10 dicas para ChatGPT: Como personalizar e usar melhor a IA?

por Luciana Gomides
| Em 27/12/2023 às 16:21

Não dá para negar que o ChatGPT, da OpenAI, levou a inteligência artificial a um novo patamar. Embora muita gente ainda se assuste com a possibilidade de substituir funções, a IA, na verdade, se revela uma grande parceira em uma série de funções. Mas, dá para personalizar e usar melhor a tecnologia com essas dicas para ChatGPT.

Ok, há quem acuse o ChatGPT de ficar mais preguiçoso. Ainda assim, a IA é muito útil, por exemplo, na produção de conteúdo e mesmo nas redes sociais. No entanto, além de cuidados óbvios com plágio, é possível ajustar sei comportamento para obter respostas mais precisas e alinhadas às suas necessidades.

1. Personalização de segurança e restrição de idade

Não, a internet não pode ser uma terra sem lei, menos ainda quando se refere à IA. Por isso, uma das dicas para ChatGPT é garantir um ambiente seguro aos usuários mais jovens. Assim, instrua a IA sobre respostas apropriadas para diferentes faixas etárias.

Utilize, por exemplo, comandos específicos para delimitar temas sensíveis, promovendo um ambiente positivo e adequado para todas as idades.

LEIA MAIS: Cientistas criam capacete de IA capaz de ler pensamentos – Veja em ação!

2. Uma dica para ChatGPT muito útil: estabelecer padrões de formatação

Uma das reclamações sobre o conteúdo gerado pelo ChatGPT é sobre as preferências. Nada, entretanto, que não se possa ensiná-la (aliás, esse é o propósito da IA).

Sendo assim, otimize a formatação das respostas definindo padrões específicos para unidades de medida, moeda, formato de data e outras preferências. Além disso, salve essas especificações, proporcionando consistência e clareza durante toda a sessão de conversa.

3. Treine o ChatGPT no seu estilo de escrita

Outra das dicas para ChatGPT é ensinar a IA sobre o seu padrão de escrita. Isso é útil principalmente para quem produz conteúdo, pois a máquina passar a adotar o seu estilo de escrever.

Mas, como fazer isso? A princípio, apresentando exemplos pessoais ou utilizando um Mapa de Preferências Pessoais (MPP). Deste modo, personalize a linguagem, escolha de palavras e tom. No entanto, lembre-se de preservar a integridade e autenticidade do conteúdo.

4. Forneça dados para respostas mais específicas

A gente sabe das limitações da IA, sobretudo com relação a datas e atualizações. Por isso, aprimore a precisão das respostas compartilhando informações pessoais relevantes, como profissão, hobbies e nível de escolaridade.

Ao incorporar detalhes específicos, o ChatGPT pode adaptar suas respostas, tornando-as mais relevantes e personalizadas.

5. Configurar o modo de resposta é uma das dicas para usar melhor o ChatGPT

Adapte a experiência do ChatGPT escolhendo entre modos como “Seguro”, “Neutro” ou “Ousado”. Personalize, também, o comportamento da IA para atender às suas preferências, proporcionando uma interação mais alinhada com suas expectativas.

6. Limite o tamanho das respostas

Tudo é uma questão de comando e isso inclui estabelecer limites claros para o tamanho das respostas. Em outras palavras, é especificar a quantidade de caracteres desejada.

Deste modo, você consegue controlar a extensão das interações para garantir mensagens concisas e diretas. Uma das dicas para ChatGPT que otimizam as pesquisas.

7. Forneça um texto de referência

Uma das preocupações com o uso do ChatGPT é quanto à veracidade e exatidão das informações. Sendo assim, para resolver o problema, use textos de referências e reduza falsidades nas respostas. Na prática, é instruir o ChatGPT a basear suas respostas em informações específicas, promovendo maior precisão e confiabilidade.

8. Divida tarefas complexas em subtarefas

Ainda entre as dicas para ChatGPT, está maximizar os resultados dividindo tarefas complexas em subtarefas mais simples. Essa abordagem permite sobretudo obter respostas mais detalhadas e precisas ao construir gradualmente as interações.

LEIA MAIS: 4 melhores aplicativos e programas para criar imagens com IA

9. Dê tempo para o modelo “pensar”

Paciência é uma virtude e isso vale, também, para usar o ChatGPT! Sendo assim, permita que a IA elabore respostas mais cuidadosas e precisas, evitando pressionar por respostas imediatas.

Ou seja, instrua o modelo a dedicar tempo ao raciocínio para alcançar conclusões mais acuradas.

10. Explorar ferramentas externas é uma das dicas para ChatGPT mais eficazes

Por fim, amplie as capacidades do ChatGPT integrando ferramentas externas ou plugins. Compense eventuais limitações do modelo, aprimorando áreas específicas, como habilidades matemáticas ou geração de código.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: chatgpt

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários