A Agência Reguladora Nuclear do Japão (NRA) anunciou, no último dia 27/12, que revogou a proibição de operação emitida contra a Planta Kashiwazaki-Kariwa. Considerada a maior usina nuclear do mundo, tem capacidade de gerar 8.212 megawatts. Com a medida, a operação, parada desde 2012 por questões de segurança, agora só depende da autorização de autoridades locais.
A usina está localizada na província de Niigata, na cidade de Kashiwazaki, mais precisamente na vila de Kariwa. Segundo a Tepco, que controla a operação da Planta, a reativação se dá para atenuar seus altos custos operacionais.
LEIA MAIS: Música pode mudar o sabor do chocolate, descobrem cientistas – Entenda!
Por que a maior usina nuclear do mundo foi embargada?
A princípio, a Planta Kashiwazaki-Kariwa foi embargada em 2021 por violações de segurança e medidas antiterrorismo insuficientes. Por isso, a NRA emitiu uma ordem impedindo a Tepco de transportar novo combustível de urânio até a usina. Ou, então, abastecer seus reatores com hastes de combustível.
Agora, após mais de 4.000 horas de inspeção nas instalações da usina, a NRA decidiu suspender o embargo no último dia 27. A decisão da NRA foi recebida com cautela por parte da população local e dos órgãos reguladores.
Por um lado, a Tepco afirmou que continuará trabalhando para conquistar a confiança da comunidade local e da sociedade em geral. No entanto, parte da população local e dos órgãos reguladores têm se oposto a essa estratégia.
Vale ressaltar que o Japão tem tentado reativar todas as usinas nucleares que atendam aos critérios de segurança, a fim de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis vindos do exterior para produzir energia.
O que é e como funciona uma usina nuclear?
Diante do iminente retorno da maior usina nuclear do mundo, é bom recordar como esse tipo de estrutura funciona.
De modo geral, uma usina nuclear é a instalação que produz eletricidade por meio da fissão nuclear. Este, por sua vez, é um processo no qual um átomo de urânio se divide em dois átomos menores, liberando energia.
Essa energia, então, é usada para aquecer água, que gera vapor para mover uma turbina elétrica. Além da maior usina nuclear do mundo, há mais 400 em funcionamento. Por exemplo, a usina de Palo Verde, Estados Unidos, com capacidade de geração de 4.385 megawatts.
LEIA MAIS: Surgimento de novo oceano na África pode dividir continente – Entenda!
Falando em usinas nucleares, outra que chamou (e ainda chama) a atenção do mundo foi a Usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Com capacidade de gerar 6 mil megawatts, gerou preocupação em razão dos conflitos entre a Rússia e seu país-sede.
Diante dos ataques adversários, o maior temor foi o de uma explosão nuclear e, consequentemente, acidentes de larga escala, a exemplo de Chernobyl e Fukushima.