Quais as principais diferenças entre o Threads e o Instagram?

Entenda as diferenças que definem essas redes sociais da Meta e escolha a rede social ideal para você!

por Jéssica Bernardo
| Em 17/12/2024 às 08:07

Apesar de pertencerem à mesma empresa – a Meta -, as plataformas Threads e Instagram atendem a públicos distintos e oferecem experiências diferenciadas. Confira abaixo as principais diferenças entre elas.

1. Objetivo principal e foco das plataformas

Desde o seu lançamento, o Instagram foi projetado como uma rede social visualmente orientada. Ou seja, a plataforma é ideal para compartilhar fotos, vídeos e momentos criativos do dia a dia.

Por exemplo, Reels e Stories são recursos populares na plataforma cuja prioridade é a narrativa visual. Isso torna o Instagram um espaço para influenciadores, marcas e usuários casuais exibirem estilo de vida, produtos e conteúdos inspiradores e até motivadores.

Em contrapartida, o Threads tem como foco a comunicação baseada em texto. Portanto, a ideia principal é criar um ambiente para discussões, debates e atualizações em tempo real.

LEIA MAIS: 5 regras de ouro para criar senhas fortes e seguras

Trazendo uma abordagem similar ao X (antigo Twitter), ele é uma opção para aqueles que buscam compartilhar ideias e se engajar em conversas com seu público, sem a necessidade de se apoiar no apelo visual.

2. Natureza do engajamento

As interações no Instagram são guiadas pelo apelo visual. Portanto, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são as principais formas de engajamento. Recursos como enquetes nos Stories e marcações em postagens também aumentam as interações entre os usuários.

Além disso, as empresas utilizam a plataforma para se conectar com clientes por meio de promoções visuais.

Por outro lado, no Threads, as interações são mais textuais e diretas. Nesse caso, respostas, repostagens e curtidas formam o núcleo do engajamento.

As conversas priorizam na maioria das vezes o conteúdo escrito, criando um espaço para debates ou para atualizações instantâneas sobre diferentes tópicos.

3. Público-alvo

Por atender a um público amplo, o Instagram é utilizado tanto por usuários casuais quanto por empresas, influenciadores e criadores de conteúdo. Assim, é uma plataforma que mistura entretenimento, inspiração e vendas. Isso o torna uma ferramenta versátil, usada tanto para propósitos pessoais e comerciais.

Já o Threads atrai um público mais interessado em interações rápidas e discussões textuais. Dessa forma, sua base de usuários tende a incluir jornalistas, pensadores, marcas que desejam promover engajamento direto e indivíduos que querem acompanhar notícias e tendências em tempo real.

4. Interface e experiência do usuário

No Instagram, a interface é projetada com enfoque para imagens e vídeos. A navegação é intuitiva, com ênfase em feeds repletos de imagens e vídeos, e com seções dedicadas como Stories e Reels. Inclusive, a experiência de rolar o feed é quase hipnotizante, o que é um convite para o consumo passivo de conteúdo por horas e mais horas.

O Threads, porém, traz uma interface mais simples e minimalista, com um layout voltado para o texto, que prioriza a clareza e a agilidade. Essa simplicidade torna o Threads mais adequado para acompanhar notícias e novidades em tempo real, sem distrações visuais excessivas.

5. Algoritmo e alcance

O algoritmo do Instagram é altamente refinado e baseado em aprendizado de máquina. Isso significa que ele favorece conteúdo de interesse do usuário, dando destaque a postagens com mais engajamento, que leva em conta interações anteriores, curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo o tempo gasto em determinadas postagens.

Para criadores e marcas, isso significa que é preciso investir em estratégias de marketing visual para conquistar um alcance mais expressivo. Elementos como vídeos curtos, reels e imagens esteticamente atraentes tendem a alcançar maior visibilidade.

LEIA TAMBÉM: 5 coisas para saber antes de comprar um celular Android

No Threads, por sua vez, o algoritmo é mais voltado à cronologia e à relevância do tópico. Com isso, atualizações recentes ou tópicos em alta aparecem em destaque, auxiliando o usuário a acessar debates instantâneos e atualizações importantes, e incentivando um consumo de informações mais dinâmico e direto.

Além disso, a menor dependência de um algoritmo baseado em aprendizado de máquina cria um ambiente menos competitivo para criadores de conteúdo.

6. Possibilidades para criadores e marcas

Por trazer uma ampla gama de ferramentas, como shopping integrado, parcerias com influenciadores e promoções pagas, o Instagram é um ecossistema poderoso para criadores de conteúdo e marcas que buscam construir presença online e gerar receita.

Já o Threads, embora ainda esteja em crescimento, oferece oportunidades para marcas e criadores se conectarem diretamente com seu público por meio de discussões e mensagens diretas. Então, sem a pressão do Instagram de criar conteúdo visualmente elaborado, o foco está mais na construção de relações autênticas e até mesmo mais informais.

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *