E por aí, o seu smartphone anda aquecendo demais? Então este texto foi feito para você! Confira abaixo as principais causas do problema, e veja também dicas práticas para que você saiba como contornar a situação.
LEIA MAIS: Melhore a qualidade das chamadas no seu iPhone: 8 dicas práticas!
Afinal, o que causa o superaquecimento dos smartphones?
Ambiente quente:
Deixar o smartphone em locais com temperatura elevada, como exposto à luz solar direta, pode causar superaquecimento. É o caso, por exemplo, de telefones guardados em bolsos ou expostos ao calor excessivo no interior de um carro no sol. Para lidar com isso, mantenha seu dispositivo longe de locais com alta temperatura, como luz solar direta ou próximo a outras fontes de calor.
Uso durante o carregamento:
Utilizar o smartphone enquanto ele está sendo carregado gera calor adicional, especialmente se o carregador utilizado for de alta potência. Como resultado, a temperatura do dispositivo se eleva.
Sobrecarga do processador:
Aplicativos e jogos que demandam muito do processador podem sobrecarregar o dispositivo, causando aumento de temperatura devido à intensa atividade dos componentes. Para solucionar isso, infelizmente é preciso desinstalar ou limitar o uso de aplicativos que causam esse problema. Se necessário, mantenha apenas os aplicativos essenciais.
Cobertura de rede fraca:
Em áreas com sinal de rede celular fraco, o smartphone pode trabalhar mais para manter a conectividade, resultando num maior consumo de energia e, consequentemente, em aquecimento. Nesse caso, se for uma opção viável, você pode colocar o dispositivo em modo avião, pois assim o aparelho não ficará constantemente procurando um sinal.
Brilho da tela elevado:
Manter o brilho da tela no máximo por longos períodos consome mais bateria, e, consequentemente, gera calor adicional e contribui para o superaquecimento. Por isso, é importante estar sempre atento e buscar uma configuração equilibrada, sendo indicado, inclusive, ativar o modo de brilho com ajuste automático.
Aplicativos em segundo plano:
Ter muitos aplicativos rodando em segundo plano ou configurações mal otimizadas pode sobrecarregar o processador e aumentar o consumo de energia, levando ao aquecimento excessivo. Então, verifique nas configurações do seu aparelho quais são os aplicativos que têm permissão para funcionar em segundo plano e avalie alterar essa definição.
O que mais é possível fazer para evitar o superaquecimento?
Bom, além de tudo que já comentamos nos tópicos acima, é importante reconhecer que, em alguns casos, o superaquecimento dos smartphones pode ser atribuído a falhas de fabricação ou design. Certos modelos de smartphones podem ser mais propensos a superaquecer devido a componentes internos mal projetados ou montagem inadequada.
LEIA TAMBÉM: Por que você deveria desligar seu celular uma vez por semana? Entenda a importância!
Por exemplo, processadores específicos, como era o caso de uma versão antiga do Snapdragon, podem apresentar tendência ao superaquecimento devido a problemas de fabricação.
Portanto, ao considerar a compra de um novo smartphone, é importante pesquisar sobre possíveis problemas conhecidos, incluindo este que estamos mencionando.
Falando sobre isso, lembre-se também que é muito importante ficar atento a atualizações de software, pois algumas podem introduzir bugs que causam superaquecimento, mesmo que isso seja raro. Então, o mais indicado é aguardar feedbacks de outros usuários e empresas especializadas antes de atualizar seu dispositivo.
Por fim, vale mencionar que utilizar um carregador inadequado, de potência diferente ou de baixa qualidade pode resultar em superaquecimento da bateria ou até danos ao dispositivo. Portanto, ao adquirir acessórios de carregamento adicionais, verifique se são certificados e compatíveis com o seu smartphone para garantir um carregamento seguro e eficaz.
Em todo caso, o problema não apenas causa desconforto ao usuário, mas também pode danificar a bateria do dispositivo, reduzindo sua vida útil. Além disso, o calor excessivo pode afetar o desempenho e a estabilidade do aparelho, e comprometer sua funcionalidade a longo prazo. Portanto, fique atento para colocar essas dicas em prática!