Não dá para negar que o ChatGPT, da OpenAI, levou a inteligência artificial a um novo patamar. Embora muita gente ainda se assuste com a possibilidade de substituir funções, a IA, na verdade, se revela uma grande parceira em uma série de funções. Mas, dá para personalizar e usar melhor a tecnologia com essas dicas para ChatGPT.
Ok, há quem acuse o ChatGPT de ficar mais preguiçoso. Ainda assim, a IA é muito útil, por exemplo, na produção de conteúdo e mesmo nas redes sociais. No entanto, além de cuidados óbvios com plágio, é possível ajustar sei comportamento para obter respostas mais precisas e alinhadas às suas necessidades.
1. Personalização de segurança e restrição de idade
Não, a internet não pode ser uma terra sem lei, menos ainda quando se refere à IA. Por isso, uma das dicas para ChatGPT é garantir um ambiente seguro aos usuários mais jovens. Assim, instrua a IA sobre respostas apropriadas para diferentes faixas etárias.
Utilize, por exemplo, comandos específicos para delimitar temas sensíveis, promovendo um ambiente positivo e adequado para todas as idades.
LEIA MAIS: Cientistas criam capacete de IA capaz de ler pensamentos – Veja em ação!
2. Uma dica para ChatGPT muito útil: estabelecer padrões de formatação
Uma das reclamações sobre o conteúdo gerado pelo ChatGPT é sobre as preferências. Nada, entretanto, que não se possa ensiná-la (aliás, esse é o propósito da IA).
Sendo assim, otimize a formatação das respostas definindo padrões específicos para unidades de medida, moeda, formato de data e outras preferências. Além disso, salve essas especificações, proporcionando consistência e clareza durante toda a sessão de conversa.
3. Treine o ChatGPT no seu estilo de escrita
Outra das dicas para ChatGPT é ensinar a IA sobre o seu padrão de escrita. Isso é útil principalmente para quem produz conteúdo, pois a máquina passar a adotar o seu estilo de escrever.
Mas, como fazer isso? A princípio, apresentando exemplos pessoais ou utilizando um Mapa de Preferências Pessoais (MPP). Deste modo, personalize a linguagem, escolha de palavras e tom. No entanto, lembre-se de preservar a integridade e autenticidade do conteúdo.
4. Forneça dados para respostas mais específicas
A gente sabe das limitações da IA, sobretudo com relação a datas e atualizações. Por isso, aprimore a precisão das respostas compartilhando informações pessoais relevantes, como profissão, hobbies e nível de escolaridade.
Ao incorporar detalhes específicos, o ChatGPT pode adaptar suas respostas, tornando-as mais relevantes e personalizadas.
5. Configurar o modo de resposta é uma das dicas para usar melhor o ChatGPT
Adapte a experiência do ChatGPT escolhendo entre modos como “Seguro”, “Neutro” ou “Ousado”. Personalize, também, o comportamento da IA para atender às suas preferências, proporcionando uma interação mais alinhada com suas expectativas.
6. Limite o tamanho das respostas
Tudo é uma questão de comando e isso inclui estabelecer limites claros para o tamanho das respostas. Em outras palavras, é especificar a quantidade de caracteres desejada.
Deste modo, você consegue controlar a extensão das interações para garantir mensagens concisas e diretas. Uma das dicas para ChatGPT que otimizam as pesquisas.
7. Forneça um texto de referência
Uma das preocupações com o uso do ChatGPT é quanto à veracidade e exatidão das informações. Sendo assim, para resolver o problema, use textos de referências e reduza falsidades nas respostas. Na prática, é instruir o ChatGPT a basear suas respostas em informações específicas, promovendo maior precisão e confiabilidade.
8. Divida tarefas complexas em subtarefas
Ainda entre as dicas para ChatGPT, está maximizar os resultados dividindo tarefas complexas em subtarefas mais simples. Essa abordagem permite sobretudo obter respostas mais detalhadas e precisas ao construir gradualmente as interações.
LEIA MAIS: 4 melhores aplicativos e programas para criar imagens com IA
9. Dê tempo para o modelo “pensar”
Paciência é uma virtude e isso vale, também, para usar o ChatGPT! Sendo assim, permita que a IA elabore respostas mais cuidadosas e precisas, evitando pressionar por respostas imediatas.
Ou seja, instrua o modelo a dedicar tempo ao raciocínio para alcançar conclusões mais acuradas.
10. Explorar ferramentas externas é uma das dicas para ChatGPT mais eficazes
Por fim, amplie as capacidades do ChatGPT integrando ferramentas externas ou plugins. Compense eventuais limitações do modelo, aprimorando áreas específicas, como habilidades matemáticas ou geração de código.
0 comentários