Apesar de pertencerem à mesma empresa – a Meta -, as plataformas Threads e Instagram atendem a públicos distintos e oferecem experiências diferenciadas. Confira abaixo as principais diferenças entre elas.
1. Objetivo principal e foco das plataformas
Desde o seu lançamento, o Instagram foi projetado como uma rede social visualmente orientada. Ou seja, a plataforma é ideal para compartilhar fotos, vídeos e momentos criativos do dia a dia.
Por exemplo, Reels e Stories são recursos populares na plataforma cuja prioridade é a narrativa visual. Isso torna o Instagram um espaço para influenciadores, marcas e usuários casuais exibirem estilo de vida, produtos e conteúdos inspiradores e até motivadores.
Em contrapartida, o Threads tem como foco a comunicação baseada em texto. Portanto, a ideia principal é criar um ambiente para discussões, debates e atualizações em tempo real.
LEIA MAIS: 5 regras de ouro para criar senhas fortes e seguras
Trazendo uma abordagem similar ao X (antigo Twitter), ele é uma opção para aqueles que buscam compartilhar ideias e se engajar em conversas com seu público, sem a necessidade de se apoiar no apelo visual.
2. Natureza do engajamento
As interações no Instagram são guiadas pelo apelo visual. Portanto, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são as principais formas de engajamento. Recursos como enquetes nos Stories e marcações em postagens também aumentam as interações entre os usuários.
Além disso, as empresas utilizam a plataforma para se conectar com clientes por meio de promoções visuais.
Por outro lado, no Threads, as interações são mais textuais e diretas. Nesse caso, respostas, repostagens e curtidas formam o núcleo do engajamento.
As conversas priorizam na maioria das vezes o conteúdo escrito, criando um espaço para debates ou para atualizações instantâneas sobre diferentes tópicos.
3. Público-alvo
Por atender a um público amplo, o Instagram é utilizado tanto por usuários casuais quanto por empresas, influenciadores e criadores de conteúdo. Assim, é uma plataforma que mistura entretenimento, inspiração e vendas. Isso o torna uma ferramenta versátil, usada tanto para propósitos pessoais e comerciais.
Já o Threads atrai um público mais interessado em interações rápidas e discussões textuais. Dessa forma, sua base de usuários tende a incluir jornalistas, pensadores, marcas que desejam promover engajamento direto e indivíduos que querem acompanhar notícias e tendências em tempo real.
4. Interface e experiência do usuário
No Instagram, a interface é projetada com enfoque para imagens e vídeos. A navegação é intuitiva, com ênfase em feeds repletos de imagens e vídeos, e com seções dedicadas como Stories e Reels. Inclusive, a experiência de rolar o feed é quase hipnotizante, o que é um convite para o consumo passivo de conteúdo por horas e mais horas.
O Threads, porém, traz uma interface mais simples e minimalista, com um layout voltado para o texto, que prioriza a clareza e a agilidade. Essa simplicidade torna o Threads mais adequado para acompanhar notícias e novidades em tempo real, sem distrações visuais excessivas.
5. Algoritmo e alcance
O algoritmo do Instagram é altamente refinado e baseado em aprendizado de máquina. Isso significa que ele favorece conteúdo de interesse do usuário, dando destaque a postagens com mais engajamento, que leva em conta interações anteriores, curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo o tempo gasto em determinadas postagens.
Para criadores e marcas, isso significa que é preciso investir em estratégias de marketing visual para conquistar um alcance mais expressivo. Elementos como vídeos curtos, reels e imagens esteticamente atraentes tendem a alcançar maior visibilidade.
LEIA TAMBÉM: 5 coisas para saber antes de comprar um celular Android
No Threads, por sua vez, o algoritmo é mais voltado à cronologia e à relevância do tópico. Com isso, atualizações recentes ou tópicos em alta aparecem em destaque, auxiliando o usuário a acessar debates instantâneos e atualizações importantes, e incentivando um consumo de informações mais dinâmico e direto.
Além disso, a menor dependência de um algoritmo baseado em aprendizado de máquina cria um ambiente menos competitivo para criadores de conteúdo.
6. Possibilidades para criadores e marcas
Por trazer uma ampla gama de ferramentas, como shopping integrado, parcerias com influenciadores e promoções pagas, o Instagram é um ecossistema poderoso para criadores de conteúdo e marcas que buscam construir presença online e gerar receita.
Já o Threads, embora ainda esteja em crescimento, oferece oportunidades para marcas e criadores se conectarem diretamente com seu público por meio de discussões e mensagens diretas. Então, sem a pressão do Instagram de criar conteúdo visualmente elaborado, o foco está mais na construção de relações autênticas e até mesmo mais informais.
0 comentários