O que é a ‘Shadow AI’? Entenda quais os problemas dessa prática!

Entenda os impactos da Shadow AI e como proteger sua empresa dos riscos.

por Jéssica Bernardo
| Em 01/10/2024 às 09:41
Canva

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversas indústrias ao redor do mundo, já tendo se tornado uma solução moderna quase onipresente para solução de problemas complexos. No entanto, o crescimento descontrolado da chamada “Shadow AI” está gerando preocupações, especialmente no setor de TI.

Este conceito é relativamente novo, mas seus impactos podem ser bastante negativos se não forem bem gerenciados. Pensando nisso, vamos entender o que é a Shadow AI, como ela vem crescendo e quais os perigos associados a essa tendência.

O que é Shadow AI?

A Shadow AI refere-se ao uso de tecnologias de inteligência artificial dentro de uma empresa sem o conhecimento ou autorização do departamento de TI.

Assim como o termo “Shadow IT”, que descreve a implementação de sistemas e soluções fora do controle oficial da equipe de tecnologia, a Shadow AI segue o mesmo princípio, mas é focada em ferramentas de IA generativa.

LEIA MAIS: 5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Um exemplo comum de Shadow AI é o uso de ferramentas como o ChatGPT por funcionários para automatizar tarefas, como a criação de textos, imagens ou até mesmo códigos, sem seguir as políticas de governança da empresa.

O problema disso é que, apesar de essas ferramentas aumentarem a produtividade, elas também podem expor a organização a grandes riscos, como a perda de dados sensíveis, ataques cibernéticos e violações de conformidade.

O crescimento da Shadow AI

Com o surgimento de IA generativa, acessível a partir de qualquer navegador, a adoção dessas ferramentas não regulamentadas está em crescimento evidente. Pesquisas indicam que cerca de 49% das pessoas já utilizaram IA generativa, e mais de um terço delas faz isso diariamente, de acordo com a Salesforce. Surpreendente, não é?

Além disso, de acordo com estudos recentes, mais da metade dos usuários relatou que sua utilização de IA aumentou desde o primeiro contato com essas ferramentas.

Impactos negativos da Shadow AI

Com já adiantamos, a expansão descontrolada da Shadow AI pode acarretar sérios problemas para as empresas, podendo impactar desde a segurança até a eficiência operacional. Dentre alguns dos principais impactos negativos dessa prática podemos destacar:

1. Riscos de segurança e vazamento de dados

Um dos maiores perigos da Shadow AI é a falta de controle sobre os dados que são processados por essas ferramentas.

Isso porque funcionários podem, desprevenidamente, alimentar algoritmos de IA com informações sensíveis, como dados pessoais de clientes ou segredos comerciais. Como resultado, o risco de vazamentos de dados e até mesmo a exposição a ataques cibernéticos aumentam.

2. Incompatibilidade com as políticas de conformidade

Muitas empresas precisam seguir rigorosos padrões de conformidade e regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Nesse sentido, o uso de IA sem supervisão pode facilmente violar essas regras, o que pode resultar em multas pesadas e danos à reputação da organização.

3. Governança e gestão complexa

Outro desafio é a dificuldade de governança. Afinal, à medida que mais funcionários começam a utilizar IA sem a supervisão adequada, a gestão se torna cada vez mais complexa.

Assim, o departamento de TI perde a capacidade de monitorar quais ferramentas estão sendo usadas, o que torna difícil controlar os acessos e garantir a segurança.

LEIA TAMBÉM: iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

Como combater os riscos da Shadow AI?

A boa notícia é que as empresas podem tomar medidas para reduzir os impactos negativos da Shadow AI. Dentre aquelas que podem ser adotadas:

1. Definição de políticas claras de uso de IA

O primeiro passo é criar diretrizes claras sobre o uso de IA no ambiente de trabalho. Dessa forma, a equipe de TI precisa definir quais ferramentas são permitidas, para quais tarefas e com quais tipos de dados.

2. Comunicação e treinamento com funcionários

Porém, não basta que a empresa tenha diretrizes: é essencial que os funcionários estejam cientes das políticas de uso de IA.

Para isso, a empresa deve comunicar de forma clara e frequente quais ferramentas são seguras e como elas podem ser utilizadas. Além disso, oferecer treinamentos práticos sobre o uso responsável de IA é fundamental.

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Muitas vezes subestimamos o impacto de pequenos hábitos que, sem percebermos, podem comprometer o funcionamento da nossa geladeira e até mesmo sua durabilidade. Com isso em mente, preparamos um guia detalhado para te ajudar a cuidar melhor deste item essencial do dia...

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Após o lançamento oficial do Android 15 em 15 de outubro, a Motorola confirmou a chegada da nova atualização do sistema operacional da Google para sete de seus dispositivos. Embora ainda não haja uma data específica para liberação, a empresa já incluiu novos modelos...

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

Trocar o pneu do carro pode parecer uma tarefa simples, até o momento em que você realmente precisa trocar um. Nessa hora, muitos motoristas cometem erros que podem comprometer a segurança e a integridade do veículo. Então, para te ajudar a entender melhor o que não...

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Se você acabou de adquirir um computador novo com Windows, parabéns pela aquisição! No entanto, antes de começar a usá-lo, há algumas etapas importantes para garantir que o sistema esteja seguro, otimizado e pronto para atender às suas necessidades. Saiba como...

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

Você certamente já deve ter reparado em um círculo azul que apareceu recentemente no aplicativo WhatsApp. Trata-se da Meta AI, uma ferramenta de inteligência artificial que agora está integrada ao app de mensagens. Acontece que, apesar de ser ainda pouco explorada...

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

Você sabia que as Smart TVs oferecem uma infinidade de possibilidades além de simplesmente assistir televisão? Com a instalação dos aplicativos certos, você pode transformar sua TV em um ótimo centro de entretenimento. Pensando nisso, separamos 6 dos melhores...

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

A ferramenta de área de transferência do Windows não se resume a apenas copiar e colar (o famoso CTRL+C CTRL+V). Ela oferece funcionalidades que podem tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil, com a vantagem de já vir incorporada ao sistema da Microsoft. A seguir,...

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quem vê a Antártida, com sua vasta camada de gelo que se estende por milhões de quilômetros quadrados, pode não imaginar, mas ela não foi sempre congelada. Há cerca de 34 milhões de anos, durante o final do período Eoceno, o continente sul iniciou sua transição para o...

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

O Google Agenda (ou Google Calendar), amplamente usado por profissionais e estudantes, tem um vasto conjunto de recursos que vão além do básico de agendamento de eventos. Este aplicativo é parte do Google Workspace e é ideal para quem pretende organizar a vida...

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

Você pode até torcer o nariz e criticar, mas admita: a inteligência artificial (IA) veio para ficar. E sim, está transformando o mundo do trabalho e da tecnologia, trazendo mudanças vertiginosas que despertam tanto entusiasmo quanto apreensão. No entanto, não para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *