Você já parou para pensar que o próximo computador que você comprar pode ser um computador com inteligência artificial? Esses “AI PCs” não são apenas máquinas comuns capazes de rodar ferramentas como ChatGPT, Gemini e outras, mas sim equipamentos poderosos e que se adaptam melhor às necessidades do seu usuário em particular. Continue a leitura e saiba mais sobre esses equipamentos.
LEIA MAIS: Onde fica a lixeira do iPhone? A gente te explica como recuperar seus arquivos!
O que são computadores com IA?
Diferentemente dos computadores tradicionais, esses novos PCs incorporam uma unidade de processamento neural (NPU), um chip dedicado exclusivamente para acelerar tarefas que envolvem cálculos neurais. Esse componente dispensa o processamento em nuvem que utilizamos atualmente em nossos computadores, uma vez que ele mesmo faz o gerenciamento de tarefas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) diretamente no seu computador.
Em essência, um PC com IA vem equipado com um hardware especializado que funciona ao lado da CPU e GPU, otimizando o processamento de tarefas de IA diretamente no dispositivo e respondendo de maneira inteligente e personalizada ao ambiente específico do seu computador.
Capacidades dos computadores com IA
1. Processamento local de IA
A principal vantagem dos PCs com IA é a capacidade de realizar tarefas de IA sem necessidade de enviar dados para a nuvem.
Isso significa que aplicativos como assistentes de voz e ferramentas de processamento de linguagem natural podem operar localmente, oferecendo respostas mais rápidas e segurança aprimorada dos dados.
2. Assistência avançada
Com NPUs, os computadores com IA podem proporcionar assistentes de voz mais precisos e integrados, ferramentas de edição de fotos e vídeos mais eficientes, além de assistentes de redação que funcionam sem a necessidade de uma conexão constante com a internet.
3. Automação de tarefas
A automação de tarefas repetitivas e a geração de conteúdo tornam-se mais ágeis e eficientes.
Por exemplo, é possível agendar e-mails automaticamente ou criar conteúdos complexos com uma precisão impressionante.
Impacto nas operações e profissões
A automação e otimização proporcionadas pelos computadores com IA podem transformar o ambiente de trabalho.
Ferramentas de IA podem ajudar a realizar análises de dados mais rapidamente, melhorar a tomada de decisões e aumentar a produtividade. Profissões que dependem de grande volume de dados, como finanças, marketing e recursos humanos, verão uma evolução em suas operações diárias.
Para profissionais da área criativa, como designers gráficos, editores de vídeo e redatores, os computadores com IA oferecem ferramentas poderosas para aprimorar a criação de conteúdo. Edições de imagens e vídeos podem ser realizadas com mais eficiência, e assistentes de redação podem ajudar na produção de textos com qualidade superior e em menos tempo.
Por fim, podemos dizer também que a educação também será profundamente impactada. Com a IA, professores podem personalizar a experiência de aprendizado para cada aluno, utilizando assistentes virtuais para fornecer suporte individualizado e responder a perguntas em tempo real.
Ferramentas de análise de desempenho ainda podem ajudar a identificar áreas de melhoria para cada estudante.
Futuro dos computadores com IA
O desenvolvimento de computadores com IA está apenas começando. Empresas como Intel, AMD, Qualcomm, Apple e Nvidia estão em rápida evolução, prometendo hardware cada vez mais potente e eficiente. Deste modo, a tendência é que as capacidades de IA se tornem um padrão em todos os tipos de dispositivos.
LEIA MAIS: Empresa cria IA de homem com doença terminal para imortalizá-lo
A Microsoft, por exemplo, lançou o padrão Copilot+, que integra IA local em PCs e laptops por meio de NPUs poderosas. Essas máquinas já estão disponíveis no mercado, mas a tendência é que as especificações e capacidades melhorem rapidamente.
É certo que veremos uma transformação ainda maior no modo como interagimos com nossos dispositivos e realizamos nossas atividades diárias. Mas, em todo caso, isso ainda pode demorar alguns anos para se tornar um padrão comum, tendo em vista o possível investimento para adquirir um “AI PCs”.
E você, está considerando atualizar seu hardware por uma opção como essa?