Regra dos 5 segundos: é seguro comer alimentos que caem no chão?

Veja o que estudos revelam sobre a segurança de alimentos que tocam o chão.

por Jéssica Bernardo
| Em 15/12/2024 às 08:53

A “regra dos cinco segundos” é uma crença popular que sugere que, se você pegar rapidamente um alimento que caiu no chão, ele ainda está seguro para consumo. Mas será que essa ideia tem base científica?

O que é a regra dos 5 segundos?

A “regra dos cinco segundos” é simples: alimentos que caem no chão por menos de cinco segundos supostamente não são contaminados, pois as bactérias não teriam tempo suficiente para se transferir.

Inclusive, essa crença é difundida globalmente, mas será que ela realmente protege você de ingerir alimentos contaminados?

LEIA MAIS: Por que pimenta faz o nariz escorrer? Entenda a ciência por trás!

Estudos científicos: o veredito

Diversas pesquisas foram conduzidas para testar essa regra. A seguir, vamos mostrar alguns dos principais estudos:

1. O estudo pioneiro de Jillian Clarke (2003)

Jillian Clarke, da Chicago High School for Agricultural Sciences, conduziu um experimento com ladrilhos contaminados por Escherichia coli. No teste, ela derrubou alimentos como biscoitos e gomas sobre os ladrilhos por apenas cinco segundos.

O resultado? As bactérias foram transferidas rapidamente para o alimento, contrastando com a ideia de que o pouco tempo de exposição ao chão seria seguro.

2. Pesquisas de Paul Dawson e a Salmonella (2007)

Na Clemson University, o cientista Paul Dawson testou a transferência de Salmonella typhimurium para alimentos como salsichas.

No entanto, mesmo após menos de cinco segundos, mais de 99% das bactérias presentes no piso contaminado foram transferidas para o alimento.

3. Estudos de Anthony Hilton e os tipos de piso (2014)

Anthony Hilton, da Aston University, testou diferentes pisos (carpetes, azulejos e laminados) e alimentos com tempos de contato variando entre três e 30 segundos.

Desta forma, ele observou que, embora o tempo de exposição influenciasse a contaminação, a transferência bacteriana começava imediatamente.

Seus resultados também sugeriram que a “regra dos cinco segundos” tem diferenças, mas não é uma garantia de segurança.

4. A pesquisa de Donald Schaffner (2016)

Por fim, Donald Schaffner, da Rutgers University, estudou a transferência de Enterobacter aerogenes para alimentos como melancia, pão e gomas.

Ele concluiu que a contaminação ocorre instantaneamente, especialmente em superfícies lisas como aço inoxidável ou azulejos.

Então, sua pesquisa desmascarou a regra por completo, e mostrou que bactérias podem se transferir em frações de segundo.

Fatores que influenciam a contaminação

Embora os estudos desmintam a regra, vários fatores determinam o nível de contaminação de um alimento que cai no chão:

1. Tipo de superfície

Superfícies ásperas, como carpetes, tendem a transferir menos bactérias em comparação com pisos lisos. Mas, isso não significa que carpetes sejam completamente seguros.

2. Tipo de alimento

Alimentos úmidos, como melancia ou carne, são mais propensos a acumular bactérias devido à sua textura e retenção de umidade. Já alimentos secos, como biscoitos, têm menor risco, mas ainda podem ser contaminados.

3. Nível de contaminação do piso

De acordo com o microbiologista Charles P. Gerba, a cozinha é uma das áreas mais contaminadas da casa, superando até mesmo o banheiro em quantidade de bactérias. Isso porque pisos com restos de comida e alta circulação de pessoas oferecem condições ideais para a proliferação de micróbios como Salmonella e Campylobacter.

LEIA TAMBÉM: 5 alimentos que você pode fazer na air fryer… mas não imaginava!

É seguro comer alimentos do chão?

Bem, você já deve ter percebido com o que já apresentamos até aqui: de acordo com os especialistas, a resposta é um claro não. Inclusive, os estudos apresentados ressaltam que a transferência bacteriana é imediata, e não há como garantir que um alimento que caiu no chão esteja livre de micróbios perigosos.

Porém, é importante considerar o contexto. Isso porque nem todas as bactérias causam doenças graves, mas algumas, como Clostridium e Escherichia coli, podem resultar em intoxicação alimentar.

