Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Entenda por que muitas pessoas adotam essa posição e o que ela pode revelar sobre seu bem-estar.

por Julia de Almeida, Caio Póvoa
| Em 31/08/2024 às 11:50

Se você dorme com os braços encolhidos e punhos dobrados para dentro, juntos ao corpo, pode ser que você tenha o hábito de dormir com “braços de dinossauro T-Rex”. Esse termo curioso, que se popularizou nas redes sociais, refere-se à posição em que os braços ficam dobrados perto do peito durante o sono, lembrando a postura dos braços do famoso dinossauro. Mas o que essa posição pode indicar sobre sua saúde e conforto?

Por que algumas pessoas dormem com braços de dinossauro?

A posição de dormir com os braços de dinossauro T-Rex desperta curiosidade e preocupação em alguns, especialmente quanto à sua relação com condições de saúde específicas. Muitas vezes, essa postura está associada a uma sensação de conforto e segurança, especialmente para indivíduos que possuem sensibilidades sensoriais.

Para alguns especialistas isso tem relação com a propriocepção, de modo que possivelmente ajuda a pessoa a sentir e perceber a posição do seu corpo no espaço.

Nesse sentido, muitas pessoas neurodivergentes, como aquelas do espectro autista ou com TDAH, encontram nessa posição uma forma de se sentirem mais seguras e de lidar melhor com estímulos sensoriais. Esse comportamento de dobrar o braço junto ao corpo inclusive pode ser encontrado no dia a dia, quando o indivíduo está acordado e fazendo suas atividades.

Ainda assim, apesar de ser um comportamento relativamente comum nessa parcela da população, é importante destacar que dormir com os braços nessa posição não é um sinal definitivo de neurodivergência. Afinal, o processo para diagnóstico dessas condições é longo e deve ser conduzido por um profissional especializado. Além disso, envolve a avaliação de déficits específicos na área de comunicação e interação social, bem como da ocorrência de comportamentos restritos e repetitivos.

LEIA MAIS: Como rastrear um celular pelo número? Veja 3 métodos de rastreio!

Efeitos na saúde ao dormir com braços de T-Rex

Embora dormir com os braços de dinossauro T-Rex possa ser confortável, essa posição pode ter alguns impactos na saúde. Manter os braços dobrados por longos períodos pode levar a desconfortos como dormência, formigamento e, em casos mais graves, condições como a síndrome do túnel do carpo. Isso ocorre devido à pressão contínua sobre os nervos e tendões nos braços e pulsos.

LEIA MAIS: 5 comportamentos de elefantes que revelam grande inteligência

Portanto, se você acorda frequentemente com dores ou dormência nos braços, é importante considerar algumas mudanças na sua postura de sono. Tente dormir de lado com os braços estendidos ou utilize um travesseiro de corpo para abraçar, ajudando a manter uma posição mais neutra. Além disso, alongamentos antes de dormir podem ajudar a aliviar a tensão nos músculos e articulações.

Soluções para sensibilidades sensoriais

Para aqueles com sensibilidades sensoriais aumentadas, como as pessoas no espectro autista, a terapia ocupacional pode ser muito útil e é indispensável em muitos casos para uma melhor qualidade de vida. Técnicas de integração sensorial ajudam a regular a entrada de estímulos táteis e podem melhorar a qualidade do sono. Ferramentas como cobertores com peso, texturas suaves e aromas calmantes podem criar um ambiente mais relaxante e propício ao sono.

  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

  • Caio Póvoa

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: hábitos | sono

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...