Escrever o nome na areia, é coisa do passado! A moda agora é escrever o nome no espaço! E para isso, você conta com a ajuda da NASA!
No último dia 24 de dezembro, a Agência Espacial Americana (NASA) deu uma chance aos atrasadinhos de plantão. Segundo publicação em suas redes sociais, a agência dá uma oportunidade de presentear aqueles que você ama com a Mensagem em uma Garrafa.
LEIA MAIS: Cerveja do Futuro: Marca brasileira cria bebida 100% com uso de Inteligência Artificial
Até o dia 31 de dezembro, qualquer pessoa de qualquer país pôde enviar seu nome para a missão Europa Clipper. Inicialmente, a expedição parte para Júpiter em outubro de 2024. Porém, já estamos em janeiro de 2024, a página continua disponível para registros de nomes, e conseguimos fazer nossos registros. Então vale a pena tentar ainda!
Os nomes, então, serão gravados em microchips da sonda, que fará uma viagem de 2,9 bilhões de quilômetros até chegar ao planeta. A missão deve chegar a Júpiter em 2030.
De acordo com a NASA, 2,5 milhões de nomes já estão cadastrados no site oficial, incluindo 56 mil brasileiros.
Como escrever o nome no espaço?
Para participar, basta acessar o site da NASA e inserir o nome e sobrenome. Os nomes serão gravados pelo Laboratório de Microdispositivos de Propulsão a Jato da NASA.
Para isso, será utilizado um microchip de silício do tamanho de uma moeda, por meio de um sistema que usa feixe de elétrons. As gravações serão microscópicas, de forma que cada linha de texto terá menos de 1/1000 da largura de um fio de cabelo.
Objetivo da missão
Ok, a iniciativa é muito interessante, mas o objetivo da Europa Clipper não é, exatamente, escrever nomes no espaço! A princípio, a expedição visa confirmar se Europa, uma das luas de Júpiter, possui condições para abrigar vida.
Conforme a própria NASA, “os cientistas têm quase certeza de que, por baixo da crosta gelada e em constante mudança de Europa, existe um vasto oceano de água salgada que contém quase o dobro da quantidade de água dos oceanos da Terra”.
Além disso, de acordo com informações da agência, a lua tem uma fina atmosfera de oxigênio e água em abundância. Portanto, ela é considerada um dos melhores lugares do nosso sistema solar para buscar vida.
LEIA MAIS: Surgimento de novo oceano na África pode dividir continente – Entenda!
Vale ressaltar que a Europa Clipper fará várias passagens sobre a lua, coletando dados sobre sua superfície e atmosfera. Com isso, os cientistas esperam que as informações obtidas pela missão ajudem a determinar se Europa é habitável.
E aí, vai escrever seu nome no espaço ou ainda se contenta em desenhar na casca da árvore?