Dicas para evitar contaminações

Se você detesta desperdiçar comida, algumas precauções podem ajudar:

  • Enxágue o alimento: em frutas ou vegetais, lavar o alimento pode reduzir a contaminação, embora não elimine totalmente os micróbios.
  • Evite alimentos úmidos: alimentos com superfícies porosas, como carne, são mais difíceis de limpar.
  • Higienize o piso: manter o chão limpo reduz a quantidade de bactérias presentes, diminuindo o risco de contaminação.
  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Quais as principais diferenças entre o Threads e o Instagram?

Quais as principais diferenças entre o Threads e o Instagram?

Apesar de pertencerem à mesma empresa - a Meta -, as plataformas Threads e Instagram atendem a públicos distintos e oferecem experiências diferenciadas. Confira abaixo as principais diferenças entre elas. 1. Objetivo principal e foco das plataformas Desde o seu...

5 regras de ouro para criar senhas fortes e seguras

5 regras de ouro para criar senhas fortes e seguras

Quem nunca foi hackeado ou conhece algum amigo que sofreu com essa situação? Sem dúvidas, isso acontece com frequência e a segurança das senhas é peça chave para proteger nossas informações pessoais e profissionais.  Lembre-se que seguir algumas regras essenciais pode...

5 coisas para saber antes de comprar um celular Android

5 coisas para saber antes de comprar um celular Android

Escolher um novo celular pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando se trata do vasto universo Android, que é repleto de opções com características bem características diferentes. Por isso, antes de fazer sua escolha, é importante conhecer alguns pontos que...

O que fazer com uma bateria inchada? Veja causas e os perigos!

O que fazer com uma bateria inchada? Veja causas e os perigos!

Certamente você utiliza um ou mais dispositivos alimentados por baterias recarregáveis, como smartphones e consoles portáteis. Por isso, é indispensável entender os riscos associados às baterias de íons de lítio, especialmente quando elas incham. Esse fenômeno,...

Por que pimenta faz o nariz escorrer? Entenda a ciência por trás!

Por que pimenta faz o nariz escorrer? Entenda a ciência por trás!

Quem nunca saboreou um prato apimentado e, de repente, sentiu o nariz escorrer? Esse fenômeno curioso está diretamente relacionado à reação do nosso corpo à capsaicina, o composto químico presente nas pimentas que provoca a sensação de “queimação”. Mas por que isso...

WhatsApp testa recurso para evitar perda de mensagens importantes

WhatsApp testa recurso para evitar perda de mensagens importantes

O WhatsApp está testando uma funcionalidade para auxiliar os usuários a gerenciarem mensagens não lidas e atualizações de status. Atualmente disponível na versão beta para Android (v2.24.25.29), o recurso “Lembretes” foi identificado inicialmente pelo site...

“Houston, we have a problem”: O que aconteceu na missão Apollo 13?

“Houston, we have a problem”: O que aconteceu na missão Apollo 13?

A missão Apollo 13, lançada em 11 de abril de 1970, foi projetada para ser a terceira viagem tripulada ao solo lunar. Composta pelos astronautas James Lovell, Fred Haise e John “Jack” Swigert, a equipe enfrentou um incidente crítico que redefiniu o curso da missão, e...

Aplicativo prevê data da morte de usuários com IA e ciência

Aplicativo prevê data da morte de usuários com IA e ciência

Uma nova aplicação chamada “Death Clock” utiliza inteligência artificial para estimar o tempo de vida restante de seus usuários. A ferramenta foi lançada recentemente, e vai além de calcular uma possível data de falecimento. Ela também incentiva os usuários a adotarem...

Por que temos unhas nos pés? Entenda as suas funções!

Por que temos unhas nos pés? Entenda as suas funções!

As unhas nos pés são estruturas aparentemente simples, mas a verdade é que elas têm uma grande importância para nossa evolução e fisiologia. Essas placas compostas de queratina são vestígios de uma adaptação evolutiva que remonta aos primatas ancestrais. Mas qual é o...

Será que chorar é realmente bom para você? Entenda!

Será que chorar é realmente bom para você? Entenda!

Chorar é uma das expressões mais humanas e universais das emoções. Desde um bebê pedindo conforto até um adulto enfrentando uma perda, o ato de derramar lágrimas está profundamente enraizado na nossa experiência como seres humanos. Mas por que exatamente choramos? E...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *