Origem das placas tectônicas: novo achado surpreende cientistas

Pesquisadores acreditam que a origem das placas tectônicas está ligada ao impacto com Theia

por Luciana Gomides
| Em 04/08/2024 às 14:00
Freepik.

A origem das placas tectônicas, aquelas estruturas que a gente estuda desde os tempos de escola, sempre intrigou a comunidade científica. Tanto que as pesquisas sobre elas nunca cessam. E, recentemente, um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters trouxe uma nova perspectiva sobre o mistério: a resposta pode estar no espaço.

Pois é, segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a colisão entre a Terra e Theia, um antigo protoplaneta, pode ter originado tanto a Lua quanto as placas tectônicas. Eita! Vamos saber mais sobre isso?

Leia mais: Chimpanzés podem ter conversas tão caóticas quanto as humanas, diz estudo!

A colisão que moldou o planeta e pode explicar a origem das placas tectônicas

A princípio, a hipótese central do estudo está no impacto colossal entre a Terra e Theia. O fenômeno ocorreu há bilhões de anos e, conforme pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, deixou restos de Theia no manto terrestre.

Ao que tudo indica, estes materiais criaram grandes “bolhas” de magma que, então, provocaram o calor necessário para ativar os blocos rochosos. São estes segmentos que atualmente compõem as placas tectônicas.

Para apoiar essa teoria, os cientistas apontam para evidências encontradas em Jack Hills, uma cadeia de colinas na Austrália Ocidental. No local, descobriu-se cristais de zircão que se formaram há mais de quatro bilhões de anos.

Supostamente, estes cristais indicam a subducção de placas, ou seja, um afundamento delas. Isso sugere que as atividades tectônicas já ocorriam desde aquela época.

Leia mais: Solo ‘inteligente’ aumenta produção em 138% com menos água

Relação de Theia e as placas tectônicas

Se pulou as aulas de Geografia, vamos lembrar alguns conceitos. De modo geral, as placas tectônicas são lajes de rocha gigantescas que compõem a superfície da Terra. Elas se movem e interagem de tal forma a moldar a paisagem do planeta.

Em outras palavras, essas placas podem colidir, afastar-se e deslizar umas pelas outras. Só para ter uma ideia dos efeitos destes movimentos, estas placas podem causar, por exemplo, terremotos. Ainda, formar montanhas e criar vulcões.

A teoria que explica a origem das placas tectônicas é um pilar da geologia moderna. Afinal, tenta desvendar não apenas a distribuição de fenômenos geológicos, mas também a evolução da própria Terra.

E onde entra Theia nesta história? Bom, este, por sua vez, foi um protoplaneta do tamanho de Marte que colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos. Essa colisão titânica, como já comentamos, seria a responsável pela formação da Lua e, segundo estes estudos recentes, pelo surgimento das placas tectônicas.

Ou seja, os destroços de Theia, integrados ao manto terrestre, podem ter criado as condições necessárias para o início do movimento tectônico. Aliás, um processo que continua a influenciar a geodinâmica do nosso planeta até hoje.

Leia mais: O “cometa do século” se aproxima da Terra: saiba quando e como vê-lo!

A hipótese do núcleo terrestre

Embora a ideia da colisão entre a Terra e Theia seja intrigante, há outra possibilidade sobre a origem das placas tectônicas: a formação do núcleo terrestre. De modo geral, este processo também produziu calor suficiente para iniciar as atividades tectônicas. Ao contrário da anterior, a hipótese dos restos de Theia no manto terrestre formarem as placas tectônicas cairia por terra.

Vale frisar que, apesar da confiança no modelo de Theia, os pesquisadores reconhecem dificuldades. Uma delas é representar com precisão os estados físicos da Terra há bilhões de anos.

Por isso, Qian Yuan, autor do estudo, destaca a importância de futuros testes para validar a teoria. Ou seja, a comunidade científica precisa explorar mais profundamente essas questões para, então, obter uma compreensão mais completa da origem das placas tectônicas.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

Espelhar o celular na TV pode melhorar bastante a sua experiência de consumo de mídia, já que possibilita que você veja vídeos, fotos e outros conteúdos em uma tela maior e com melhor qualidade de som. Pensando nisso, apresentaremos a você algumas maneiras práticas de...

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, desenvolveram uma bateria estrutural feita de fibra de carbono, que, além de armazenar energia, atua também como parte da estrutura de veículos e gadgets. E como uma de suas vantagens temos que essa...

Cientistas criam perna robótica movida a músculos artificiais

Cientistas criam perna robótica movida a músculos artificiais

Pesquisadores da ETH Zurich e do Instituto Max Planck estão desenvolvendo uma perna robótica movida por músculos artificiais. Diferente dos robôs tradicionais, que dependem de motores elétricos, essa nova tecnologia utiliza atuadores eletro-hidráulicos para gerar...

Apple Watch passará a detectar apneia do sono; entenda como funcionará!

Apple Watch passará a detectar apneia do sono; entenda como funcionará!

Apple está introduzindo uma funcionalidade de detecção de apneia do sono em seus relógios inteligentes, que vai ajudar os usuários a monitorarem a sua saúde noturna. Anunciada durante o evento de lançamento do iPhone 16, ocorrido no último dia 09, a nova função do...

Meditação Mindfulness ajuda a controlar dores do corpo, aponta estudo

Meditação Mindfulness ajuda a controlar dores do corpo, aponta estudo

Um estudo da Universidade da Califórnia, San Diego, publicado recentemente na revista *Biological Psychiatry*, trouxe novas informações sobre como a meditação mindfulness consegue aliviar a dor por meio de mecanismos neurais distintos daqueles envolvidos no conhecido...

YouTubers criam réplica funcional de iPhone com 2 metros de altura

YouTubers criam réplica funcional de iPhone com 2 metros de altura

Um grupo de YouTubers resolveu encarar o desafio de construir uma réplica gigante e funcional do iPhone 15 Pro Max. Matthew Perkins, do canal DIY Perks, e Arun Maini, do canal MrWhoseTheBoss, se uniram para construir uma réplica de aproximadamente 2 metros e cerca de...

Google: Ferramenta de prova virtual de roupas é atualizada!

Google: Ferramenta de prova virtual de roupas é atualizada!

Na última quinta-feira, dia 5 de setembro, o Google anunciou a expansão de sua ferramenta de prova virtual. A partir de agora, o usuário poderá usar o poder da IA para ver como ficaria usando vestidos disponíveis no Google Shopping. A funcionalidade, que utiliza IA...

Lenovo apresenta notebook com dobradiça motorizada que vira tablet

Lenovo apresenta notebook com dobradiça motorizada que vira tablet

Durante a IFA 2024, a Lenovo chamou atenção ao revelar seu mais recente conceito de notebook: o "Auto Twist AI PC", um dispositivo que torna a interação com computadores portáteis no mínimo diferente. Afinal, este novo conceito apresenta uma dobradiça motorizada e...