Por que algumas pessoas emagrecem mais rápido que outras? Estudo faz novas descobertas!

Cientistas descobrem por que algumas pessoas não perdem peso facilmente mesmo com exercícios.

por Julia de Almeida
| Em 24/07/2024 às 18:40

Muitas pessoas lutam para perder peso, mesmo se exercitando regularmente. Um estudo recente revelou que um componente do metabolismo pode estar impedindo a queima de gordura e a perda de peso durante os exercícios. A pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Kobe identificou moléculas específicas no corpo que desempenham um papel importante nesse processo.

Moléculas PGC-1⍺ e suas variantes

Os pesquisadores focaram em uma molécula chamada PGC-1⍺, conhecida por estar envolvida na queima de gordura durante a atividade física. A molécula PGC-1⍺ desempenha um papel importante na biogênese mitocondrial. A título de conhecimento, biogênese mitocondrial é o processo pelo qual novas mitocôndrias são produzidas dentro das células e a presença de mais mitocôndrias saudáveis está diretamente relacionada a níveis maiores de energia e saúde do organismo.

LEIA MAIS: Nova tecnologia de controla cérebro usando campos magnéticos

Desse modo, a interação da molécula com diversos receptores hormonais e fatores de transcrição tem sido amplamente estudada em vários processos metabólicos. Atualmente, sabe-se que PGC-1⍺ é fundamental para o metabolismo oxidativo, a biogênese mitocondrial e a gliconeogênese hepática. Assim, essa molécula também tem sido associada à regulação da massa muscular.

Além disso, a molécula PGC-1⍺ possui várias variantes, dentre elas: “b” e “c”. Durante os exercícios, essas variantes são produzidas em quantidades muito maiores nos músculos, ao contrário da versão “a”, que não mostra o mesmo aumento.

O experimento com camundongos

Para entender melhor o funcionamento dessas moléculas, os cientistas criaram camundongos que não produziam as variantes “b” e “c”, funcionando apenas com a variante “a”. Eles mediram o crescimento muscular, a queima de gordura e o consumo de oxigênio em diferentes fases: repouso, exercício de curto prazo e exercícios de longo prazo.

Os camundongos sem as variantes do gene PGC-1⍺ mostraram-se propensos ao desenvolvimento de obesidade e hiperinsulinemia. O gasto energético desses camundongos foi reduzido tanto durante o exercício quanto na fase ativa.

Além disso, o aumento da temperatura do músculo esquelético induzido pelo exercício foi menor nos camundongos mutantes do que nos camundongos com as variantes funcionando normalmente. Esses resultados sugerem que a regulação positiva das variantes PGC-1⍺b e PGC-1⍺c é essencial para a regulação do metabolismo energético do corpo.

Metabolismo e perda de peso

Ilustração indicando que as variantes da molécula PGC-1⍺ reagem a diferentes estímulos: a versão “a” é produzida com exercícios de longo prazo, enquanto as versões “b” e “c” respondem a exercícios curtos ou ao frio. Portanto, a falta dessas variantes dificulta a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Imagem: K. Nomura et al.

Estudos em humanos

Além dos testes em camundongos, os pesquisadores recrutaram voluntários humanos com e sem diabetes tipo 2 para exames semelhantes. Assim, eles descobriram que pessoas com níveis mais altos das variantes “b” e “c” consumiam mais oxigênio e apresentavam menos gordura corporal.

Isso sugere mais uma vez que a presença dessas variantes é essencial para a eficiência do metabolismo e a queima de gordura. A abundância de mRNAs PGC-1⍺b e PGC-1⍺c no músculo esquelético foi significativamente correlacionada ao gasto energético induzido pelo exercício em humanos.

Benefícios do exercício a longo prazo

Mesmo aqueles que produzem apenas a variante “a” podem se beneficiar de exercícios de longo prazo. No estudo, camundongos que se exercitaram regularmente desenvolveram mais músculos após seis semanas de treinamento, independentemente da produção das variantes “b” e “c”. Isso demonstra que a atividade física contínua pode compensar parcialmente a falta dessas variantes.

Impacto da PGC-1⍺ no frio

Os pesquisadores também exploraram como a molécula PGC-1⍺ reage ao frio. Eles descobriram que, em condições de frio, os camundongos produziam mais das variantes “b” e “c” para ajudar a queimar gordura e manter a temperatura corporal. Por outro lado, camundongos sem essas variantes apresentaram uma queda significativa na temperatura corporal quando expostos ao frio, indicando que essas moléculas são importantes para a resposta metabólica a estímulos de curto prazo.

LEIA MAIS: Estudo mostra como seu nome pode influenciar a direção da sua vida – Mundo e-Tech

Implicações para o tratamento da obesidade

Este estudo sugere novas abordagens para tratar a obesidade. Atualmente, muitos medicamentos antiobesidade focam em suprimir o apetite. No entanto, não existem medicamentos que aumentem o gasto energético. Se substâncias que induzissem o aumento das variantes “b” e “c” fossem desenvolvidas, poderiam ser criados medicamentos que melhoram a queima de gordura durante o exercício ou mesmo em repouso.

Isso poderia tratar a obesidade de forma independente das restrições alimentares. Os miméticos de exercício são tratamentos farmacológicos potenciais para obesidade e diabetes tipo 2.

  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

Recentes

Ajuste uma configuração no Android e dobre a velocidade do celular

Ajuste uma configuração no Android e dobre a velocidade do celular

A busca por um celular mais rápido e eficiente é interminável para muitos usuários. Um truque pouco conhecido, mas extremamente útil, que consegue acelerar o seu dispositivo é ajustar a velocidade das animações no seu Android. Nesse sentido, com alguns toques e uma...

Réplica da McLaren P1 feita de LEGO roda no Circuito de Silverstone

Réplica da McLaren P1 feita de LEGO roda no Circuito de Silverstone

Lego surpreendeu mais uma vez ao criar uma réplica em tamanho real do McLaren P1, um hipercarro icônico. No total, foram utilizadas mais de 342.817 peças Technic. Mas o grande diferencial mesmo é que esta impressionante construção não é apenas um modelo estático; é um...

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Com a internet facilitando a disseminação de teorias da conspiração, algumas inofensivas e outras com potencial para causar grandes danos, pesquisadores estão explorando novas estratégias para combater esse problema. Uma recente pesquisa realizada por especialistas do...

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

Se você está buscando praticidade na direção, um carro automático pode ser uma excelente opção. E, no Brasil, com o aumento da demanda por esse tipo de câmbio, as montadoras estão cada vez mais se empenhando para oferecer modelos automáticos a preços acessíveis. A...

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia revelou que o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no aprendizado pode, na verdade, prejudicar o desempenho dos alunos em testes. Duvida disso? Bom, a pesquisa, que envolveu estudantes do ensino...

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

A geração de imagens por inteligência artificial (IA) sempre enfrentou dificuldades em criar resultados consistentes, frequentemente cometendo erros bizarros em detalhes como dedos e simetria facial. Além disso, esses modelos podem falhar completamente quando...

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...