Quando fechamos os olhos ou estamos em um ambiente completamente escuro, percebemos às vezes pontos, redemoinhos ou flashes de luz.
Isso parece anormal? Calma… esses fenômenos visuais são chamados de fosfenos, padrões visuais que não são causados por estímulos externos, mas sim por atividades internas dos nossos olhos e do cérebro. Entenda em detalhes!
LEIA MAIS: Passo a passo para adicionar feriados ao calendário do seu iPhone – Mundo e-Tech
Como os fosfenos se manifestam?
Os fosfenos podem aparecer como pontos luminosos, linhas, formas geométricas ou padrões ondulantes. Esses efeitos podem ser coloridos ou em tons de cinza e variam de pessoa para pessoa.
O fenômeno é resultado da atividade elétrica espontânea das células da retina e do córtex visual do cérebro, áreas responsáveis pelo processamento da visão. Falaremos disso em detalhes.
Causas dos fosfenos
1. Atividade espontânea das células da retina
Nossos olhos estão constantemente ativos, mesmo na ausência de luz. Ou seja, as células da retina, responsáveis pela detecção de luz, continuam a enviar sinais elétricos ao cérebro.
Esses sinais são interpretados pelo cérebro como luzes e padrões, resultando na percepção dos fosfenos.
2. Pressão nos olhos
Aplicar pressão nos olhos, intencionalmente ou não, pode induzir a formação de fosfenos. Esfregar os olhos com força ou até mesmo a pressão exercida pelo travesseiro durante o sono pode desencadear esses fenômenos visuais.
A pressão estimula as células da retina, que enviam sinais ao cérebro, interpretados como luz.
3. Estímulos elétricos e magnéticos
Estimulações elétricas ou magnéticas diretamente no córtex visual do cérebro também podem causar fosfenos.
Esse tipo de estimulação é utilizado em alguns procedimentos médicos e estudos científicos para entender melhor o funcionamento do sistema visual humano.
4. Problemas de retina e neurológicos
Embora fosfenos sejam geralmente inofensivos, sua ocorrência frequente ou persistente pode indicar problemas mais sérios.
Isso porque condições como descolamento de retina, enxaquecas com aura e outras doenças neurológicas podem causar esses fenômenos visuais.
Se os padrões de luz se tornarem mais intensos ou duradouros, é aconselhável procurar um médico.
LEIA MAIS: O que é um PC com IA para uso pessoal? Entenda o que eles têm de especial
Quando procurar um médico?
Os fosfenos são comuns e normalmente inofensivos, mas é importante estar atento a qualquer mudança significante em sua frequência ou intensidade.
Se você começar a notar um aumento nos flashes de luz, padrões mais complexos, ou se os fosfenos persistirem por longos períodos, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente que precisa de atenção profissional.
Problemas na retina, como descolamento, ou distúrbios neurológicos podem ser causas subjacentes que requerem tratamento.
E você, já tinha se questionado sobre os fosfenos?