iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

Explore as razões estratégicas e técnicas que levaram a isso - ou será superstição?

por Luciana Gomides
| Em 27/09/2024 às 13:48

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você nunca reparou, o Windows 8 também deu um salto. E aí, por que nunca tivemos um iPhone 9 nem um Windows 9? Será superstição ou só estratégia?

De modo geral, as atualizações de software e dispositivos sempre seguem numerações consecutivas para sinalizar a evolução de cada modelo. Mas, tanto a Apple quanto a Microsoft decidiram quebrar essa tradição ao omitirem versões de suas linhas de produtos. A verdade é que a escolha não foi por acaso – nem por crenças.

Por que não há um iPhone 9 nem um Windows 9?

A princípio, as omissões têm razões técnicas e estratégicas que refletem a complexidade da indústria tecnológica. Embora as empresas nunca tenham dado uma explicação oficial, as pistas estão um pouquinho claras.

LEIA TAMBÉM: Livre-se destes 5 grandes ‘incômodos’ do Windows 11 – Saiba o que fazer!

Por que o iPhone foi direto do 8 para o X?

Em 2017, a Apple lançou o iPhone X (lido como “dez”), comemorando o décimo aniversário do aparelho. Naquele ano, também apresentou ao mundo o iPhone 8, mas de forma curiosa, pulou o número 9. Desde então, analistas e usuários especulam sobre os motivos.

A teoria mais aceita é que a big tech quis que o iPhone X marcasse uma década de evolução. Isso porque a ideia era ver o smartphone como uma transformação, não uma atualização incremental. E foi exatamente isso que ele representou, lembra? Afinal, trouxe grandes mudanças como:

  • remoção do botão de início
  • introdução do Face ID (reconhecimento facial) no lugar do Touch ID
  • tela OLED sem bordas.

O número 9, nesse contexto, não teria o mesmo impacto. Ademais, seria percebido como simples evolução do anterior.

Microsoft e o salto do Windows 8 para o Windows 10

Assim como a Apple, a Microsoft também optou por pular o número 9 quando lançou o Windows 10 em 2015. Apesar de não haver um esclarecimento efetivo, indícios mostram que a empresa queria se afastar de um passado problemático.

O Windows 8 introduziu grandes mudanças na interface, como blocos dinâmicos que tentavam unificar a experiência entre PCs e tablets. Mas a recepção foi complicada, com críticas pesadas por parte dos usuários. Isso se deu principalmente pelo impacto negativo no uso de PCs e laptops tradicionais.

Em resposta, a Microsoft lançou o Windows 8.1 em 2013, mas as atualizações não foram suficientes para apagar a má impressão. Diante disso, sentiu a necessidade de um recomeço. Assim, ignorou o Windows 9, e o Windows 10 surgiu como um novo capítulo.

LEIA TAMBÉM: 7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

No entanto, além do marketing, havia razões técnicas para essa escolha. Programas antigos, cujo projeto devia identificar as versões do Windows pelos primeiros dígitos, poderiam confundir o Windows 9 com o Windows 95 ou 98, causando erros.

Mas, há uma outra curiosidade…

Ok, nenhuma das duas gigantes assume haver algum misticismo nessa escolha de saltar o número 9 nos lançamentos. Entretanto, há ainda uma curiosidade (claro). Ela está na pronúncia do número 9 no Japão, semelhante à palavra “dor”.

No caso do Windows, até chegaram a mencionar o fato na época das atualizações. Entretanto, a empresa de Bill Gates não afirma que isso foi um fator decisivo para a decisão.

E aí, qual é a sua opinião? Tem, ou não, alguma superstição nesses lançamentos, hein?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: iPhone | windows

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *