Por que os idosos se movimentam mais devagar? Um estudo revela as razões!

Os mistérios do envelhecimento: por que os idosos se movimentam mais devagar?

por Jéssica Bernardo
| Em 10/05/2024 às 19:30

À medida que envelhecemos, é comum percebermos um declínio na velocidade de nossos movimentos. Seja para dar um passeio tranquilo ou para realizar tarefas do dia a dia, a agilidade parece diminuir.

Mas por que isso acontece? Um estudo recente liderado por engenheiros da Universidade do Colorado Boulder está trazendo novas descobertas sobre essa questão. Entenda tudo em detalhes!

LEIA MAIS: 7 maneiras de melhorar a intensidade do sinal do seu celular

Estudo aprofundado

Publicado na revista JNeurosci, este estudo é um dos primeiros a investigar experimentalmente as razões por trás da desaceleração dos movimentos em adultos com mais de 65 anos.

Os pesquisadores da CU Boulder descobriram que os adultos mais velhos podem se mover mais lentamente porque isso consome mais energia, para eles, do que para os mais jovens.

De acordo com Alaa Ahmed, professor do Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady da CU Boulder, “A razão pela qual nos movemos da maneira que o fazemos, desde os movimentos dos olhos até alcançar, andar e falar, é uma janela para o envelhecimento e o Parkinson. Estamos tentando entender a base neural disso.”

Dessa forma, os pesquisadores recrutaram participantes com idades entre 18 e 35 anos e entre 66 e 87 anos para completar uma tarefa simples: alcançar um alvo em uma tela, semelhante a jogar um videogame em um Nintendo Wii.

Ao analisar os padrões de mobilidade de cada participante, a equipe descobriu que os adultos mais velhos pareciam modificar seus movimentos para conservar sua energia limitada.

Resultados e impacto

Durante o experimento, os participantes receberam uma pequena recompensa ao alcançar o alvo na tela do computador. Os adultos mais jovens moveram os braços mais rapidamente em direção à recompensa, enquanto os adultos mais velhos melhoraram principalmente seus tempos de reação.

Segundo Dr. Erik Summerside, co-autor do estudo, “Todos nós, sejam jovens ou velhos, somos inerentemente motivados a obter o máximo de recompensa do nosso ambiente, ao mesmo tempo que minimizamos a quantidade de esforço para o fazer.”

Isso sugere que o corpo humano, independentemente da idade, busca eficiência nos movimentos.

Após algumas rodadas, os pesquisadores adicionaram um peso de 4 kg ao braço robótico dos participantes mais jovens, o que fez com que as diferenças entre as duas faixas etárias desaparecessem.

LEIA MAIS: 10 melhores dicas para viajar feliz com seus eletrônicos

Com isso, ficou subentendido que mesmo um pequeno aumento no esforço físico pode afetar os movimentos.

Além disso, os resultados indicam que os custos do esforço para alcançar a meta também podem ser o principal fator por trás da desaceleração dos movimentos em idosos.

Embora o estudo não exclua completamente os centros de recompensa do cérebro como culpados, os pesquisadores acreditam que compreender essas mudanças pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para reduzir o impacto do envelhecimento e de doenças associadas. Interessante, não é mesmo?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários