Nova IA no pedaço! A Pika Labs, startup de inteligência artificial generativa, lançou recentemente a versão 1.0 de sua plataforma Pika.ai. A princípio, a tecnologia permite criar e editar vídeos a partir de textos. E, para sua alegria, já está disponível!
De modo geral, a plataforma utiliza modelos de IA generativa, da mesma forma que o ChatGPT e Midjourney. Assim, consegue criar cenas inteiras de vídeos com base no texto inserido pelo usuário.
LEIA MAIS: Cientistas criam capacete de IA capaz de ler pensamentos – Veja em ação!
Ao digitar qualquer frase ou instrução, o sistema logo cria animações 3D, sequências cinematográficas e até animes relacionados ao que foi pedido.
Como funciona a IA Pika?
Inicialmente, a Pika utiliza modelos de IA generativa para criar vídeos a partir de textos. O usuário pode descrever a ideia do vídeo, como um trailer de filme, um anúncio ou até mesmo uma cena de um jogo.
O modelo então gera o vídeo com base na descrição, incluindo elementos como personagens, cenários, movimentos e efeitos especiais. A plataforma oferece uma ampla gama de personalização, permitindo que o usuário ajuste o vídeo de acordo com suas preferências.
Por exemplo, é possível alterar a velocidade dos frames, a proporção do vídeo e os elementos de movimento. No modelo dado pela Pika Labs, a startup pediu a criação de um trailer para um filme chamado Invasion.
“Eles chegaram de planetas distantes. Nosso mundo é um prêmio para eles“.
O resultado foi um vídeo com pouco mais de 1 minuto, totalmente gerado pela IA. A plataforma também consegue gerar vídeos a partir de imagens estáticas. Deste modo, compete com ferramentas e modelos de vídeo de IA generativos da Runway e da StabilityAI.
Histórico
Só para contextualizar, a Pika Labs foi fundada por Demi Guo e Chenlin Meng, duas ex-alunas de doutorado no Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford. E, parece chamar bastante atenção desde o começo!
Para exemplificar, a startup arrecadou US$ 55 milhões (aproximadamente R$ 270,4 milhões) em uma rodada de financiamento liderada pela Lightspeed Venture Partners.
LEIA MAIS: 7 dicas simples para aprender um novo idioma usando a IA
Ok, mas se a IA está disponível, como utilizar?
A IA Pika 1.0 está disponível em versão beta por meio do aplicativo Discord e, também, cadastro via Google. Para utilizá-la, primeiro é preciso se inscrever nessas plataformas e, finalmente, aguardar a liberação do acesso.
Vale ressaltar que a IA promete democratizar a criação de vídeos de alta qualidade, sobretudo para quem não tem tanto conhecimento técnico audiovisual. Além de ser fácil de usar, oferece uma ampla gama de recursos.