O hábito de desligar o smartphone certamente não faz parte da vida da maioria dos indivíduos, mas essa tendência de nunca desligá-lo pode representar riscos de segurança. Afinal, as ameaças aos dispositivos móveis estão cada vez mais comuns e complexas.
Nesse sentido, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) sugere desligar e ligar o smartphone, seja Android ou iOS, pelo menos uma vez por semana. Esta medida simples pode ajudar a evitar a exploração de vulnerabilidades, especialmente aquelas do tipo “zero-click”.
LEIA MAIS: 3 maneiras de filtrar conteúdos indesejados no Instagram
Por que desligar o smartphone ajuda na segurança?
Os smartphones funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, caso nunca sejam desligados. Isso aumenta o risco de exploração de falhas de segurança. Desse modo, reiniciar o dispositivo limpa a memória temporária e pode impedir que ataques contínuos comprometam seus dados.
Vale ressaltar que essa prática não é nova. No ano passado, o Primeiro-Ministro australiano aconselhou os cidadãos a desligarem seus smartphones todas as noites por cinco minutos para aumentar a segurança e a privacidade.
Outras dicas da NSA para segurança no smartphone
Além de desligar e religar o aparelho, a NSA recomenda outras boas práticas que, embora possam parecer radicais, aumentam a sua segurança. Entre elas:
- Desligue o Bluetooth quando não estiver em uso e ative o modo Avião sempre que possível;
- Evite redes Wi-Fi públicas. Desligue o Wi-Fi quando não precisar e apague redes não utilizadas;
- Não conecte dispositivos desconhecidos ao seu smartphone;
- Use capas protetoras que abafem o microfone e cubram a câmera quando não estiverem em uso;
- Não discuta assuntos sensíveis perto de outros dispositivos eletrônicos;
- Não utilize estações de carregamento USB públicas, pois ao conectar seu dispositivo em locais públicos pode expô-lo a riscos de hacking.
Proteja seu smartphone com senhas fortes
A NSA sugere o uso de senhas de pelo menos seis dígitos e reforçar a segurança com dados biométricos, como reconhecimento facial e impressão digital. Além disso, configure o bloqueio automático para cinco minutos de inatividade.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas para organizar seu smartphone e deixá-lo mais rápido
Cuidado com as aplicações e atualizações
Instale o mínimo de aplicativos possível e apenas baixe-os de plataformas oficiais. Mantenha o sistema operacional sempre atualizado e feche aplicativos quando não estiverem em uso.
Reduza o risco de phishing e malware
Para proteger seu dispositivo contra phishing, malware e spyware, desligue os serviços de localização quando não forem necessários e evite levar o smartphone para locais sensíveis. Essas práticas simples podem fazer uma grande diferença na segurança dos seus dados.