Malware afeta 1,3 milhão de dispositivos com Android TV – Brasil lidera lista de afetados!

Veja como identificar e proteger seu aparelho contra ataques maliciosos

por Luciana Gomides
| Em 21/09/2024 às 09:41

Olha o perigo! O jornal argentino La Nación publicou que pesquisadores de cibersegurança identificaram um malware que afetou quase 1,3 milhão de dispositivos Android TV em 197 países. A princípio, o backdoor invade TV Box e permite que hackers instalem software malicioso remotamente naqueles que estiverem comprometidos.

De maneira resumida, os TV Box são dispositivos que transformam televisores comuns em Smart TVs. Isso é possível pela conexão via HDMI e, a partir daí, podem “rodar” o sistema Android. No entanto, essa flexibilidade vem acompanhada de riscos, sobretudo quando o sistema está desatualizado. E é justamente isso que facilita o ataque de cibercriminosos.

LEIA MAIS: 8 recursos que tornam o Android 15 ainda mais seguro

Então, vamos saber mais sobre esse vírus e, principalmente, como proteger o seu aparelho?

Qual é o malware que invade Android TV?

O malware, batizado de Android.Vo1d, foi detectado pela equipe da Dr.WEB, especialista em segurança digital. A princípio, o vírus se aproveita de vulnerabilidades em versões antigas do Android, como falta de atualização de segurança e falhas não corrigidas. A má notícia é que, entre os quase 200 países apontados, o Brasil é o que teve maior número de casos.

  • Brasil (28% dos casos)
  • Marrocos (7%)
  • Arábia Saudita (4,9%)
  • Argentina (3,8%)
  • Equador (3%)
  • Rússia (3,8%)
  • Indonésia (2%)

Inicialmente, o vírus afeta principalmente três tipos de dispositivos com versões antigas do sistema operacional Android: o R4 (Android 7.1.2), o TV BOX (Android 12.1) e o JK-SMARTK4VIP (Android 10.1).

LEIA MAIS: Como funciona um pager? E por que algumas pessoas ainda usam?

Como proteger seu dispositivo?

Tendo ou não algum dos dispositivos alvo dos hackers, a melhor estratégia é proteger o seu Android TV contra qualquer tipo de ataque de malware. Neste sentido, algumas recomendações são bastante válidas, por exemplo:

  • Mantenha seu sistema atualizado: assegure-se de que seu dispositivo sempre tenha a versão mais recente do Android. Atualizações corrigem falhas de segurança.
  • Ative o Google Play Protect: o recurso escaneia seus aplicativos em busca de atividades suspeitas. Sendo assim, vá até a Play Store, acesse Menu > Play Protect > Configurações e ative a opção “Analisar apps com Play Protect”.
  • Baixe apps apenas de fontes confiáveis: evite instalar aplicativos de sites ou lojas não oficiais. A Google Play Store realiza verificações de segurança rigorosas antes de disponibilizar qualquer aplicativo.
  • Revise as permissões dos aplicativos: regularmente, confira as permissões concedidas a cada app. Isso ajuda a evitar que aplicativos acessem informações desnecessárias.
  • Desative a instalação de fontes desconhecidas: nas configurações de segurança, bloqueie a opção de instalar apps fora da Play Store.
  • Use um antivírus confiável: instale um software de segurança que ofereça proteção adicional contra malwares e outras ameaças.

Adotando essas práticas, você reduz bastante os riscos e fortalece a segurança do seu dispositivo Android TV contra ataques de malware.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...

Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Um recente estudo revelou que cerca de 30 a 40 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia pode neutralizar os efeitos negativos de se passar longos períodos sentado. Essa descoberta é especialmente relevante para pessoas que passam muitas horas do dia em...

7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

Ao comprar um smartphone, é fácil se perder nas especificações técnicas, como processadores, RAM e resolução de tela. No entanto, há uma série de outras especificações que podem ser igualmente importantes para sua experiência com o dispositivo. Para te ajudar na...