Por que algumas pessoas emagrecem mais rápido que outras? Estudo faz novas descobertas!

Cientistas descobrem por que algumas pessoas não perdem peso facilmente mesmo com exercícios.

por Julia de Almeida
| Em 24/07/2024 às 18:40

Muitas pessoas lutam para perder peso, mesmo se exercitando regularmente. Um estudo recente revelou que um componente do metabolismo pode estar impedindo a queima de gordura e a perda de peso durante os exercícios. A pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Kobe identificou moléculas específicas no corpo que desempenham um papel importante nesse processo.

Moléculas PGC-1⍺ e suas variantes

Os pesquisadores focaram em uma molécula chamada PGC-1⍺, conhecida por estar envolvida na queima de gordura durante a atividade física. A molécula PGC-1⍺ desempenha um papel importante na biogênese mitocondrial. A título de conhecimento, biogênese mitocondrial é o processo pelo qual novas mitocôndrias são produzidas dentro das células e a presença de mais mitocôndrias saudáveis está diretamente relacionada a níveis maiores de energia e saúde do organismo.

LEIA MAIS: Nova tecnologia de controla cérebro usando campos magnéticos

Desse modo, a interação da molécula com diversos receptores hormonais e fatores de transcrição tem sido amplamente estudada em vários processos metabólicos. Atualmente, sabe-se que PGC-1⍺ é fundamental para o metabolismo oxidativo, a biogênese mitocondrial e a gliconeogênese hepática. Assim, essa molécula também tem sido associada à regulação da massa muscular.

Além disso, a molécula PGC-1⍺ possui várias variantes, dentre elas: “b” e “c”. Durante os exercícios, essas variantes são produzidas em quantidades muito maiores nos músculos, ao contrário da versão “a”, que não mostra o mesmo aumento.

O experimento com camundongos

Para entender melhor o funcionamento dessas moléculas, os cientistas criaram camundongos que não produziam as variantes “b” e “c”, funcionando apenas com a variante “a”. Eles mediram o crescimento muscular, a queima de gordura e o consumo de oxigênio em diferentes fases: repouso, exercício de curto prazo e exercícios de longo prazo.

Os camundongos sem as variantes do gene PGC-1⍺ mostraram-se propensos ao desenvolvimento de obesidade e hiperinsulinemia. O gasto energético desses camundongos foi reduzido tanto durante o exercício quanto na fase ativa.

Além disso, o aumento da temperatura do músculo esquelético induzido pelo exercício foi menor nos camundongos mutantes do que nos camundongos com as variantes funcionando normalmente. Esses resultados sugerem que a regulação positiva das variantes PGC-1⍺b e PGC-1⍺c é essencial para a regulação do metabolismo energético do corpo.

Metabolismo e perda de peso

Ilustração indicando que as variantes da molécula PGC-1⍺ reagem a diferentes estímulos: a versão “a” é produzida com exercícios de longo prazo, enquanto as versões “b” e “c” respondem a exercícios curtos ou ao frio. Portanto, a falta dessas variantes dificulta a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Imagem: K. Nomura et al.

Estudos em humanos

Além dos testes em camundongos, os pesquisadores recrutaram voluntários humanos com e sem diabetes tipo 2 para exames semelhantes. Assim, eles descobriram que pessoas com níveis mais altos das variantes “b” e “c” consumiam mais oxigênio e apresentavam menos gordura corporal.

Isso sugere mais uma vez que a presença dessas variantes é essencial para a eficiência do metabolismo e a queima de gordura. A abundância de mRNAs PGC-1⍺b e PGC-1⍺c no músculo esquelético foi significativamente correlacionada ao gasto energético induzido pelo exercício em humanos.

Benefícios do exercício a longo prazo

Mesmo aqueles que produzem apenas a variante “a” podem se beneficiar de exercícios de longo prazo. No estudo, camundongos que se exercitaram regularmente desenvolveram mais músculos após seis semanas de treinamento, independentemente da produção das variantes “b” e “c”. Isso demonstra que a atividade física contínua pode compensar parcialmente a falta dessas variantes.

Impacto da PGC-1⍺ no frio

Os pesquisadores também exploraram como a molécula PGC-1⍺ reage ao frio. Eles descobriram que, em condições de frio, os camundongos produziam mais das variantes “b” e “c” para ajudar a queimar gordura e manter a temperatura corporal. Por outro lado, camundongos sem essas variantes apresentaram uma queda significativa na temperatura corporal quando expostos ao frio, indicando que essas moléculas são importantes para a resposta metabólica a estímulos de curto prazo.

LEIA MAIS: Estudo mostra como seu nome pode influenciar a direção da sua vida – Mundo e-Tech

Implicações para o tratamento da obesidade

Este estudo sugere novas abordagens para tratar a obesidade. Atualmente, muitos medicamentos antiobesidade focam em suprimir o apetite. No entanto, não existem medicamentos que aumentem o gasto energético. Se substâncias que induzissem o aumento das variantes “b” e “c” fossem desenvolvidas, poderiam ser criados medicamentos que melhoram a queima de gordura durante o exercício ou mesmo em repouso.

Isso poderia tratar a obesidade de forma independente das restrições alimentares. Os miméticos de exercício são tratamentos farmacológicos potenciais para obesidade e diabetes tipo 2.

  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *