Você tem mania de dormir com o celular debaixo do travesseiro? Sim? Melhor mudar isso, hein? Por mais que a gente queira se manter conectado até o último minuto, essa dependência pode causar transtornos graves, tanto à saúde quanto à própria segurança.
Geralmente, as pessoas cultivam esse hábito justamente pela necessidade de conexão o tempo inteiro. Mas ainda, há quem tema não ouvir o alarme no dia seguinte ou, de repente, nem tenha onde colocar o aparelho perto da cama.
LEIA MAIS: Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?
O problema é que muitos ignoram as possíveis consequências de dormir com o celular debaixo do travesseiro. Só para te mostrar como isso pode ser potencialmente perigoso, trouxemos algumas das consequências.
O que acontece se eu dormir com o celular debaixo do travesseiro?
De modo geral, há vários aspectos a considerar quanto aos perigos desse hábito aparentemente inofensivo. Por exemplo, riscos de incêndio, emissão excessiva da luz azul e até problemas com a saúde mental. Sem falar na exposição à radiação emitida pelo aparelho. Vamos ver tudo isso em mais detalhes?
Riscos de incêndio
Talvez um dos riscos mais sérios de dormir com o celular debaixo do travesseiro seja o potencial de incêndio. As baterias de íons de lítio, usadas na maioria dos celulares, são suscetíveis de superaquecer quando submetidas a condições adversas. Por exemplo, ficar sob a almofada, onde a ventilação é bem mais limitada. Não é à toa que os próprios fabricantes alertam para manter os dispositivos longe da cama e dos travesseiros.
E esse cuidado se deve não apenas para evitar o superaquecimento, como também prolongar a vida útil do telefone.
Dormir com o celular debaixo do travesseiro atrapalha a qualidade do sono
Você sabia que a exposição constante à luz azul emitida pelas telas dos dispositivos pode interferir na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono? Além disso, quando você está com o aparelho ali, tão pertinho, acaba não cedendo à tentação de acordar e verificar notificações ou ver se há novidades.
Consequentemente, você não dorme o suficiente, pois o sono é interrompido constantemente com o celular vibrando. Daí, já sabe, né? Sem descanso, sua saúde pede socorro.
Também não é nada bom para a saúde mental
Outro alerta sobre dormir com o celular debaixo do travesseiro está nas implicações para a saúde mental. Primeiramente, a constante conexão por si só gera ansiedade e estresse. Então, o dispositivo tão perto só agrava esses problemas, principalmente pela pressão de responder mensagens e estar sempre disponível. O que só piora quando recebe uma mensagem com conteúdo negativo.
Por fim, há a questão do superestímulo antes de dormir. Assim como a vontade de ficar conferindo as notificações, o fato de conferir redes sociais e notícias até o último minuto do dia dificulta o relaxamento e a preparação do corpo para o sono.
Riscos radiativos em dormir com o celular debaixo do travesseiro
Finalmente, a exposição prolongada à radiação emitida pelos celulares pode ter efeitos negativos a longo prazo. Embora não haja evidências científicas conclusivas sobre os efeitos dessa emissão, há estudos que sugerem a relação com problemas de saúde, como os realizados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH).
A princípio, deixar o celular perto da cama ou debaixo do travesseiro pode aumentar o risco de tumores nas glândulas salivares e no nervo acústico. Ainda, câncer cerebral, dores de cabeça, fadiga e até redução nas capacidades cognitivas.
LEIA MAIS: 6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga
Dicas para acabar com esse hábito
Já deu para ver que não faz nada bem colocar o celular tão perto de você enquanto dorme, né? Então, sabe o que fazer para evitar esse comportamento?
- Carregue o celular em um local ventilado e longe da cama para evitar o superaquecimento. Na verdade, o ideal é que você nem durma com ele conectado à bateria
- Reduza o tempo de exposição antes de dormir para melhorar a qualidade do sono. Ou seja, deixe de lado aquele hábito de assistir à série favorita assim que se deita
- Estabeleça limites para a conexão, inclusive desligando o celular durante a noite (se puder)
Há limites para tudo, até para a mania de ficar antenado. Logo, nada de dormir com o celular debaixo do travesseiro, hein?
0 comentários