Pesquisadores estão decodificando a linguagem dos cães – e com bons resultados!

Estudo revela como a inteligência artificial pode desvendar informações sobre os cães através de seus latidos.

| Em 16/07/2024 às 11:25

Pesquisadores estão utilizando modelos de inteligência artificial para decodificar a linguagem dos cães. A pesquisa, conduzida pela Universidade de Michigan, o Instituto Nacional de Astrofísica do México e o Instituto de Óptica e Eletrônica, apresentou resultados promissores em uma conferência internacional. Nesse sentido, eles mostram que modelos de inteligência artificial modernos podem ser a chave para compreender, ao menos em parte, as linguagens dos animais.

Modelos de IA treinados em latidos e fala humana

O estudo emprega um modelo de reconhecimento de fala de última geração, o Wav2Vec2, para identificar a emoção, raça e gênero de um cão a partir de seus latidos. Para isso, foram usados duas variações do modelo para treinamento: um modelo treinado do zero, apenas com latidos de cães; e outro, pré-treinado com quase 1.000 horas de gravações de fala humana e posteriormente ajustado para identificar latidos.

O conjunto de áudios de latidos utilizados consistiu em gravações de 74 cachorros, cujos sons foram capturados em Tepic e Puebla, no México, nas casas dos donos dos cães. Cada áudio foi o resultado das vocalizações dos cachorros quando estimulados em situações de stress, raiva, brincadeira e outras.

LEIA MAIS: Novidade no WhatsApp: áudios serão convertidos em texto automaticamente

O estudo descobriu que o modelo pré-treinado com fala humana obteve melhores resultados, o que mostra que potencialmente padrões derivados da fala humana podem ajudar a entender os sons dos animais.

Resultados da pesquisa

Como dito anteriormente, os pesquisadores utilizaram vocalizações de 74 cães para treinar o modelo, dentre os quais estavam Chihuahuas, Poodles e Schnauzers. O modelo treinado com fala humana e latidos foi capaz de identificar a emoção dos cães com 60.18% de precisão (contra 58,45% do outro modelo), a raça com 62,28% (contra 60,18% do outro modelo), e identificar um cão específico em 49,95% dos casos (contra 23,74% do outro modelo).

Já quanto à identificação do gênero do animal, o modelo treinado do zero apresentou resultados ligeiramente superiores (com 70,07% de acurácia) àquele pré-treinado com vezes humanas (que obteve 68,9% de acurácia).

Deste modo, os resultados do modelo treinado em vozes humanas, em sua maior parte, superaram os obtidos pelo modelo treinado apenas com latidos, indicando que modelos pré-treinados com base em fala humana podem ter boas respostas nesse tipo de análise.

LEIA MAIS: Físicos do Reino Unido e Suíça criam labirinto mais difícil do mundo

Futuro da pesquisa com IA e linguagem animal

Os pesquisadores planejam expandir os testes para mais raças, emoções e espécies, visando compreender o alcance desta tecnologia. Afinal, embora o estudo não decifre completamente o significado de todos os latidos, é visto como um passo promissor nessa direção. Além disso, esta é a primeira vez que modelos de fala humana são usados para decodificar comunicações animais.

  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

Recentes

Quais os modelos de iPhone mais vendidos da Apple? Veja alguns deles!

Quais os modelos de iPhone mais vendidos da Apple? Veja alguns deles!

O mundo espera ansiosamente pelo lançamento do tão aguardado iPhone 16, o novo modelo de smartphones da Apple. Ao que tudo indica, após tantos rumores e vazamentos, a chegada oficial deve ocorrer no dia 10 de setembro. Mas, até lá, que tal dar uma olhada em alguns dos...

Jovens criam dispositivo que salva animais de atropelamentos nos EUA

Jovens criam dispositivo que salva animais de atropelamentos nos EUA

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) revelou, no início do ano, que 17 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Triste, né? Mas um dispositivo criado por quatro adolescentes dos Estados Unidos salva milhares de animais de atropelamentos...

9 videogames que exercitam a memória e melhoram o cérebro

9 videogames que exercitam a memória e melhoram o cérebro

Os videogames há muito tempo deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento. E, se você ainda pensa neles dessa forma, é melhor mudar seu ponto de vista. Hoje, eles também desempenham um papel importante na educação e no desenvolvimento de habilidades. Isso porque...

Bill Gates revela como fortalecer a memória e manter a mente afiada

Bill Gates revela como fortalecer a memória e manter a mente afiada

A memória é uma das habilidades que mais pode se deteriorar com o passar dos anos e o envelhecimento. Tanto que Bill Gates, fundador da Microsoft, já abordou o tema em várias ocasiões, inclusive compartilhando suas experiências pessoais e recomendações baseadas em...

Vai usar Wi-Fi público? Veja o que fazer para se conectar de forma segura

Vai usar Wi-Fi público? Veja o que fazer para se conectar de forma segura

Em um mundo cada vez mais conectado, a necessidade de acessar a Internet em locais públicos é inevitável… Seja em aeroportos, shoppings ou outros espaços, as redes Wi-Fi públicas oferecem conveniência, mas também podem representar um risco à segurança dos seus dados....

0 comentários

Pin It on Pinterest