Apple em celulares caíram tanto?

A princípio, os relatórios indicam que a venda dos modelos de iPhone tiveram uma queda de 10% no primeiro trimestre de 2024. Isso se deve principalmente à crescente competição por parte dos fabricantes de celulares Android. Só para ilustrar, de janeiro a março, os envios globais de smartphones aumentaram 7,8%, alcançando um total de 289,4 milhões de unidades.

Foi justamente nesse contexto que a Samsung conseguiu retomar o primeiro lugar da Apple. Isto é, enquanto uma “comia” uma parcela importante das vendas com seus lançamentos, a outra via seu volume diminuir mediante a concorrência. O mais interessante é que essa queda veio após um desempenho forte no trimestre que terminou em dezembro, quando a empresa superou a Samsung como o maior fabricante de telefones do mundo.

Naquela época, o principal impulsionador foi o iPhone 15. No entanto, outro fator desfavorável para a Apple é a influência crescente de marcas chinesas como Huawei e Xiaomi. Ambas também ganharam participação de mercado graças aos seus dispositivos e preços competitivos.

Só para exemplificar, a Xiaomi, um dos principais fabricantes de smartphones da China, consolidou-se em terceiro lugar no mercado, conquistando uma participação de 14,1% no primeiro trimestre de 2024.

Ainda há chances de recuperação

Ok, os números iniciais não são nada animadores, mas o ano não está perdido para a Apple. Afinal, a empresa não teve lançamento de celular em 2024 e isso pode ajudar a mudar a situação atual.

Ademais, em junho, ocorre a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), evento no qual a marca tradicionalmente mostra as atualizações de software que chegam ao iPhone, iPad e outros dispositivos.

Inclusive, espera-se que a Apple anuncie o iOS 18, bem como a chegada de mais recursos de inteligência artificial aos seus aparelhos. Sendo assim, mais uma chance de resgatar e motivar os usuários a buscar seus modelos disponíveis no mercado.

LEIA MAIS: 4 ferramentas para detectar textos gerados por IA ou humanos

Por fim, em setembro, a expectativa é de anúncio do iPhone 16, sobre o qual, por enquanto, não há nenhuma novidade confirmada. Entretanto, é o momento mais importante da empresa e que permite impulsionar as vendas para o final do ano.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Com cerca de 78,32 milhões de novos carros de passeio vendidos - um crescimento de 10% em comparação a 2022 -, o mercado automotivo global passou por um momento importante em 2023. Isso porque, pela primeira vez, um carro elétrico conquistou a liderança no ranking de...

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Imagine transformar seu smartphone em um dispositivo capaz de enxergar através de objetos. Parece coisa de ficção científica, digna de um enredo do Super-Homem, mas pesquisadores deram um grande passo para tornar isso realidade. Isso porque eles desenvolveram um chip...

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

Quando o carro não quer pegar, é uma situação extremamente frustrante que pode arruinar seus planos. Embora existam inúmeras razões para que isso aconteça, há algumas medidas práticas que você pode realizar para identificar e, muitas vezes, resolver o problema por...

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre o tema tecnologia! Neste desafio, você encontrará seis termos relacionados ao universo tecnológico, cuidadosamente escondidos em uma grade de letras. Para completar o desafio, utilize seu raciocínio lógico e conhecimento...

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Se você dorme com os braços curvados para dentro, pode ser que você tenha o hábito de dormir com “braços de T-Rex”. Esse termo curioso, que se popularizou nas redes sociais, refere-se à posição em que os braços ficam dobrados perto do peito durante o sono, lembrando a...

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Você se lembra qual foi a sua primeira mensagem enviada no WhatsApp? Provavelmente não, né? Mas, graças a uma das últimas atualizações da plataforma, ficou muito mais fácil encontrar conversas num chat. Quem sabe, descobrir qual foi o seu primeiro contatinho. De fato,...

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

Com o passar dos anos, nosso endereço de e-mail pode se tornar um reflexo do passado que já não corresponde à nossa realidade atual. Seja por razões de segurança, praticidade ou até mesmo para acompanhar as mudanças em nossas vidas, saber quando é o momento certo para...

0 comentários

Pin It on Pinterest