Pika: Nova IA cria vídeos sofisticados a partir de texto do usuários

por Luciana Gomides
| Em 03/01/2024 às 20:56

Nova IA no pedaço! A Pika Labs, startup de inteligência artificial generativa, lançou recentemente a versão 1.0 de sua plataforma Pika.ai. A princípio, a tecnologia permite criar e editar vídeos a partir de textos. E, para sua alegria, já está disponível!

De modo geral, a plataforma utiliza modelos de IA generativa, da mesma forma que o ChatGPT e Midjourney. Assim, consegue criar cenas inteiras de vídeos com base no texto inserido pelo usuário.

LEIA MAIS: Cientistas criam capacete de IA capaz de ler pensamentos – Veja em ação!

Ao digitar qualquer frase ou instrução, o sistema logo cria animações 3D, sequências cinematográficas e até animes relacionados ao que foi pedido.

Como funciona a IA Pika?

Inicialmente, a Pika utiliza modelos de IA generativa para criar vídeos a partir de textos. O usuário pode descrever a ideia do vídeo, como um trailer de filme, um anúncio ou até mesmo uma cena de um jogo.

O modelo então gera o vídeo com base na descrição, incluindo elementos como personagens, cenários, movimentos e efeitos especiais. A plataforma oferece uma ampla gama de personalização, permitindo que o usuário ajuste o vídeo de acordo com suas preferências.

Por exemplo, é possível alterar a velocidade dos frames, a proporção do vídeo e os elementos de movimento. No modelo dado pela Pika Labs, a startup pediu a criação de um trailer para um filme chamado Invasion.

Eles chegaram de planetas distantes. Nosso mundo é um prêmio para eles“.

O resultado foi um vídeo com pouco mais de 1 minuto, totalmente gerado pela IA. A plataforma também consegue gerar vídeos a partir de imagens estáticas. Deste modo, compete com ferramentas e modelos de vídeo de IA generativos da Runway e da StabilityAI.

Histórico

Só para contextualizar, a Pika Labs foi fundada por Demi Guo e Chenlin Meng, duas ex-alunas de doutorado no Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford. E, parece chamar bastante atenção desde o começo!

Para exemplificar, a startup arrecadou US$ 55 milhões (aproximadamente R$ 270,4 milhões) em uma rodada de financiamento liderada pela Lightspeed Venture Partners.

LEIA MAIS: 7 dicas simples para aprender um novo idioma usando a IA

Ok, mas se a IA está disponível, como utilizar?

A IA Pika 1.0 está disponível em versão beta por meio do aplicativo Discord e, também, cadastro via Google. Para utilizá-la, primeiro é preciso se inscrever nessas plataformas e, finalmente, aguardar a liberação do acesso.

Vale ressaltar que a IA promete democratizar a criação de vídeos de alta qualidade, sobretudo para quem não tem tanto conhecimento técnico audiovisual. Além de ser fácil de usar, oferece uma ampla gama de recursos.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Pin It on Pinterest