Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Nova tecnologia do Google usa IA para detectar e rastrear pequenos incêndios em tempo quase real.

por Caio Póvoa
| Em 24/09/2024 às 14:11
Freepik

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios, visa detectar incêndios em estágios iniciais, possibilitando uma resposta mais rápida para equipes de brigadistas.

Sobre o sistema FireSat

LEIA MAIS: Novo grupo sanguíneo é identificado após 50 anos de mistério

Batizado de FireSat, o sistema foi desenvolvido para monitorar e identificar incêndios tão pequenos quanto uma sala de aula — cerca de 5 metros por 5 metros — em até 20 minutos. Com o uso de IA e imagens de satélite, o FireSat será capaz de fornecer informações em tempo quase real sobre a localização, tamanho e intensidade de incêndios florestais incipientes. Com isso, espera-se facilitar intervenções mais rápidas, antes que as chamas se espalhem.

A importância do sistema fica evidente diante do aumento de incêndios florestais em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, impulsionados por climas mais quentes e secos. Para se ter uma ideia, segundo dados do INPE, de 01/01/2024 até 22/09/2024, o satélite AQUA Tarde detectou 200.013 focos de incêndio no território brasileiro. Cerca de 50% deles foram localizados na Amazônia.

Até o momento, as equipes de combate a incêndios dependem de imagens de satélite de baixa resolução, que, de maneira geral, são atualizadas poucas vezes ao dia. Isso torna difícil a detecção de incêndios até que eles atinjam grandes proporções, como o tamanho de um campo de futebol.

Desenvolvimento e parcerias estratégicas

Para desenvolver o sistema, o Google Research trabalhou em colaboração com a Muon Space e o Environmental Defense Fund, com a finalidade de criar sensores infravermelhos customizados que pudessem detectar incêndios em pequena escala com mais precisão.

Além disso, a IA do FireSat irá analisar fatores como infraestruturas próximas e condições climáticas locais para validar a detecção de incêndios menores.

O modelo de detecção foi testado em queimadas controladas, o que ajudou a estabelecer uma base de dados para aprimorar os algoritmos de IA responsáveis pela identificação dos focos de incêndio.

O primeiro satélite dessa constelação será lançado no início do próximo ano pela Muon Space, e o restante dos satélites será enviado nos próximos anos, segundo o Google.

A operação será liderada pela Earth Fire Alliance, uma organização sem fins lucrativos criada para gerenciar o projeto FireSat. O Google.org contribuiu com US$ 13 milhões para financiar a iniciativa, com o apoio da Moore Foundation.

Benefícios ampliados do FireSat

Além de fornecer suporte para as operações de emergência, os dados gerados pelo FireSat ajudarão na criação de um registro histórico global sobre a propagação de incêndios. Esse banco de dados será utilizado por cientistas e pelo Google para modelar e entender melhor o comportamento dos incêndios florestais.

Desde 2020, o Google utiliza modelos de IA para rastrear os limites de incêndios florestais e criar alertas em tempo real para populações próximas aos incêndios. Essa funcionalidade já está disponível em mais de 20 países.

LEIA MAIS: Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Ainda neste ano, a empresa lançou o FireBench, um conjunto de dados de benchmark de código aberto voltado para pesquisas sobre incêndios florestais, abrindo novas oportunidades para a colaboração científica.

À medida que expandimos nossa capacidade de detecção de incêndios florestais, dados e IA desempenham um papel importante em fornecer informações críticas para equipes de emergência e na abertura de novas oportunidades para cientistas. Continuaremos a fazer parceria com a comunidade de bombeiros diante da crescente ameaça de incêndios florestais“, afirmou o Google em um comunicado.

Assim, a previsão é de que o FireSat se torne uma ferramenta para combater incêndios, ao mesmo tempo em que servirá para antecipar e mitigar seus impactos a longo prazo.

  • Caio Póvoa

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Recentes

Afinal, o Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

Afinal, o Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

Durante o evento de lançamento do Tesla Cybertruck, em 2019, Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que o veículo seria revestido com aço inoxidável 301 de 3 mm, o mesmo usado nas naves Starship da SpaceX, o que, segundo ele, tornaria o Cybertruck resistente a balas de 9...

Future You: IA do MIT permite conversar com o seu ‘eu do futuro’

Future You: IA do MIT permite conversar com o seu ‘eu do futuro’

Um dos grandes exemplos do progresso veloz da Inteligência Artificial é o Future You, uma IA desenvolvida para permitir que os usuários conversem com uma versão mais velha de si mesmos. Esse sistema tem a capacidade de impactar diretamente a forma como tomamos...

Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares?

Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares?

Bill Gates, cofundador da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo, atrai atenção por suas atividades no setor de tecnologia e pela forma como gerencia seu vasto patrimônio. Em agosto de 2024, sua fortuna foi estimada em aproximadamente 159 bilhões de dólares....

Monte Everest está mais alto do que deveria ser – Qual a explicação?

Monte Everest está mais alto do que deveria ser – Qual a explicação?

Um novo estudo revelou que o Monte Everest, o pico mais alto do planeta, é, na verdade, mais alto do que deveria ser. O fenômeno parece estar relacionado a um rio peculiar na região do Himalaia. Isso porque, de acordo com a pesquisa, um evento de “captura” de rio,...

Qual a população atual do planeta Terra? Pico deve ser atingido em 2080!

Qual a população atual do planeta Terra? Pico deve ser atingido em 2080!

A população mundial continua a crescer em ritmo acelerado, mas os especialistas já antecipam uma desaceleração nas próximas décadas. Segundo dados recentes da ONU, em 2022, a população global ultrapassou 8 bilhões de habitantes, um número que reflete séculos de...

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

É isso mesmo, produção? ChatGPT mais caro? Pois bem, a partir de 2025, assinantes do ChatGPT Plus podem esperar sim um aumento na mensalidade do serviço. A OpenAI, desenvolvedora do chatbot de inteligência artificial, anunciou planos para ajustar os preços em resposta...

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Você já notou como alguns SUVs parecem bem próximos aos hatches? Isso não é coincidência. No setor automotivo, a tendência de transformar hatches populares em SUVs está ganhando terreno, seguindo uma estratégia de oferecer ao mercado variantes mais robustas de modelos...

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Em 2023, foram vendidas cerca de 94 mil unidades de veículos eletrificados, incluindo modelos elétricos e híbridos. Em 2024, o número de emplacamentos aumentou significativamente, com 79.304 unidades de veículos leves eletrificados comercializados apenas no primeiro...

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

As cores fazem parte do nosso cotidiano, mas muitas vezes acreditamos em informações que não são verdadeiras sobre como as percebemos. Dois dos mitos mais comuns estão relacionados à visão dos animais e dos seres humanos. Para desmitificar essas ideais, abaixo...