Surgimento de novo oceano na África pode dividir continente – Entenda!

por Luciana Gomides
| Em 27/12/2023 às 21:30
Fenda de Afar

A ciência, sem dúvidas, nos presenteia com revelações fascinantes (algumas vezes, até preocupantes). Mas, uma das mais recentes está prestes a transformar inclusive a geografia mundial. Pesquisadores preveem o surgimento de um novo oceano na África mais cedo do que imaginavam. Entenda!

Inicialmente, o novo oceano deve submergir na região de Afar. Antes previsto para submergir em até 10 milhões de anos, o fenômeno está desafiando as expectativas dos especialistas.

Contagem regressiva para um novo oceano na África

As previsões vêm do estudo da geocientista Cynthia Ebinger, da Universidade de Tulane, e sua equipe. Conforme as pesquisas, as expectativas iniciais para a formação do oceano deram estimativas de 5 a 10 milhões de anos.

No entanto, a geografia mundial deve mudar em um período significativamente mais curto, talvez até 1 milhão de anos. E onde vai nascer o novo oceano na África? Na região de Afar, palco de um intrincado encontro de três placas tectônicas – a Africana, a Arábica e a Somaliana.

Aliás, a própria geologia do lugar explica bastante o fenômeno. Especialistas observam uma pressão constante dessas forças titânicas. Consequentemente, uma fenda está se expandindo, sinalizando a eventual formação do novo oceano.

No entanto, não se trata de algo exatamente novo. Só para exemplificar, Ebinger compara o processo a uma expansão do Mar Vermelho.

Evidências sísmicas mostram o novo oceano na África

Mas, desde quando a ciência prevê a formação de mais um oceano no planeta? A princípio, uma série de 420 terremotos e atividades vulcânicas na Etiópia, em 2005, revelou uma fenda de 60 quilômetros em Afar (vide imagem de destaque).

Foi aí que outra pesquisadora, a geofísica Atalay Ayele, identificou três fontes de magma responsáveis por esse episódio. O estudo, publicado em 2009, previu a formação de uma “fenda oceânica incipiente”, impulsionando as pesquisas recentes que validam essas previsões.

Inegavelmente, cientistas desviaram sua atenção para toda essa movimentação. Neste sentido, um grupo, que incluiu Ayele e Ebinger, publicou novo estudo, desta vez, no periódico Tectonophysics. Nele, apresentou um modelo em 3D das ações geológicas na região.

Eles detectaram novas crostas balsâmicas e uma camada mais fina sob a Depressão de Afar. Esses padrões indicam uma zona de início de expansão do assoalho marinho, acelerando a formação do novo oceano na África.

Ainda há incertezas sobre o tempo

Embora as pesquisas indiquem um prazo de menos de um milhão de anos para a formação do novo oceano, a geocientista destaca a imprevisibilidade dos eventos geológicos. Terremotos e erupções vulcânicas, por exemplo, podem acelerar ou retardar esse processo monumental.

Projeção da divisão do continente

O desafio é que a ciência contemporânea ainda não consegue prever esses eventos com precisão. Mas, além de proporcionar percepções sobre eventos que ocorrerão em centenas de milhares de anos, as pesquisas sobre a fenda em Afar têm objetivos práticos.

Só para exemplificar, os estudos buscam criar modelos sísmicos avançados que possam prever com maior precisão catástrofes ambientais futuras. Com isso, auxiliam na preparação e defesa contra fenômenos naturais.

Em suma, a descoberta do novo oceano na África não é apenas uma revelação científica extraordinária, mas também uma jornada rumo ao desconhecido. O futuro nos reserva maravilhas além da nossa imaginação, e cada nova descoberta nos aproxima do entendimento completo do planeta.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários