Por que os idosos se movimentam mais devagar? Um estudo revela as razões!

Os mistérios do envelhecimento: por que os idosos se movimentam mais devagar?

por Jéssica Bernardo
| Em 10/05/2024 às 19:30

À medida que envelhecemos, é comum percebermos um declínio na velocidade de nossos movimentos. Seja para dar um passeio tranquilo ou para realizar tarefas do dia a dia, a agilidade parece diminuir.

Mas por que isso acontece? Um estudo recente liderado por engenheiros da Universidade do Colorado Boulder está trazendo novas descobertas sobre essa questão. Entenda tudo em detalhes!

LEIA MAIS: 7 maneiras de melhorar a intensidade do sinal do seu celular

Estudo aprofundado

Publicado na revista JNeurosci, este estudo é um dos primeiros a investigar experimentalmente as razões por trás da desaceleração dos movimentos em adultos com mais de 65 anos.

Os pesquisadores da CU Boulder descobriram que os adultos mais velhos podem se mover mais lentamente porque isso consome mais energia, para eles, do que para os mais jovens.

De acordo com Alaa Ahmed, professor do Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady da CU Boulder, “A razão pela qual nos movemos da maneira que o fazemos, desde os movimentos dos olhos até alcançar, andar e falar, é uma janela para o envelhecimento e o Parkinson. Estamos tentando entender a base neural disso.”

Dessa forma, os pesquisadores recrutaram participantes com idades entre 18 e 35 anos e entre 66 e 87 anos para completar uma tarefa simples: alcançar um alvo em uma tela, semelhante a jogar um videogame em um Nintendo Wii.

Ao analisar os padrões de mobilidade de cada participante, a equipe descobriu que os adultos mais velhos pareciam modificar seus movimentos para conservar sua energia limitada.

Resultados e impacto

Durante o experimento, os participantes receberam uma pequena recompensa ao alcançar o alvo na tela do computador. Os adultos mais jovens moveram os braços mais rapidamente em direção à recompensa, enquanto os adultos mais velhos melhoraram principalmente seus tempos de reação.

Segundo Dr. Erik Summerside, co-autor do estudo, “Todos nós, sejam jovens ou velhos, somos inerentemente motivados a obter o máximo de recompensa do nosso ambiente, ao mesmo tempo que minimizamos a quantidade de esforço para o fazer.”

Isso sugere que o corpo humano, independentemente da idade, busca eficiência nos movimentos.

Após algumas rodadas, os pesquisadores adicionaram um peso de 4 kg ao braço robótico dos participantes mais jovens, o que fez com que as diferenças entre as duas faixas etárias desaparecessem.

LEIA MAIS: 10 melhores dicas para viajar feliz com seus eletrônicos

Com isso, ficou subentendido que mesmo um pequeno aumento no esforço físico pode afetar os movimentos.

Além disso, os resultados indicam que os custos do esforço para alcançar a meta também podem ser o principal fator por trás da desaceleração dos movimentos em idosos.

Embora o estudo não exclua completamente os centros de recompensa do cérebro como culpados, os pesquisadores acreditam que compreender essas mudanças pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para reduzir o impacto do envelhecimento e de doenças associadas. Interessante, não é mesmo?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...