Possível árvore bíblica é ‘ressuscitada’ a partir de semente de 1.000 anos

Possível árvore bíblica “ressuscitada”: pesquisadores revivem semente de 1.000 anos com propriedades medicinais

por Jéssica Bernardo
| Em 26/09/2024 às 11:55
Créditos: Sallon, S., Solowey, E., Gostel, M.R. et al

Uma descoberta impressionante no deserto da Judeia revelou uma árvore que pode estar ligada a referências bíblicas antigas. A árvore foi cultivada a partir de uma semente de 1.000 anos, resgatada de uma caverna por arqueólogos no final dos anos 1980.

A planta, batizada de “Sheba” pelos pesquisadores, pode representar uma espécie extinta que habitava a região há séculos.

As descobertas, feitas através de um estudo publicado no Communications Biology, sugerem que Sheba pode ser a fonte de um extrato medicinal mencionado várias vezes na Bíblia, o tsori.

Sallon, S., Solowey, E., Gostel, M.R. et al

LEIA MAIS: Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Origens e significado histórico

De acordo com a análise de radiocarbono, a semente de Sheba data de um período entre os anos 993 e 1202 d.C.

A região onde foi encontrada, o Levante Meridional (atual Israel, Palestina e Jordânia), já abrigou populações de árvores que foram extintas com o tempo.

A equipe de pesquisa acredita que Sheba pertence ao gênero Commiphora, da família Burseraceae, a mesma de plantas que produzem mirra e olíbano. Essas resinas foram muito valorizadas na antiguidade por suas propriedades aromáticas e medicinais.

Além disso, o extrato tsori é mencionado em diversos textos bíblicos, como em Gênesis, Jeremias e Ezequiel, sendo associado a propriedades curativas.

As características da árvore “Sheba”

Sheba já atingiu uma altura de cerca de três metros, o que permitiu aos cientistas descreverem suas características com mais detalhes. Contudo, a árvore ainda não produziu flores, o que torna difícil determinar com precisão sua espécie.

O que se sabe é que ela compartilha uma relação próxima com três espécies de Commiphora do sul da África: C. angolensis, C. neglecta e C. tenuipetiolata.

Por outro lado, a árvore parece menos relacionada à Commiphora gileadensis, que alguns pesquisadores acreditam ser a fonte do Bálsamo da Judeia, um incenso e perfume de prestígio na antiguidade. Inicialmente, os cientistas levantaram a hipótese de que Sheba poderia ser essa planta histórica, mas a ausência de compostos aromáticos levou à rejeição dessa ideia.

Propriedades medicinais da Sheba

Em vez de ser uma planta aromática, Sheba demonstrou possuir uma série de propriedades medicinais. Assim, análises químicas das folhas e resinas revelaram que a árvore é rica em triterpenoides pentacíclicos, compostos conhecidos por suas atividades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Além disso, os tecidos da árvore contêm esqualeno, um composto com propriedades antioxidantes e hidratantes para a pele.

Esses achados sustentam a hipótese de que Sheba pode ser uma espécie extinta do Levante, mencionada nos textos bíblicos por suas propriedades curativas, mas não como uma planta perfumada. Isso sugere que a árvore, e o tsori extraído de sua resina, pode ter tido um papel importante na medicina da antiguidade.

Próximos passos da pesquisa

Fato é que os pesquisadores ainda têm muito a descobrir sobre Sheba.  Isso porque, para identificar com mais precisão a espécie da árvore, será necessário que ela produza material reprodutivo, como flores e sementes. Essa fase será crucial para definir de forma conclusiva se a planta é, de fato, a fonte do tsori bíblico.

LEIA MAIS: Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Além disso, os cientistas pretendem aprofundar os estudos sobre os compostos medicinais presentes na árvore, especialmente no que diz respeito ao seu potencial anticancerígeno.

Enfim, as descobertas até o momento sugerem que Sheba pode estar intimamente ligada a referências bíblicas, como o tsori, um extrato medicinal mencionado nos textos sagrados. No entanto, embora ainda seja necessário mais tempo para identificar a espécie com precisão, o trabalho dos pesquisadores já revelou propriedades medicinais promissoras. Interessante, não é mesmo?


Referências:

Sallon, S., Solowey, E., Gostel, M.R. et al. Characterization and analysis of a Commiphora species germinated from an ancient seed suggests a possible connection to a species mentioned in the Bible. Commun Biol 7, 1109 (2024). https://doi.org/10.1038/s42003-024-06721-5

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *